[ANIME] “Pretty Cure”: Poderosas e boas de briga!

[ANIME] “Pretty Cure”: Poderosas e boas de briga!

Elas são fofas. Usam babados, brincos e lacinhos. Têm muitos itens super kawaii com brilhos e purpurina. Mas não as irrite: elas sabem descer socos que fariam Goku temer por sua vida. Elas são as Pretty Cure (ou PreCure)!

Franquia criada por Izumi Todo e Toei Animation, “Pretty Cure” é transmitida ininterruptamente desde 2004. Do gênero kodomo (infantil) e garotas mágicas, mas com uma boa pitadinha dos sentais famosos, como Kamen Rider. Cada temporada conta uma história diferente, com grupos diferentes (com exceção da segunda e da quinta, que são continuações diretas de suas antecessoras) e temáticas. O anime é sobre um grupo de meninas na batalha contra o mal, trajando roupas fofas e itens especiais.

Pretty Cure
Transformação de Cure Mermaid (temporada 12)

Suas temporadas não costumam utilizar do elemento do romance – apenas a quarta e quinta tiveram um pouco mais de foco nisso. De resto, quase sempre é inexistente ou extremamente sutil. Nem mesmo costuma ter um “Tuxedo Mask” salvando uma das garotas ou soltando algum incentivo: são elas mesmas caindo na batalha com a cara e coragem, sendo bem apropriado o uso do termo “girl power” para defini-las.

Pretty Cure
Único beijo da franquia e o mais próximo de um Tuxedo Mask (Coco e Cure Dream no filme da temporada 5)

O grande barato de “Pretty Cure” é que, diferente dos outros animes do gênero “garotas mágicas”, elas não ficam só de esquivas ou disparo de poderes super brilhosos: elas LITERALMENTE sabem lutar. Partem para cima do adversário com socos, chutes, esquivas e defesas no melhor estilo filme de kung fu, deixando o poder para o final, como purificador. E o melhor: sem quebrar o salto ou desfazer o penteado babadeiro.

Pretty Cure
Moonlight vs Dark Precure (temporada 7)
Pretty Cure
Luta entre as cures em Max Heart (temporada 2)

A imensa maioria delas são garotas comuns. Sem ligação direta a reencarnações místicas ou a um reino, elas tem que dividir a vida de guerreiras com a vida escolar e seus dilemas e medos. Apenas uma minoria de “cures” são princesas ou algo próximo dessa importância.

Um fato recorrente é o uso de temáticas mais adultas, mesmo sendo um anime com o público alvo de crianças do primário e jardim de infância, como em Fresh (sexta temporada), onde o grupo inimigo altamente cybertech controla cada aspecto do seu povo, incluindo a morte; o peso dos atos que culminam em morte, com a imprudência de Cure Moonlight, que ocasionou o fim do seu companheiro Cologne, em Heartcatch (sétima temporada); a tristeza profunda em Suite (oitava temporada) e o desespero quando não se pode seguir seus sonhos em Go! Princess (décima segunda temporada).

Pretty Cure
A morte do parceiro de Moonlight, Cologne

Principais características de Pretty Cure:

A franquia possui elementos chaves para sua identificação, como itens e estrutura. A primeira é uma separação sutil entre “gerações”. Alguns fãs costumam dividir em Primeira Geração (Da primeira a quinta), Segunda Geração (Da sexta a décima primeira) e Terceira Geração (da décima segunda a atual, que estreia em fevereiro). Essa divisão facilita quando localizamos as “temporadas base”, ou seja, uma temporada antiga que fornece estruturas de enredo e esquema de cores/itens de uma temporada mais nova, como por exemplo, Go! Princess (décima primeira) que possuiu uma estrutura semelhante à Fresh (sexta temporada): a série começa com três heroínas de cores rosa, azul e amarela e uma inimiga antiga se junta a elas como vermelha e usa um item de ataque diferente, que é um item musical (em Fresh é uma harpa e em Princess, um violino).

Pretty Cure
Cure Scarlet com seu Scarlet Violin e ao fundo Cure Passion com sua Passion Harp

Além das habilidades de batalha e, obviamente por ser do gênero garotas mágicas, roupas fofinhas, as cures ganham melhorias físicas (força, velocidade e reflexos), penteados novos e até troca da cor dos olhos, maquiagem ou mudança de estrutura física.

Pretty Cure
Haruka Haruno (forma civil) e seu alter ego, Cure Flora (temporada 12)

Toda temporada tem ao menos uma fada, ser mágico que dá os poderes às heroínas, que geralmente terminam suas falas com algum sufixo relacionado ao seu nome. Em algumas temporadas, as fadas são apenas mentores, em outras são o próprio item de transformação. Algumas fadas tem a habilidade de se transformarem em formas humanas também e até mesmo em se tornarem cures (Milky Rose, Cure Beat e especialmente para o filme da temporada 13, Cure Mofurun). Na maioria delas, o transformador se torna uma bolsinha ou acessório do visual (como o broche das Suite).

Pretty Cure
Mofurun e sua forma humana como Cure Mofurun (filme da temporada 13)

Outra característica da franquia são os filmes do final de inverno, que reúnem as heroínas de várias temporadas, os “All Stars”, que são protagonizados pelas garotas da temporada atual do ano de lançamento. O “All Stars” foi encerrado agora em 2016, com as meninas da temporada “Mahoutsukai” aparecendo, a partir de 2017 só aparecerá o filme crossover (que agora chama-se “Dreams Stars”) da temporada de 2015, 2016 e 2017. Apesar da tristeza de muitos não mais verem suas cures prediletas, é uma boa jogada, pois atualmente a franquia conta com mais de 50 garotas e estava ficando difícil haver um bom destaque nos filmes.

Pretty Cure: Temporadas em linha do tempo

Pretty Cure

Pretty Cure

Pretty Cure

Pretty Cure

Inovações na nova temporada

Agora em fevereiro estreia a nova temporada da franquia: “Kira Kira✩Precure A La Mode”. A temática da temporada será com doces e bichinhos. Não que não seja uma novidade dentro da franquia, mas essa temporada terá uma tomboy, Akira (Cure Chocolat), mas de todas as temporadas, ela é quem mais engana visualmente em sua forma civil. Alguns cards recentemente divulgados mostram ela muito próxima a Yukari (Cure Macaron), dando uma leve sugestão de serem um casal. Porém, se tratando de uma série infantil, não é bom criar expectativas sobre elas. Mas isso renderá enormes shipps pelo fandom!

Outra coisa que foi dita é que essa temporada não terá, infelizmente, lutas corpo a corpo ao modo que se conhece na franquia, o que poderá aproximar mais a série com outras franquias de garotas mágicas. Aguardemos pelo andamento da série e vamos torcer pelo sucesso da franquia, mostrando sempre garotas poderosas e independentes!

Pretty Cure
As heroínas da temporada de 2017 (da esq para dir): Cure Chocolat, Cure Gelato, Cure Whip, Cure Custard e Cure Macaron.

“Kira Kira✩Precure A La Mode” estréia em 5 de fevereiro de 2017. O fansub Aenianos anunciou que fará a legenda (sem previsão de versão streaming oficial para o Brasil até o momento).

Escrito por:

279 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :