Charli xcx e seu icônico verão BRAT

Charli xcx e seu icônico verão BRAT

Brat é o sexto álbum de estúdio da artista britânica Charli xcx, lançado no dia 7 de junho de 2024. Com a sonoridade e estética marcantes dos clubes noturnos, além da campanha de marketing bem-sucedida, o disco teve um grande destaque no meio musical, comentado nas mais diversas plataformas de notícia.

Charli promovendo o Brat, deitada sobre diversas versões físicas autografadas
Charli promovendo o Brat, deitada sobre diversas versões físicas autografadas | Via: Reprodução/X

O sucessor do Crash (2022) veio com grandes expectativas. Charli havia definido sua carreira como uma artista associada ao underground, com poucos sucessos massivos e lançando sons diferentes das expectativas do mainstream com os discos Pop 2 (2017), Charli (2019) e how i’m feeling now (2020).

Leia mais >> Charli xcx e o ultrarromantismo distópico em “True Romance”

Durante as promoções do Crash, a cantora prometeu um álbum com grandes números comerciais a partir de uma estética mais popstar, afastando-se do tom experimental da sua discografia.

Porém, o resultado não foi o esperado: Crash não conseguiu emplacar nenhum hit, e a repercussão se manteve dentro do seu nicho alternativo inicial, que também criticou o disco por sua falta de profundidade sonora comparado aos seus outros trabalhos.

Por isso, o Brat já nasceu na incógnita sobre seus resultados. Não era possível prever como seria o próximo álbum de Charli xcx após as expectativas não cumpridas com o Crash, e tanto os fãs quanto a artista já haviam se conformado com o possível fracasso comercial que viria a seguir.

Ninguém imaginava, no entanto, como o álbum verde neon mudaria a carreira de xcx, resultando no seu devido reconhecimento dentro da cultura pop.

Introduzindo a era Brat

Em fevereiro, Charli revelou o nome e a capa de seu disco. A primeira impressão de Brat dividiu opiniões: quem não amou, odiou. A estética simplória foi criticada, mas a artista destacou que foi cuidadosamente planejada junto à sua equipe.

Capa do álbum Brat

Logo de início, Charli xcx declarou que seu sexto álbum seria voltado para os clubes. O single “Von dutch” foi a primeira oportunidade para o público deduzir o que estava por vir sonoramente. De imediato, foi apresentado um perfil animado, vibrante e autoconfiante.

É tão óbvio que sou sua número um.

Trecho da música “Von dutch”

Capa do single Von dutch
Capa do single Von dutch | Via: Divulgação

O single “360” foi o segundo da era. O clipe contou com figuras icônicas consideradas it girls, como as modelos Alex Consani e Gabbriette, além das atrizes Rachel Sennott e Julia Fox. Junto às fortes presenças, Charli apresentou mais uma música repleta de confiança, antecipando o que viria com Brat.

Leia também >> Bottoms: A Geração Z e a Zillennial Cult Comedy

Sou sua referência favorita.

Trecho da música “360”

O marketing marcante

Em fevereiro, para promover Brat, Charli xcx participou do Boiler Room, um projeto em que DJs se apresentam para um público seleto. Durante o evento, ela dançou com fãs, tocou seu set ao lado do namorado George Daniel (The 1975) e divulgou teasers de algumas faixas do álbum. Confira:

Além das festas, um dos destaques do marketing da era foi o “muro Brat“, localizado no Brooklyn. Durante as atualizações sobre o disco e os anúncios de novos lançamentos, Charli fazia lives no TikTok, mostrando os pintores marcando os recados nas paredes.

Transmissão ao vivo da pintura da parede Brat
Transmissão ao vivo da pintura da parede Brat | Via: Reprodução/Usuário v4g815 no Reddit r/charlixcx

O muro acabou se tornando um ponto de encontro entre fãs, com a própria Charli aparecendo para participar das celebrações.

Outra estratégia inteligente foi a criação do site bratgenerator.com, desenvolvido pela equipe da cantora, que permitiu aos fãs inserir qualquer texto na arte da capa do álbum, utilizando a mesma fonte distorcida sobre o fundo verde.

Além dos memes criados, várias marcas e empresas também aderiram à trend, expandindo o alcance de Charli para além de seu nicho principal.

O lançamento oficial de BRAT

Assim começou o que a artista chamou de “verão Brat”, associando a música dançante ao clima do hemisfério norte.

O planejamento de Charli foi bem-sucedido! O verde neon da capa de Brat tornou-se icônico, e na semana que antecedeu o lançamento do LP, tudo girava em torno dessa cor.

Arte para o CD Brat
Arte para o CD | Via: Reprodução

O álbum contém 15 músicas que abordam diferentes temas. Além da confiança apresentada nos singles, Brat também revela vulnerabilidade, com canções sobre desentendimentos, baixa autoestima, expectativas frustradas e até indagações sobre maternidade. Além disso, Charli prestou uma homenagem à sua amiga SOPHIE, falecida em 2021, na música “So I“.

Leia também >> Mês da visibilidade trans: artistas geniais da música alternativa

Apesar das diferentes abordagens, o álbum manteve a estética de clubes e festas. Para intensificar o clima de lançamento, Charli viajou por vários países promovendo o álbum com o evento “partygirl“.

A balada ZIG, no Brasil, fez parte dessa rota, com registros da artista sentada no chão da boate.

Charli sentada no chão da ZIG e o adesivo colocado no local
Charli sentada no chão da ZIG e o adesivo colocado no local | Via: Reprodução

BRAT deluxe: novos materiais

Logo após o sucesso do disco, Charli lançou a versão deluxe, intitulada brat and it’s the same but there’s three more songs so it’s not. Na nova capa, o verde neon foi surpreendentemente substituído por um fundo branco.

Capa da versão deluxe do Brat
Capa da versão deluxe do Brat | Via: Reprodução

O Brat deluxe contou com três novas tracks: “Hello Goodbye“, “Guess” e “Spring Breakers“, esta última já havia sido vista em vídeos do TikTok da artista. Assim como as músicas da versão original, as novas adições trouxeram a mesma autoconfiança e ousadia que definem a aura do álbum, mas que inicialmente não se encaixavam no CD verde.

Além da nova versão, outros materiais foram aos poucos expandindo o universo de Brat, incluindo remixes e parcerias.

Vamos nos resolver no remix!

O sucesso das músicas foi consolidado com remixes feitos por artistas inesperados, mas queridos pelo público.

Charli trouxe nomes como a novata Addison Rae e os ícones Yung Lean e Robyn para complementar os singles “Von Dutch” e “360”, demonstrando abertura para colaborações marcantes. No entanto, os maiores destaques foram duas estrelas da indústria pop: Lorde e Billie Eilish.

O remix com Lorde surgiu após rumores de que a cantora seria a musa da canção “Girl, so confusing“. Na composição, Charli revelava uma amizade complicada com alguém fisicamente semelhante a ela.

As pessoas dizem que somos parecidas, dizem que temos o mesmo cabelo

Nós conversamos sobre fazer música, mas não sei se isso é sincero.

Trecho da música “Girl, so confusing”

Lorde e Charli xcx no VMA 2014
Lorde e Charli xcx no VMA 2014 | Via: X/Reprodução

Assim, as duas criaram “Girl, so confusing featuring lorde“, em que a cantora de “Royals” responde às questões levantadas por Charli.

Procurando “resolver as coisas através do remix”, elas compuseram uma canção vulnerável e criativa, e, em um cenário que costuma incentivar a rivalidade feminina, tornaram-se mais próximas ao esclarecerem suas insatisfações por meio da arte.

Leia mais >> Pure Heroine: 10 anos do debut de Lorde que marcou uma geração

Somos você e eu na moeda, a indústria adora gastar

E quando deixarmos isso pra lá, a internet vai enlouquecer

Estou feliz por saber como você se sente

Porque você pode contar comigo, Charli.

Trecho da música “Girl, so confusing featuring lorde”

No topo da montanha

Já para o próximo remix, Charli deixou os fãs adivinharem quem seria a participação especial. Surpreendendo a todos, ela conseguiu que Billie Eilish, que também estava em destaque com o álbum HIT ME HARD AND SOFT, colaborasse na música.

Guess featuring Billie Eilish” foi lançada poucas horas após o anúncio. Com um clipe divertido e icônico, as duas aparecem dançando em cima de uma montanha feita de roupas íntimas.

Como resultado, a parceria alcançou o primeiro lugar no chart de singles do Reino Unido. Esse era um feito que Charli não conquistava desde a década passada, quando decolou a carreira com a participação em “I Love It“, com o Icona Pop. Acima disso, esse foi o primeiro #1 dela como artista principal em um single, consolidando o sucesso da era Brat.

Talk Talk e turnê

Por fim, Charli anunciou o remix com o cantor Troye Sivan, grande amigo com o qual já tem outras colaborações na conta, como a música “1999“. A canção escolhida foi “Talk Talk“, e xcx confirmou uma pequena participação de Dua Lipa falando em francês e espanhol!

Fale comigo em francês

Fale comigo em espanhol

Fale comigo na sua própria língua inventada

Não importa se vou entender.

Trecho de “Talk Talk”

Capa do anúncio do remix de “Talk Talk”. | Via: Reprodução

Em breve, Charli e Troye estarão em turnê juntos e, portanto, essa parceria é uma forma interessante de alavancar os shows. A SWEAT Tour começa em setembro, com a artista Shygirl como ato de abertura.

Leia também >> Sisters With Transistors: as pioneiras da música eletrônica

O poder de ser Brat!

Com o fim do verão no hemisfério norte, surge a pergunta: será que a era Brat também está chegando ao fim?

Ainda existem muitos trechos de músicas promovidas nas baladas e Boiler Rooms, por exemplo, que nunca viram a luz do dia. Por isso, a expectativa é de que Charli ainda libere novos materiais como, quem sabe, um álbum exclusivo de remixes.

Brat marcou o ano de 2024, e mesmo que a era esteja se aproximando do fim, há muito mais para acompanhar na nova fase da carreira de Charli xcx. O que será que o sucesso repentino trará de novo para sua estética e sonoridade?

Escrito por:

13 Textos

Jornalista/comunicóloga, com amor por música, cinema, jogos e escrita.
Veja todos os textos
Follow Me :