Há 15 anos, em 17 de setembro de 2009, Community foi lançado nos EUA, tornando-se uma das sitcoms mais adoradas pelos fãs de televisão. A série norte-americana de comédia da NBC, criada por Dan Harmon, produz humor de uma forma bem particular, com centenas de referências à cultura pop, além de possuir um elenco extremamente carismático que interpreta 7 alunos tentando se formar em uma universidade comunitária.
Com 6 temporadas que compreendem 110 episódios e um filme em produção, a história teve seus momentos altos e baixos, assim como toda obra um pouco extensa. Porém, seus pontos altos demonstram o porquê de Community ser considerado uma das sitcoms imperdíveis de assistir, junto com Friends, The Office, Modern Family, How I Met Your Mother, Seinfeld e outras séries de comédia igualmente aclamadas.
Em celebração aos 15 anos de Community, elaboramos uma lista com 15 episódios icônicos que merecem ser vistos, seja para dar uma oportunidade à série ou, para os grandes fãs, revisitar os melhores momentos. Muitos destes episódios deixaram um impacto na série e se tornaram os favoritos dos fãs, evidenciando sua qualidade e bom humor.
Então para garantir boas risadas, confira a lista a seguir!
Os melhores episódios de Community
1) Avícola Americana Contemporânea — 1ª temporada, episódio 21
Leia mais >> Sopranos: uma nova página para as personagens femininas na TV
Em Contemporary American Poultry, o grupo se envolve em uma operação secreta para controlar o frango frito no refeitório da faculdade. Abed (Danny Pudi) logo assume o controle da distribuição e transforma o grupo em uma espécie de máfia, com cada membro tirando proveito do poder adquirido na universidade.
O episódio é uma paródia aos filmes de máfia, especialmente Goodfellas (1990), mostrando como a busca pelo poder pode corromper. No entanto, apesar da criatividade e humor, o episódio pode não ter o mesmo impacto para aqueles que não estão familiarizados com as referências dos filmes de gângster.
2) Guerra Moderna — 1ª temporada, episódio 23
Leia mais >> Furiosa: ela nunca precisou de subtítulos
Modern Warfare mostra Greendale se transformando em um campo de batalha quando uma competição de paintball é anunciada, com um prêmio que desperta o caos entre os alunos. A mistura de ação com a comédia da série faz o episódio ser bem envolvente e divertido. O uso de referências a filmes como Duro de Matar e O Exterminador é inteligente e bem inserido no enredo.
O episódio também destaca o desenvolvimento dos personagens, especialmente o relacionamento entre Jeff (Joel McHale) e Britta (Gillian Jacobs).
3) Caligrafia Cooperativa — 2ª temporada, episódio 8
Leia mais >> Abbott Elementary: a série que você precisa conhecer!
Cooperative Calligraphy, Annie (Alison Brie) acusa o grupo de ter roubado sua caneta favorita, o que leva a uma investigação dentro da sala de estudo. O grupo se recusa a sair até que o culpado seja encontrado, resultando em conflitos entre os membros.
O episódio é um clássico bottle episode, onde toda a ação ocorre em um único cenário, e foca nos diálogos e conflitos entre os personagens, sem depender de cenários elaborados ou tramas complexas.
4) Certificado de Drinks — 2ª temporada, episódio 10
Leia mais >> Samurai de Olhos Azuis: raça, gênero e vingança
Em Mixology Certification, Troy (Donald Glover) completa 21 anos de idade e o grupo decide sair para comemorar em um bar. Enquanto Britta e Jeff bebem demais e acabam precisando rever a situação atual da relação entre os dois, Shirley tenta recuperar fotos comprometedoras de si mesma.
O episódio se destaca por seu tom menos exagerado e mais “emocional” nos conflitos do grupo como um todo, mas mantendo um pouco do humor típico da série.
5) Dungeons e Dragons de Alto Nível — 2ª temporada, episódio 14
Leia mais >> Dungeons of Hinterberg: explorando masmorras para se reencontrar
O episódio Advanced Dungeons & Dragons é um dos mais icônicos e polêmicos da série. Nele, o grupo se reúne para jogar uma partida de Dungeons & Dragons com o objetivo de ajudar um colega de classe depressivo. O grupo assume papéis de guerreiros, magos e elfos para enfrentar o vilão inesperado: Pierce (Chevy Chase), que se rebela contra eles e tenta sabotar o jogo.
O episódio é bem criativo por brincar com gêneros e formatos, criando uma atmosfera autêntica, mesmo sem efeitos visuais sofisticados geralmente usados por obras que falam da fantasia de Dungeons & Dragons.
6) Estudos Críticos de Cinema — 2ª temporada, episódio 19
Leia mais >> Era uma vez… em Hollywood: a masculinidade violenta no cinema de Tarantino
Critical Film Studies é uma homenagem dupla aos filmes My Dinner with Andre e Pulp Fiction. No episódio, Jeff planeja uma festa surpresa temática de Pulp Fiction para o aniversário de Abed, mas Abed o convida para um jantar estilo My Dinner with Andre.
Ao combinar duas referências cinematográficas bem diferentes, o episódio explora a relação entre Jeff e Abed, que são dois personagens bem distintos um do outro também. Embora seja um episódio menos engraçado do que outros, ele brilha pelo uso criativo de referências à cultura pop e pela atuação de Danny Pudi.
7) Paradigmas da Memória Humana — 2ª temporada, episódio 21
Leia mais >> Aftersun: uma viagem pelas memórias da infância
Paradigms of Human Memory é um episódio cheio de flashbacks com as memórias do grupo ao longo do ano, embora a maioria dessas cenas nunca tenha sido mostrada antes na série. Enquanto trabalham no último trabalho do semestre, o grupo começa a relembrar situações e momentos juntos, levando a discussões sobre a amizade deles.
No fundo, há uma crítica a séries que usam episódios de “recapitulação” quase clichês e, ao subverter o conceito de episódios de recapitulação, o episódio cria uma série de flashbacks que satirizam o próprio gênero, o que o torna incrivelmente criativo.
8) Um Punhado de Bolas de Paintball / Por Mais Algumas Bolas de Paintball — 2ª temporada, episódio 23 e 24
Leia mais >> Motivos para assistir “Parks and Recreation”
Em duas partes, a trama gira em torno de outra competição de paintball, desta vez com uma temática de Velho Oeste no primeiro episódio e de guerra intergaláctica no segundo. O caos começa quando descobrem que uma empresa que tenta sabotar Greendale está por trás da competição, fazendo o grupo se unir para vencer o torneio e salvar a faculdade.
Esses episódios fazem uso de dois gêneros cinematográficos: faroeste e ficção científica. As referências a clássicos como Os Imperdoáveis e Guerra nas Estrelas são bem óbvias, enquanto mantêm o humor característico da série. Além disso, há uma cena icônica entre Abed e Troy.
9) Teoria Corretiva do Caos — 3ª temporada, episódio 4
Leia mais >> 10 filmes para quem amou “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
Remedial Chaos Theory mostra o grupo se reunindo no apartamento de Troy e Abed para uma noite de jogos. Quando a campainha toca, Jeff lança um dado para determinar quem vai atender, e a cada rolar do dado, o episódio mostra seis linhas do tempo diferentes, explorando as diversas consequências que surgem dependendo de quem se levanta.
O episódio é um dos mais criativos e elogiados da série, pois eles brincam com a ideia de múltiplas realidades e linhas temporais com um ritmo bem imprevisível, além de oferecer o meme do Troy paralisado com uma caixa de pizza enquanto a casa quase pega fogo.
10) Travesseiros e Cobertores — 3ª temporada, episódio 14
Leia mais >> Vale a pena maratonar The Office?
Pillows and Blankets mostra o campus de Greendale se tornando um palco de “guerra” entre Troy e Abed, que começam a liderar facções rivais após uma discussão sobre a construção de um forte de travesseiros e um forte de cobertores. O episódio é feito como um documentário de guerra, com narrações dramáticas e imagens em preto e branco, enquanto os outros membros do grupo tentam abafar o conflito.
O episódio de Community explora de maneira cômica e ao mesmo tempo dramática a relação entre Troy e Abed, revelando as nuances da relação entre eles. O formato de documentário dá uma perspectiva interessante ao episódio, principalmente porque não há muitos outros com esse formato na série.
11) Urologia Básica de Tremoço — 3ª temporada, episódio 17
Leia mais >> Twin Peaks: o ser e o tempo nos caminhos que se bifurcam
Em Basic Lupine Urology, o grupo de estudos investiga a morte de um pepino de laboratório que estava sendo usado para um experimento de biologia, e a situação é tratada como um crime sério. Abed e Troy assumem o papel de detetives, enquanto Jeff e Annie atuam como advogados, todos eles na tentativa de descobrir quem sabotou o experimento e levar o culpado à justiça.
O episódio de Community homenageia o gênero policial, imitando os elementos da série Lei & Ordem — desde o formato até a música e o tom dramático. O episódio é divertido e instigante, mesmo com uma trama aparentemente boba.
12) A Primeira Dinastia Chang — 3ª temporada, episódio 21
Leia mais >> Matilda da Inglaterra, a verdadeira Rhaenyra Targaryen
The First Chang Dynasty mostra o grupo tentando derrubar Chang (Ken Jeong), que tomou o controle de Greendale quando obteve a posição de segurança e sequestrou o diretor da universidade. O grupo acaba criando um plano para se infiltrar a escola durante a celebração do aniversário de Chang e resgatar o diretor.
O episódio faz uma paródia a filmes de assalto, misturando humor e ação. A caracterização de Chang é um dos maiores destaques do episódio.
13) Escapismo Geotérmico — 5ª temporada, episódio 5
Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 1ª temporada de Succession
Em Geothermal Escapism, Abed organiza um jogo da “lava” em toda a faculdade para se distrair da iminente despedida de Troy, que está prestes a deixar Greendale. O campus se transforma em um cenário de apocalipse, onde o chão é “lava”, e os alunos competem para sobreviver em meio ao caos do jogo. O episódio explora a dificuldade de Abed em lidar com a partida de seu melhor amigo, enquanto todos mergulham na fantasia.
O uso do jogo é uma metáfora para a dificuldade de enfrentar mudanças, fazendo o público acompanhar mais essa questão no relacionamento de Troy e Abed. A mistura de aventura, comédia e emoção é bem equilibrada, fazendo o episódio se destacar na temporada.
14) Desenvolvimento de Aplicativos e Condimentos — 5ª temporada, episódio 8
Leia mais >> Black Mirror – 3ª temporada: os termos da sociedade de ilusão
Em App Development and Condiments, Greendale se torna parte de um experimento social quando uma nova rede social chamada “MeowMeowBeenz” viraliza no campus. Os alunos podem avaliar uns aos outros de 1 a 5 estrelas, e rapidamente a universidade se divide em castas, com os usuários de “5” controlando tudo. Jeff se rebela contra esse sistema, enquanto Shirley e outros exploram o poder que essas classificações oferecem.
O episódio transforma Greendale em uma distopia controlada por um aplicativo, fazendo referências a obras de ficção científica e críticas à superficialidade da validação online, como o episódio “Queda Livre” da série Black Mirror.
15) Consequências Emocionais dos Programas de Televisão — 6ª temporada, episódio 13
Leia mais >> This is Us – 6ª temporada: estamos presos no carrossel do tempo
Emotional Consequences of Broadcast Television é o último episódio da série. Nele, o grupo se reúne no bar para relembrar seus anos em Greendale e imaginar diferentes versões de como suas vidas poderiam seguir dali em diante. Cada personagem dá ideias de uma “sétima temporada”, enquanto Jeff percebe seu medo de perder seus amigos.
O episódio tenta encerrar todas as pontas soltas e refletir sobre a jornada dos personagens. O uso metalinguístico, onde cada personagem propõe “temporadas” imaginárias, é quase uma homenagem ao estilo auto-referencial de Community, que consegue equilibrar comédia e emoção ao explorar as dificuldades de lidar com despeidas. O final é agridoce e um adeus digno para uma série tão inovadora.
Vale a pena assistir Community após 15 anos?
Quando fazemos uma seleção com apenas 15 episódios de uma série com mais de 5 temporadas, é inevitável deixar de fora alguns episódios muito bons, mas os escolhidos compreendem os que se destacaram ao público em geral. Infelizmente, a série não está mais disponível nas principais plataformas de streaming, no entanto, vamos torcer para que isso mude em breve!
De modo geral, Community é considerada uma série de comédia subestimada, isso porque ela não tem um número de fãs tão extravagante como The Big Bang Theory, New Girl ou The Good Place, mas podemos dizer que seus “poucos” fãs são bem fiéis quando se trata de permanecer lembrando e reassistindo a série, tanto que esperam o filme até hoje.
Apesar dos altos e baixos, principalmente nas últimas temporadas, Community ainda encanta devido às tramas e humores bem criativos, saindo da normalidade do que vemos nas comédias nos últimos anos. Se alguém optar por assistir à série pela primeira vez em 2024, provavelmente não se arrependerá, pois qualquer pessoa apaixonada por cultura pop e uma boa sitcom jamais reclamou de dar uma chance a esses 7 alunos da mais caótica universidade comunitária.