3 filmes com amizades femininas marcantes que vale a pena assistir

3 filmes com amizades femininas marcantes que vale a pena assistir

São tempos difíceis para os sonhadores, como já diria Amélie. O período conturbado em que vivemos nos faz temer o presente e o futuro. Nos perguntamos quem possui o controle dos nossos corpos, por que nos dizem o que devemos vestir, pensar, como agir e qual rumo tomar. É em momentos como esses que ter uma amiga e parceira nos faz lembrar por que estamos aqui.

Nossa força se faz presente também na nossa união. Por isso, se você, assim como eu, precisa de alguém para dar a mão e buscar por dias melhores, aqui vão alguns filmes com grandes amizades femininas para te inspirar!

Pegue um cobertor, sua comida favorita, acenda uma vela cheirosa e lembre-se: você não está sozinha.

A força das amizades femininas: filmes inspiradores para momentos difíceis

Cena do filme "Uma Canta e a Outra Não", de Agnès Varda. - A força das amizades femininas no cinema
Cena do filme “Uma Canta e a Outra Não”, de Agnès Varda

Uma Canta, a Outra Não: o filme feminista de Agnès Varda

Começando essa lista com um filme da querida Agnès Varda, a cineasta francesa que encantou a todos ao redor do mundo. Suas produções são tanto documentais quanto fictícias, pois Varda filmava tudo o que achava bonito — e o mundo é repleto de belezas, afinal de contas.

Em Uma Canta, a Outra Não (no francês original L’une chante, l’autre pas), longa de 1977, conhecemos a dupla Suzanne (Thérèse Liotard) e Pauline (Valérie Mairesse), duas mulheres que têm seus destinos cruzados pela luta dos direitos reprodutivos e outras militâncias feministas e libertárias (bem atual!).

O filme é como um abraço e representa muito bem o que já foi dito: o suporte de outra mulher em momentos difíceis nos dá esperança de dias melhores.

Além de sua história sensível, Varda contempla o espectador com visuais magníficos e nos convida a passear por diversos lugares. No longa, entendemos mais sobre a solidão das mulheres, as dificuldades da maternidade e como é preciso continuar resistindo.

Disponível no streaming MUBI.

"Nosso ventre é NOSSO" | Cena do filme "Uma Canta e a Outra Não"
“Nosso ventre é NOSSO” | Cena do filme “Uma Canta e a Outra Não”

Leia também >> Yellowjackets: mistério, violência e feminilidade

Tangerine: amizade, Natal e identidade queer

Dirigido pelo cineasta independente Sean Baker, Tangerine (2015) foi inteiramente filmado em um iPhone e vai te fazer rir e se surpreender. Além disso, é um deleite visual com cores vívidas e uma estética única dos anos 2010.

Sin-Dee e Alexandra | Cena do filme "Tangerine"
Sin-Dee e Alexandra | Cena do filme “Tangerine”

O longa acompanha as amigas Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) e Alexandra (Mya Taylor) em uma missão: descobrir a verdade sobre o rumor do namorado infiel de uma delas.

Uma odisseia que nos leva a conhecer diversas partes de Los Angeles, mostrando os diferentes lados de uma mesma cidade e seus variados contextos. O filme é um convite para apreciar histórias que fogem da normatividade cis e subvertem os padrões da produção industrial hollywoodiana, na própria cidade onde nasceu Hollywood.

Tangerine é a representação da união que faz a força, que supera e quebra padrões – sem esforço, ele apenas é.

Disponível no streaming FILMICCA.

amizades femininas no cinema
Olha essas cores!!! | Cena do filme “Tangerine”

Leia também >> Linda Linda Linda: uma história que cresce com amizade e música

As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle: amizade e poesia no cinema francês de Éric Rohmer

De volta ao cinema francês, com o queridinho dos filmes aconchegantes: Éric Rohmer! O cineasta, conhecido por representar pessoas comuns da sociedade francesa, acerta mais uma vez no longa de 1987.

A história da amizade de duas jovens francesas, que buscam seguir seus sonhos e encontrar independência, é perfeita para aqueles dias em que tudo o que queremos é um filme leve e descontraído.

Amizades femininas no cinema | Cena de “As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle”

Leia também >> Disque Amiga Para Matar: a melhor série de humor ácido que exalta amizade feminina

O longa é dividido em quatro partes — as quatro aventuras — como uma antologia de vivências das protagonistas, que encontram uma na outra a força e o acalento para viver nesse caos que é o mundo. Elas dividem um apartamento em Paris, brigam com garçons sem noção e fazem de tudo para continuar enxergando a beleza no mundo.

A jornada das personagens é repleta de visuais estonteantes e poesia por todo canto. Reinette e Mirabelle nos ensina a ouvir a natureza, sentir a chuva, apreciar nossa própria arte. Existe algo melhor do que isso?

A gente se ajuda! <3 | Cena do filme “As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle”

Amizades femininas memoráveis no cinema

São tantas amizades memoráveis que é impossível listar todas: Thelma e Louise, as quatro amigas de Sex and the City, Lorelei e Dorothy em Gentlemen Prefer Blondes, além da dupla (muito mais que amigas) de Tomates Verdes Fritos.

Existem infinitas opções de amizades eternas, parceiras de vida e aventura, cada uma à sua maneira, para nos lembrar que sempre teremos umas às outras — não importa o que aconteça, longe da rivalidade que nos é imposta. Seremos amigas!

Qual amizade do cinema você mais gosta? Conte pra gente!

Escrito por:

8 Textos

Baiana, graduanda em Jornalismo pela UFSJ. Apaixonada por cinema, exploradora de gêneros musicais esquisitos e leitora de clássicos russos nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :