Quando pensamos em filmes de terror adolescente, títulos como Pânico, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado e O Segredo da Cabana costumam ser os primeiros a vir à mente. No entanto, existem muitos outros excelentes filmes de terror com jovens e adolescentes que fogem do clichê de “grupo de amigos que fez algo errado e tenta esconder”.
Hoje, vamos te apresentar algumas dessas recomendações. Muitos desses filmes trazem protagonistas femininas, jovens atrizes em ascensão que vale a pena acompanhar, além de boas histórias de terror que prometem surpreender.
Freaky no Corpo de um Assassino
Disponível no Amazon Prime Video, este terror cômico foi lançado em 2020. A história gira em torno de Millie Kessler, interpretada por Kathryn Newton (também conhecida por Pokémon – Detetive Pikachu e Lisa Frankenstein). Millie é uma garota de 17 anos que perdeu o pai, vive com a mãe alcoólatra e conta apenas com a irmã policial para ajudá-la de vez em quando.
Na cidade de Millie, há um serial killer à solta, interpretado por Vince Vaughn (de Penetras Bons de Bico e Separados pelo Casamento). O destino coloca Millie no caminho desse assassino. Por sorte (ou azar), o punhal místico usado pelo Açougueiro de Blissfield — como o serial killer é conhecido — faz com que, ao ser atacada, Millie troque de corpo com ele.
A partir daí, começa a aventura de Millie e seus amigos. Eles têm 24 horas para encontrar o assassino, apunhalá-lo novamente e reverter a troca de corpos. Tudo isso enquanto Millie lida com sua família, o crush que resolve corresponder seus sentimentos nesse exato momento, e seus próprios conflitos adolescentes, incluindo a baixa autoestima e o luto.
Embora a situação seja estranha, todos esses acontecimentos acabam sendo uma oportunidade para Millie crescer, ganhando confiança e autoestima à medida que resolve os desafios para voltar ao seu corpo.
Jovens Bruxas – A Nova Irmandade
Disponível também no Amazon Prime Video, Jovens Bruxas – A Nova Irmandade foi lançado em 2020 e pode ser considerado uma sequência do filme Jovens Bruxas de 1996, um clássico do terror adolescente. O novo filme traz mais diversidade e aborda temas antigos, mas ainda relevantes, como machismo e sororidade, de maneira repaginada.
A história começa quando Lily Schechner, interpretada por Cailee Spaeny, se muda para uma nova cidade com sua mãe, para viver com o namorado da mãe e seus três filhos. Na nova escola, três meninas se aproximam de Lily ao perceberem seus poderes ocultos, e juntas iniciam uma amizade repleta de magia e bruxaria.
A trama se intensifica quando Lily descobre que seu futuro padrasto é o líder de uma seita exclusivamente masculina, com valores patriarcais e machistas. Eles estão determinados a tirar a magia de Lily e suas amigas, porque, claro, mulheres poderosas não são bem-vindas em seu mundo machista, não é mesmo, manas?!
O filme, embora tenha suas falhas, momentos desnecessários e algumas cenas que poderiam ter sido omitidas, ainda assim é aceitável dentro do gênero adolescente. Além disso, conta com um plot twist interessante no final. O tema da bruxaria também é tratado com mais naturalidade nessa versão, deixando de ser algo retratado como maligno e exclusivo de mulheres.
Leia também >> De deusas a bruxas: 3 leituras sobre as históricas jornadas femininas
A Morte Te Dá Parabéns
Já considerado um clássico, A Morte Te Dá Parabéns é um filme de 2017, disponível no Google Play. A trama acompanha Tree Gelbman (Jessica Rothe) no dia do seu aniversário. Tree planeja ter um dia especial, mas no final do dia, é perseguida por um serial killer que acaba tirando sua vida.
No entanto, ao invés dela morrer de fato, Tree acorda como se tivesse saído de um sonho e descobre que está revivendo o mesmo dia, preso em um loop temporal — algo similar ao clássico O Feitiço do Tempo. Agora, Tree precisa descobrir quem é seu assassino e como impedir sua morte, antes que seja tarde demais.
Ela tenta várias abordagens diferentes a cada dia, e em alguns momentos parece até experimentar uma realidade alternativa. O terror do filme está nas perseguições e nas várias maneiras diferentes pelas quais Tree morre, até finalmente desvendar o mistério.
Leia também >> Wandinha: a celebração dos excluídos apesar dos clichês adolescentes
Noitários De Arrepiar
Disponível na Netflix, este terror infantojuvenil foi lançado em 2021 e é baseado no livro homônimo de J.A. White. A história acompanha Alex, um garoto de 10 anos que é raptado por uma bruxa e precisa contar uma história assustadora todas as noites para se manter vivo. Durante esse tempo, ele elabora um plano de fuga com a ajuda de Yasmim, sua parceira também mantida refém.
O filme apresenta alguns momentos de tensão, especialmente para um público adolescente, então é bom ter cuidado com crianças na sala. As cenas de tentativa de fuga e perseguição fazem o espectador prender a respiração por alguns segundos.
Além disso, o filme traz referências sutis a clássicos como Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo e Brinquedo Assassino, o que adiciona um toque especial para os fãs de terror.
Carrie – A Estranha
Talvez todos já conheçam a história, mas, para relembrar: Carrie é uma garota que sofre bullying na escola por ser considerada esquisita e por ter uma mãe fanática religiosa, que a proíbe de fazer praticamente qualquer coisa, o que só piora sua situação.
Um grupo de colegas arma um esquema cruel para humilhá-la no baile da escola. Nesse momento, Carrie descobre seus poderes paranormais e começa sua vingança, começando pela própria mãe.
A expectativa era que, na versão de 2013, Carrie fosse retratada de forma mais empoderada em relação aos seus poderes e à vingança. No entanto, a história não foge muito do enredo original. Ainda assim, vale a pena incluir esse grande clichê americano do terror adolescente na sua maratona de Halloween. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Será que vale a pena mesmo?
Apesar de serem classificados como filmes de terror, devemos lembrar que estão no universo do terror adolescente. Portanto, são mais leves, com grandes pitadas de comédia e amizade. Não espere grandes sustos, clima tenso ou cenas fortes o tempo todo.
Vale a pena assistir se você não gosta de filmes de terror muito intensos ou se procura algo mais leve dentro da categoria para entrar no clima de Halloween sem tanto medo.