[ARTE] Achados da Feira Des.gráfica: Conheça o trabalho do quadrinista Samuel de Gois

[ARTE] Achados da Feira Des.gráfica: Conheça o trabalho do quadrinista Samuel de Gois

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro aconteceu a Feira Des.gráfica em São Paulo. Segundo a organização da Feira, seu objetivo é dar espaço a quadrinhos, publicações e autores de diversas áreas e que, de alguma forma também desenvolvem trabalhos narrativos de experimentação gráfico-visual.

Consideramos a Feira Des.gráfica de suma importância, pois ela dá visibilidade a autoras(es) independentes e os aproxima do público. Durante a Feira é possível conversar com todos e conhecer como se deu o processo criativo de suas obras, o que consideramos uma experiencia única e enriquecedora.

Foi durante a Des.gráfica deste ano que tivemos a oportunidade de conhecer o quadrinista Samuel de Gois, um dos ganhadores do concurso da Feira e que teve a sua obra publicada durante o evento.

Des.gráfica

Em uma sociedade machista que despreza não só as mulheres como também toda e qualquer exteriorização do que venha a ser categorizado como estereótipo feminino (delicadeza, subjetividade, afetividade) e cultua a masculinidade tóxica, o autor se destaca contrapondo o papel de gênero imposto, também, aos homens.

A arte de Samuel não tem medo de exteriorizar seus sentimentos, sua vulnerabilidade, seu eu. Nela homens também choram, literal e figurativamente.

 

Des.gráfica

DR

A HQ DR fala sobre uma Discussão de Relacionamento, como o próprio nome sugere. Nela, Samuel nos conta, através de palavras faladas e outras indizíveis, as quais expressa apenas por suas ilustrações, a história de um casal que está no começo [?] do fim de seu relacionamento.

DR é lindo e triste. É nostálgico também, porque nos leva a situações pessoais dolorosas, quando nos reconhecemos nos personagens ou quando suas palavras nos machucam. Talvez a maior riqueza da obra seja a sua capacidade de se conectar conosco num elo de dor e compreensão.

CORPO

Esta zine, na verdade, não tem nome, mas como o autor mesmo nos contou, ele gosta de chamá-la de Corpo. Nela ele desenha em quadrantes partes do corpo humano que se misturam a paisagens e imagens abstratas formando uma coisa una e completa.

SOBRE O AUTOR:

Samuel de Gois Martins nasceu em 1985 em João Pessoa, PB, onde reside. É formado em Publicidade e Propaganda e participou de diversas coletâneas de quadrinhos. Além de zines e trabalhos independentes, publica online no seu Facebook, e faz parte do grupo de quadrinistas paraibanos “Quadrilha”.

Leia Também:
[ARTE] Achados da Feira Des.gráfica: Conheça o trabalho da quadrinista Aline Zouvi!
[FAÇA ACONTECER] Financiamentos coletivos feitos por mulheres para apoiar neste mês!
[LIVROS] A Rainha e os Panos Mágicos: a nova era dos contos de fadas

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :