Planet of Lana: uma jornada bucólica e futurista que remete às animações da Ghibli

Planet of Lana: uma jornada bucólica e futurista que remete às animações da Ghibli

Planet of Lana é um jogo indie que combina os gêneros puzzle, plataforma e aventura em uma jornada por cenários bucólicos e futuristas. Desenvolvido pela Wishfully Studios, foi lançado em maio de 2023 e está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

Planet of Lana: uma jornada bucólica que remete às animações da Ghibli
Planet of Lana (Divulgação/reprodução)

Planet of Lana é uma história sobre o equilíbrio quebrado

No encanto de paisagens que lembram pinturas, nos deparamos com um mundo dominado por máquinas. No entanto, esse planeta nem sempre teve essa realidade.

Durante séculos, ele manteve um equilíbrio entre humanos, natureza e animais. Agora, embora a ameaça das máquinas pareça intransponível, é necessário tomar medidas para assegurar a restauração do planeta ao seu estado original.

Nesse contexto, revela-se que a aldeia de Lana, nossa protagonista, sofreu um ataque. Durante esse incidente, as máquinas capturaram e sequestraram sua irmã e outros habitantes.

Ao assumir o controle de Lana e Mui, seu gatinho companheiro, embarcamos em uma aventura para resgatar a irmã desaparecida e confrontar o exército de máquinas.

Leia também >> Dordogne: a superação de conflitos familiares através de uma narrativa lúdica e intimista

Planet of Lana é uma história sobre o equilíbrio quebrado
Planet of Lana (Divulgação/reprodução)

Não ser notada é o melhor caminho

Enquanto exploram esse mundo ameaçador, Lana e Mui precisam colaborar, resolvendo uma variedade de puzzles para progredir.

No entanto, essa tarefa não se mostra fácil, já que Lana não possui habilidades de ataque direto, limitando-se a saltar, escalar, abaixar e manipular objetos, entre outras ações. Portanto, é necessário utilizar estratégias para passar despercebido, tirando proveito do ambiente em seu favor e evitando o combate sempre que possível.

Mui, um pequeno e ágil gatinho, possui uma grande vantagem: ele pode alcançar lugares inacessíveis para a protagonista com um simples comando que o direcione até o objetivo. Além disso, Mui tem a habilidade de hipnotizar e atrair os inimigos, o que pode ser de grande utilidade para a equipe.

Leia também >> Lenin, The Lion: uma forma lúdica de falar sobre a depressão

A interação saudável entre a humanidade e a tecnologia, o equilíbrio entre a natureza e o progresso, e como as coisas podem sair do controle quando quebramos esse equilíbrio.
Planet of Lana (Divulgação/reprodução)

Inspirações artísticas e jogabilidade

Os filmes do Studio Ghibli, como Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro, representam uma das grandes inspirações para o jogo. O céu infinitamente azul, contrastando com vastos campos verdejantes e a inconfundível relva tremulando ao vento, compõem uma visão comum nas paisagens de Planet of Lana.

O mais interessante é que, embora essas paisagens sejam belas, elas nos transportam para um mundo pós-apocalíptico. É a fusão perfeita entre a grandiosidade da natureza e a solidão de um mundo que não existe mais, agora ameaçado por uma força desconhecida.

Jogos como Inside, Limbo e The Legend of Zelda também exerceram grande influência sobre o estilo de Planet of Lana. Aqui, é necessário avançar usando o cenário como apoio, ao mesmo tempo em que o manipula para criar um caminho viável. Seja pela arte ou pela jogabilidade, o game nos inspira à paciência, tranquilidade e contemplação. Portanto, não espere depender da força bruta para progredir!

Leia também >> Estúdio Ghibli – Reino de Sonhos e Loucura: arte, sensibilidade e cotidiano

Inspirações artísticas e de jogabilidade
Planet of Lana (Divulgação/reprodução)

Planet of Lana é um jogo para refletir!

A combinação entre contemplar um mundo anterior e enfrentar a ameaça de um futuro incerto captura com precisão a atmosfera sci-fi da história.

Planet of Lana nos convida a refletir sobre a interação saudável entre a humanidade e a tecnologia, o equilíbrio entre a natureza e o progresso, e como as coisas podem sair do controle quando quebramos esse equilíbrio.

O game representa uma excelente opção para aqueles que apreciam desafios em plataforma, proporcionando horas de uma aventura tranquila com toques de apreensão. Para os amantes de obras minimalistas, com paisagens cativantes e uma narrativa profunda, este jogo é a escolha ideal!

Leia também >> Stray: o jogo com o protagonista mais fofo que existe

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :