30 anos de Arquivo X: os melhores episódios da série!

30 anos de Arquivo X: os melhores episódios da série!

Há 30 anos, em 10 de setembro de 1993, Arquivo X (The X-Files, no original) foi lançado nos EUA, transformando completamente a vida de numerosos fãs de televisão. A série norte-americana de ficção científica da FOX, criada por Chris Carter, tornou-se um ícone da cultura popular ao explorar casos incomuns do FBI, seguindo a perspectiva cética e ao mesmo tempo maravilhada de Dana Scully (Gillian Anderson) e a obsessão de Fox Mulder (David Duchovny) pelo paranormal.

Com 9 temporadas que compreendem 202 episódios, um revival de 16 episódios e dois filmes, a franquia teve seus momentos altos e baixos, assim como toda obra extensa. Porém, seus pontos altos demonstram claramente o porquê de Arquivo X ser considerado um clássico da televisão sci-fi, junto com The Twilight Zone, Doctor Who, Star Trek, Firefly e outras séries igualmente excelentes.

|Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny)

Leia mais >> O fantástico mundo de “The Twilight Zone”: 6 episódios para conhecer a série

Em celebração aos 30 anos de Arquivo X, elaboramos uma lista com 15 episódios icônicos que merecem ser vistos, seja para dar uma oportunidade à série ou, para os grandes fãs, revisitar. Muitos destes episódios deixaram um impacto duradouro sobre outras produções televisivas e em outras mídias, evidenciando sua qualidade excepcional.

Talvez a verdade não esteja “lá fora”, mas sim nesta seleção. Confira!

Os melhores episódios de Arquivo X

01) Piloto — 1ª temporada, episódio 1

Piloto - 1ª temporada, episódio 1 de Arquivo X

Leia mais >> Artista cria pôster exclusivo para cada episódio de Arquivo X

Nada supera um episódio piloto para se familiarizar com uma série de TV. No primeiro capítulo, Scully e Mulder se encontram pela primeira vez, estabelecendo uma dinâmica envolvente e cheia de química.

O tom da série é habilmente definido, assim como a maneira como os dois personagens pensam e trabalham, explorando como suas diferenças podem ser usadas para auxiliar na primeira investigação: um homem que conduz pessoas para a floresta para serem mortas por uma luz brilhante.

02) Terror no Gelo — 1ª temporada, episódio 8

Terror no Gelo — 1ª temporada, episódio 8 de Arquivo X

Leia mais >> Efeito Scully: os efeitos de uma personagem na escolha de mulheres cientistas

“Ice” é considerado um dos melhores e mais clássicos episódios da primeira temporada. Nele, Mulder e Scully viajam até a Antártida para investigar um acidente tido como inexplicável pelo FBI, sendo confinados em uma estação com outros cientistas. Para piorar a situação, algumas pessoas começam a apresentar um comportamento agressivo, colocando nossa amada dupla em perigo.

03) Adoradores das Trevas — 2ª temporada, episódio 14

Adoradores das Trevas — 2ª temporada, episódio 14

Leia mais >> Terror Feminista: reações sanguinárias à violência

Visto como um dos melhores episódios de monstros em toda a série, “Die Hand Die Verletzt” mostra Scully e Mulder investigando o caso de um grupo de adolescentes conservadores envolvidos em rituais satânicos. O episódio mantém sua atenção do início ao fim! E para aqueles que têm medo de cobras: o monstro é genuinamente assustador, portanto, fica aqui o aviso sobre um possível gatilho.

04) Anasazi — 2ª temporada, episódio 25

Anasazi — 2ª temporada, episódio 25 de Arquivo X

Leia mais >> Como são representados os Alienígenas na cultura pop e o que há de possível nisso?

No desfecho da segunda temporada da série, testemunhamos Mulder recebendo arquivos confidenciais do governo por meio de uma fonte anônima, que contém informações sobre vida extraterrestre. Enquanto ele se empenha na decodificação desses registros, algumas forças trabalham arduamente para obstruir a revelação da verdade a ele. O episódio é reverenciado como um dos melhores encerramentos de temporada de Arquivo X.

05) Operação Clipe de Papel — 3ª temporada, episódio 2

Operação Clipe de Papel — 3ª temporada, episódio 2

Leia mais >> Paper Girls: um ótimo coming of age, mas uma aventura fraca

“Paper Clip” é um exemplo perfeito de como Arquivo X consegue conectar as conspirações alienígenas com tramas do mundo real, especialmente as relacionadas ao governo dos EUA. Nesse episódio, tais conspirações se entrelaçam pela primeira vez, brindando a audiência com um dos momentos mais marcantes da série: Mulder e Scully deparando-se com um depósito abarrotado de arquivos confidenciais – verdadeiros arquivos X.

06) O Repouso Final de Clyde Bruckman — 3ª temporada, episódio 4

O Repouso Final de Clyde Bruckman — 3ª temporada, episódio 4 - Melhores episódios de Arquivo X!

Leia mais >> As diretoras de ficção científica no cinema brasileiro

“Clyde Bruckman’s Final Repose” é aclamado como um dos melhores episódios da série. Essa história também rendeu a Peter Boyle prêmios Emmy tanto por sua atuação como ator convidado quanto pelo roteiro. O enredo baseia-se na investigação de Mulder e Scully sobre uma série de homicídios envolvendo videntes e cartomantes, sendo auxiliados por Clyde Bruckman, um homem dotado da capacidade de prever como as pessoas vão morrer.

07) Do Espaço Sideral — 3ª temporada, episódio 20

Do Espaço Sideral — 3ª temporada, episódio 20 - Melhores episódios de Arquivo X!

Leia mais >> Octavia Butler: o que seria da ficção científica sem o seu legado?

Com um ar mais cômico e peculiar do que o habitual dentro dos parâmetros da série, “Jose Chung’s From Outer Space” conta a história de uma abdução alienígena, explorando diversas perspectivas. Todas essas perspectivas são elaboradas e interligadas pelo personagem fictício Jose Chung, que também integra a trama da série.

08) O Lar — 4ª temporada, Episódio 2

O Lar — 4ª temporada, Episódio 2

Leia mais >> O body horror na ficção científica de David Cronenberg

O episódio “Home” é um dos mais famosos de Arquivo X e, notadamente, um dos mais brutais. Nesse capítulo, Mulder e Scully confrontam uma família de assassinos que cometem atos terríveis em nome dos valores da família tradicional. O impacto desse episódio foi tão profundo à época que, após sua primeira exibição, a FOX declarou que jamais o transmitiria novamente.

09) Insignificâncias — 4ª temporada, episódio 20

Insignificâncias — 4ª temporada, episódio 20 - Melhores episódios de Arquivo X!

Leia mais >> O Bebê: comédia, terror e o drama da maternidade

“Small Potatoes” abriga uma das cenas mais icônicas, sem dúvida alguma. Isso ocorre devido à introdução de Eddie, um zelador de uma pequena cidade que possui uma cauda e a habilidade de alterar sua aparência, quase como um metamorfo. Ele explora esses poderes para enganar mulheres e manter relações sexuais com elas, resultando em vários bebês com caudas espalhados pelo país. O ápice acontece quando Eddie se faz passar por Mulder numa tentativa de seduzir Scully.

10) Prometeu Pós-Moderno — 5ª Temporada, episódio 5

Prometeu Pós-Moderno — 5ª Temporada, episódio 5 - 30 anos de Arquivo X!

Leia mais >> Frankenstein: o horror está vivo no mangá de Junji Ito!

Em “The Post-Modern Prometheus”, o episódio se desenrola completamente em preto e branco, uma homenagem aos clássicos filmes de terror da década de 30, especialmente Frankenstein (1931). Além disso, apresenta um dos momentos mais bonitos entre Mulder e Scully, quando dançam lentamente juntos durante um concerto da Cher. Ainda que a história seja relativamente independente, é considerada uma das melhores da série.

11) Vampiros — 5ª temporada, episódio 12

Vampiros — 5ª temporada, episódio 12 - 30 anos de The X Files!

Leia mais >> Byzantium – Uma Vida Eterna: vampiros e patriarcado

Destacando-se com a mais alta classificação no IMDb e considerado o melhor episódio da série, “Bad Blood” relata duas perspectivas de Mulder e Scully sobre uma situação envolvendo diversos vampiros e um xerife de uma cidade pequena. Além da trama instigante e com uma dose de paródia, as atuações de Gillian Anderson e David Duchovny são incríveis, o que torna essa história uma das mais notáveis.

12) Terra dos Sonhos — 6ª temporada, episódios 4 e 5

Terra dos Sonhos — 6ª temporada, episódios 4 e 5

Leia mais >> Língua, linguagem e linguística em “A Chegada”

Não poderíamos deixar “Dreamland” fora da lista. Nos dois episódios, divididos em partes 1 e 2, Mulder acaba trocando de corpo com um desconhecido que tem acesso a informações altamente confidenciais da Área 51. Mulder esforça-se para retomar sua vida e seu corpo original, enquanto explora os detalhes do trabalho e vida daquele homem, ao qual se vê ligado de maneira inexplicável, constituindo a trama central desses capítulos.

13) Segunda-Feira — 6ª Temporada, episódio 15

Segunda-Feira — 6ª Temporada, episódio 15

Leia mais >> 10 filmes para quem amou “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”

Em “Monday”, vivenciamos um ciclo temporal repetitivo, em que o mesmo dia se desenrola incessantemente. O enredo é similar ao filme Feitiço do Tempo (1993). Portanto, quem aprecia esse tipo de narrativa certamente se encantará com o episódio.

Aqui, durante um assalto bancário, Mulder leva um tiro e perde a vida. No entanto, antes de sua partida, ele encontra uma maneira de reescrever seu próprio destino várias vezes, contando com a ajuda de Scully. Enquanto Mulder tenta romper o ciclo fatal, Scully se empenha em descobrir uma solução para libertar seu parceiro dessa repetição interminável.

14) Todas as Coisas — 7ª Temporada, episódio 17

Todas as Coisas — 7ª Temporada, episódio 17 - Melhores episódios de The X Files!

Leia mais >> A evolução da representação feminina na ficção científica audiovisual

“All Things” é um episódio dirigido e escrito pela própria Gillian Anderson, a atriz que dá vida a Dana Scully. Nessa trama, um capítulo crucial da vida de Scully é explorado, aprofundando ainda mais sua conexão com Mulder. O resultado é um episódio repleto de emoções, e ele se destaca como um dos favoritos de vários fãs da série.

15) O Medo — 7ª temporada, episódio 12

O Medo — 7ª temporada, episódio 12

Leia mais >> Carnívora: Violência policial, abuso de autoridade e a representação feminina

“X-Cops” é um crossover de Arquivo X com Cops (1989–2023), um reality show estadunidense que acompanha a rotina de patrulhas policiais. Este episódio apresenta uma das premissas mais singulares da série, sendo filmado de maneira completamente distinta dos demais, adotando o formato de reality show. Algumas pessoas podem não gostar tanto dele, mas é inegável que o episódio deixou sua marca na série.

Depois de 30 anos, ainda queremos acreditar!

Quando fazemos uma seleção de apenas 15 episódios de uma série com mais de 10 temporadas, é inevitável deixar de fora alguns episódios notáveis. Os escolhidos compreendem os 15 que se destacaram junto ao público em geral, incluindo a própria autora deste texto. Infelizmente, a série não está mais disponível nas principais plataformas de streaming, como Netflix, Prime Video ou HBO Max; no entanto, vamos torcer para que isso mude em breve!

De modo geral, Arquivo X revolucionou o cenário televisivo e deixou uma marca indelével. Não somente por sua emblemática e icônica trilha sonora de abertura, mas também pela construção de personagens cativantes e complexos, além das tramas criativas e frequentemente assustadoras. A série se dedica a explorar a monstruosidade, seja ela manifesta em seres alienígenas ou na própria humanidade.

Apesar dos altos e baixos, a série envelheceu como um bom vinho em diversos aspectos, particularmente no contexto do gênero de ficção científica e mistério. Se alguém optar por assistir à série pela primeira vez este ano, provavelmente não se arrependerá. Afinal, um clássico é considerado um clássico por um motivo, mas Arquivo X tem vários deles, e só reconhecemos isso verdadeiramente quando damos uma chance a essa série cheia de histórias de outro mundo.

Escrito por:

18 Textos

Escritora, estudante de jornalismo e leitora voraz de fanfics. Assiste filmes, séries e shippa casais gays mais do que deveria. Parece fria e séria, mas já chorou escrevendo sobre Sherlock Holmes e John Watson na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :