The Falcon and The Winter Soldier – 1×01: primeiras impressões da nova série da Disney+

The Falcon and The Winter Soldier – 1×01: primeiras impressões da nova série da Disney+

Estreou, na última sexta (19/03), a mais nova série da plataforma de streaming Disney+. The Falcon and The Winter Soldier é mais uma adição ao universo cinematográfico da Marvel, e que busca estabelecer o estúdio na era das séries de streaming. Contando com muitas expectativas dos fãs tanto da Marvel em geral quanto dos aficionados pelos personagens que protagonizam a história, a série tem o difícil papel de ocupar no coração dos fãs o espaço que sua predecessora, WandaVision, deixou.

Anthony Mackie e Sebastian Stan em The Falcon and The Winter Soldier
Anthony Mackie e Sebastian Stan em The Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Disney/ Marvel Studios/Divulgação)

Profundidade na narrativa pessoal dos personagens

Uma grande expectativa dos fãs, e mais especificamente dos fãs de Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Sam Wilson (Anthony Mackie), era que o potencial dos personagens fosse mais explorado na série. The Falcon and The Winter Soldier indica que seguirá o caminho traçado por WandaVision, adentrando muito mais no universo pessoal dos heróis.

Tanto Sam quanto Bucky, durante muito tempo, foram ofuscados pelo protagonismo de Steve Rogers (Chris Evans). Algumas temáticas importantes da narrativa dos personagens pareceram abandonadas, especialmente com a proximidade do grande evento do universo cinematográfico da Marvel; os arcos de Guerra Infinita e Ultimato. Obviamente, não havia muito espaço para aprofundar alguns personagens, entretanto, com os indicadores do futuro do UCM se aproximando, ignorar essas histórias era impensável. 

Leia também >> WandaVision – 1×01/02: primeiras impressões da nova série da Disney+

Dessa forma, Sam Wilson começa a série enfrentando o importante dilema do qual foi incumbido 一 ser o próximo Capitão América. Os primeiros dez minutos da série já indicam que Steve Rogers fez a escolha certa passando o escudo para o Falcão. Por sinal, Mackie domina completamente o papel, Sam Wilson é cativante, habilidoso e com as típicas preocupações e gentilezas que se esperam do novo Capitão América. Se em Ultimato, Steve provou que era digno do poderoso Mjölnir, o famoso escudo parece também exigir um portador à altura, e Sam já indica que tem todos os requisitos necessários. 

Anthony Mackie em The Falcon and The Winter Soldier
Anthony Mackie em The Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Disney/ Marvel Studios/Divulgação)

A abertura de seu universo pessoal também inclui uma irmã, sobrinhos e um barco da família. Os problemas financeiros dos Wilson dão um ar de seriedade para a série, e também colaboram para o aprofundamento dos personagens. Mais que um passo adiante para atualizar os fãs sobre a atual conjuntura do Universo Marvel após o blip (nome dado ao estalar de dedos do vilão Thanos, que fez com que metade das criaturas vivas desaparecessem), a expansão da realidade dos personagens nos mostra problemas também reais, que quebram um pouco a grandiosa esfera fantasiosa deixada pelas produções mais recentes do UCM. 

A série também indica que irá abordar temas importantes, como racismo e saúde mental, mas sem oferecer muita garantia, por enquanto. Na verdade, o primeiro episódio abre espaço para muitas promessas e expectativas tanto de desenvolvimento, quanto de abordagem de temáticas complexas.

Leia também >> Marvel finalmente investe no protagonismo feminino e na diversidade em nova fase!

Bucky Barnes finalmente parece estar no caminho de lidar com seu passado trágico. Após esse tema ficar suspenso por algum tempo dentro do UCM, está claro que ele nunca foi esquecido. Bucky está fazendo terapia, procurando vingança contra aqueles que o torturaram e tentando restaurar os erros que cometeu no passado por conta da manipulação que sofreu.

Ao que tudo indica, a série não vai tomar um rumo fácil e conveniente, ignorando os traumas vividos pelo personagem e suas consequências em sua vida. Em um primeiro momento, The Falcon and The Winter Soldier parece genuinamente comprometida com as subjetividades das narrativas de seus protagonistas.

Bucky Barnes (Sebastian Stan)
Sebastian Stan em Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Disney/ Marvel Studios/Divulgação)

Talvez essa era de séries construa uma fase no UCM com personagens até mais sólidos dos que os conhecidos anteriormente. Eles têm bem mais que duas horas de tela para mostrarem suas histórias, personalidades e sentimentos. Esse aspecto foi extremamente positivo em WandaVision, que entregou talvez a personagem feminina com mais profundidade já trabalhada no UCM. Agora, a Marvel introduz uma nova fase para um de seus arcos mais importantes, o de Capitão América, e com ares de um futuro promissor. 

O universo de The Falcon and The Winter Soldier

Se o futuro do desenvolvimento dos protagonistas parece promissor, o universo ao redor não é tão certeiro. A chegada de um novo antagonista exige o mesmo comprometimento e maturidade para sua construção. A série também começa com alguns discursos bem marcados que, embora abram margem para uma autocrítica, não indicam com certeza o rumo que a série vai tomar. 

Existe uma grande possibilidade, já aberta por WandaVision, de que os próprios personagens, na atualidade do UCM, questionem as organizações nas quais estão inseridos. O quão longe esse potencial vai se expandir é uma questão que só o tempo pode responder.

A contextualização do mundo após o blip também parece mais profunda na série. Em Spider-man: Far From Home, é possível ver um cenário muito mais cômico sobre a vida após os acontecimentos de Guerra Infinita e Ultimato. Em The Falcon and The Winter Soldier esse cenário é bem mais delicado. 

Leia também >> Capitã Marvel: o filme de super-heroína que qualquer garota queria e precisava!

O cenário para as personagens femininas, por enquanto, ainda não é dos melhores. As únicas mulheres que aparecem por algum tempo em tela ou têm alguma razão de ser em prol dos protagonistas, ou fazem parte de sua família. Sarah Wilson (Adepero Oduye) indica que será uma personagem importante e bem trabalhada, embora não seja possível prever quanto tempo de tela ela terá. A grande expectativa, desde antes da estreia da série, é Sharon Carter (Emily VanCamp), que pode muito bem ser uma ótima adição à equipe. 

Adepero Oduye em The Falcon and The Winter Soldier
Adepero Oduye em The Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Disney/ Marvel Studios/Divulgação)

Sharon também é uma das personagens que foi bastante injustiçada durante sua caminhada no UCM. Frequentemente, a narrativa a reduziu a um mero interesse amoroso de Steve. Como se isso não fosse ruim o suficiente, posteriormente descobriremos, em Ultimato, que ao casar com Peggy Carter, Steve é, possivelmente, o tio de Sharon. 

Tudo pode piorar se ela acabar, dessa vez, sendo reduzida a um interesse romântico de um dos melhores amigos do seu possível próprio tio (com quem já se envolveu). Mas ainda há a esperança de que The Falcon and The Winter Soldier faça jus à agente, tratando ela como mais do que uma substituição simbólica de Peggy Carter (Hayley Atwell).

Contudo, em uma jornada do UCM para uma representatividade feminina mais engajada, a última coisa que as espectadoras precisam é que Sharon seja objetificada como a próxima mulher a ocupar o papel de par romântico do Capitão América. Isso não impede que ela venha a ter algum envolvimento romântico com um dos protagonistas (embora, realmente, ainda não seja o momento), tudo depende da forma como isso será abordado. 

Leia também >> A silenciosa e controversa saga das coadjuvantes da Marvel
Emily VanCamp em pôster de The Falcon and The Winter Soldier
Emily VanCamp em pôster de The Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Disney/ Marvel Studios/Divulgação)

Sharon poderia ter uma linda jornada como protagonista feminina, levando à diante todo o legado de Peggy e sendo uma das representantes da nova era das mulheres no UCM. Só o tempo, entretanto, dirá com certeza qual face da moeda a narrativa vai escolher. 

Anthony Mackie, Emily Van Camp e Sebastian Stan em The Falcon and The Winter Soldier
Anthony Mackie, Emily Van Camp e Sebastian Stan em The Falcon and The Winter Soldier (Créditos: Chuck Zlotnick/Marvel Studios)

Com um imenso potencial, The Falcon and The Winter Soldier abre novas portas muito esperadas pelos fãs tanto do UCM em geral, quanto dos protagonistas em específico. O futuro promissor será traçado por quais dessas portas a narrativa pretende atravessar. As possibilidades de desenvolvimento, aprofundamento e qualidade tanto da construção dos personagens quanto das temáticas abordadas estão diante do espectador.

Dessa maneira, a nova série da Disney tem a chance de, durante sua jornada para coroar um novo Capitão América, questionar os problemas dessa mesma América 一 e de todo o mundo  一 que jura tão arduamente proteger.


Edição e revisão por Isabelle Simões.

Escrito por:

35 Textos

Formada em Jornalismo. Gosta muito de cinema, literatura e fotografia. Embora ame escrever, é péssima com informações biográficas.
Veja todos os textos
Follow Me :