Netflix adquiriu os direitos de dois filmes vencedores do Festival de Cannes 2019

Netflix adquiriu os direitos de dois filmes vencedores do Festival de Cannes 2019

O gigante do streaming comprou os direitos dos filmes “Atlantique” e “I Lost My Body“. Os dois filmes estiveram presentes no Festival de Cannes deste ano e levaram para casa o Grande Prêmio e o prêmio da Semana Crítica, respectivamente.

A compra dos direitos surge após a polêmica que envolveu o Netflix e Cannes em 2017. Na época, os filmes da plataforma virtual, “Okja” e “Os Meyerowitz: Família não se escolhe” estavam na competição para o prêmio, mas foi criticado por cineastas pelo fato dos filmes não terem sido estreados em cinemas. 

Há uma lei francesa que indica que um filme só poderia ser exibido nos cinemas do país caso fosse disponibilizado numa plataforma streaming 36 meses após seu lançamento nas salas de cinema. Com isso, o regulamento da premiação de Cannes foi alterado no ano passado seguindo a mesma regra da lei em vigor, deixando nomes como “Roma“, ganhador do Oscar, fora da premiação deste ano.

Leia também:
>> A força de Okoye e o brilho de Shuri mereciam mais do que o visto em Vingadores
>> Protagonizada por Lisa Kudrow, nova série da Amazon abordará temas feministas
>> Mary Shelley: a biografia da admirada autora e suas decepções

Atlantique“, dirigido por Mati Diop, é um drama senegalês que conta a história de uma adolescente de 17 anos apaixonada por um jovem pedreiro, mas prometida para outro homem. A narrativa muda de curso quando os pedreiros de uma construção, incluindo o jovem, desaparecem no mar do subúrbio de Dakar e seus espíritos voltam possuindo os corpos de suas namoradas em busca de justiça. O filme foi o primeiro apresentado na competição de Cannes a ser dirigido por uma mulher negra.

Netflix
A diretora Mati Diop ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes deste ano. O premiado “Atlantique” é o primeiro filme da cineasta francesa de origem senegalesa. Imagem: reprodução

I Lost My Body” é uma animação dirigido por Jérémy Clapin sobre uma mão decepada que escapa de um laboratório de dissecação e vai em busca de seu corpo original. Ao longo do caminho, ela se recorda dos tempos que em era anexado a um jovem, até que se encontra com Gabrielle e sua trajetória muda de rumo.

O anúncio da compra dos direitos de divulgação mundial dos filmes foi feito esta semana e eles só não poderão ser disponibilizados na Netflix na China, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e França. Quanto ao filme “Atlantique”, também não estará disponível na Rússia e Suíça. A data de lançamento oficial na plataforma não foi divulgada.


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

24 Textos

Estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, FRIENDS e mais ainda pelo poder feminino, e que acredita muito no impacto positivo que a leitura tem sobre as pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :