[GAMES] Os melhores jogos de 2018 – e com muito protagonismo feminino!

[GAMES] Os melhores jogos de 2018 – e com muito protagonismo feminino!

Chegou aquela época do ano maravilhosa que todo mundo adora! Com certeza não pela polêmica da uva passa, presente em todos os pratos possíveis e inimagináveis, nem pela reunião da família despedaçada na última eleição, mas sim pelas listas de melhores do ano! E se você achou que a categoria games deixaria a desejar mais uma vez, está completamente enganada: cola com a gente e vem se surpreender com essa lista maravilhosa recheada de protagonismo feminino e histórias incríveis!

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Celeste

Começamos o ano muito bem, com este indie que poderia muito bem ser um AAA. No gênero de ação/aventura em plataforma, com artes pixeladas encantadoras, Celeste conta a história de Madeline, uma protagonista obstinada em escalar a montanha que dá nome ao jogo. Ela sofre com problemas de ansiedade e depressão, mas com muita doçura e irreverência nos mostra como superar desafios – que são muitos neste jogo fofo demais, mas extremamente difícil.

Lançado em 25 de janeiro pela desenvolvedora canadense Matt Makes Games, está disponível para PC, PS4, XboxOne e Nintendo Swtich. Celeste é ainda mais especial por sua arte belíssima, assinada pelo estúdio brasileiro MiniBoss, pela indicação ao The Game Awards 2018 na categoria Jogo do Ano, e por vencer nas categorias Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo de Impacto Social da mesma premiação.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Dandara

Mais um jogo made in Brazil para aquecer o nosso coração: no estilo metroidvania 2D, Dandara é um jogo intenso, fluído e com belos gráficos em pixel art. Inspirada na guerreira Dandara dos Palmares, assumimos o controle de uma protagonista negra, forte e cheia de esperança, que busca a sua liberdade e o fim da opressão contra seu povo.

Dandara foi produzido pela desenvolvedora brasileira Long Hat House e distribuído pela sueca Raw Fury em 6 de fevereiro, está disponível para Android, iOS, PC, PS4, XboxOne e Nintendo Switch.

Em meio a tantas personagens femininas fortes, porém sempre brancas, é um presente ter uma personagem mais diversa, ainda mais quando é inspirada em nossa história. E nem preciso dizer que você precisa conhecer essa preciosidade, MESMO!

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Distortions

Achou que não teria mais jogo BR? Então achou errado, porque este aqui é totalmente brasileiro e é um espetáculo de tão lindo! Desenvolvido pela Among Giants, Distortions é um jogo de ação/aventura com vários elementos musicais, e muito imersivo! Os gráficos e a trilha sonora te levam para um ambiente onírico, no qual sua missão é descobrir o que aconteceu com a protagonista, chamada apenas de Garota. Sem querer dar muitos spoilers, é um jogo que nos faz questionar como encaramos os problemas e desafios da vida, e ainda te dá a chance de tocar um violino! E eu já disse que é um jogo lindo?

Lançado em 2 de março, está disponível apenas para PC, e se você tem dúvidas sobre o potencial do mercado nacional de games, dê uma chance a Distortions – juramos que você não vai se arrepender.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Marie’s Room

Este é um jogo casual, indie, de aventura/exploração e gratuito! Marie’s Room merece a sua atenção por ser curto, ideal para quem não tem muito tempo para investir em jogos mais complexos, e por contar com duas personagens femininas, a Kelsey e a Marie.

Os gráficos de Marie’s Room são lindos, ainda mais para um jogo no estilo point and click, e a história é envolvente, repleta de lembranças que precisam ser desvendadas para descobrir o que aconteceu com estas duas amigas.

Foi desenvolvido e distribuído pela like Charlie, lançado em 13 de abril e está disponível para PC.

Leia também:
>> [GAMES] #MyGameMyName: level up para as mulheres no cenário gamer!
>> [GAMES] 5 jogos protagonizados por mulheres que você precisa conhecer!
>> [GAMES] Protagonistas nos bastidores: Mulheres na história dos games, ontem e hoje
melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Detroit: Become Human

Produzido pela Quantic Dream, a mesma desenvolvedora de Beyond Two Souls e Heavy Rain, temos o belíssimo e intrigante Detroit: Become Human. O jogo de ação/aventura, drama-interativo, conta a história dos androides Kara, Markus e Connor, envolvidos no movimento de libertação androide formado pelos Divergentes.

Apesar da representação feminina um tanto fraca, o jogo é válido por levantar questões atuais sobre segregação racial/de classe, violência doméstica e abuso sexual/prostituição, por exemplo, além de discutir a influência destas tecnologias em nossas vidas. A história é bem construída, os gráficos são um espetáculo à parte e proporcionam uma imersão sem igual, até para quem não é fã do gênero sci-fi.

Lançado em 25 de maio, Detroit: Become Human também foi indicado ao The Game Awards nas categorias Melhor Direção e Melhor Narrativa, e é exclusivo para PS4.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Octopath Traveller

Mais um super indicado ao The Games Awards com Melhor Trilha/Música, Melhor RPG e Melhor Direção de Arte, Octopath Traveller poderia ser só mais um JRPG, mas é uma obra de arte!

Misturando personagens em sprites de 16bits com ambientes e efeitos em alta definição (HD), este jogo enche nossos olhos de lágrimas. Além disso, conta com 8 personagens jogáveis, sendo que 4 são mulheres: a sacerdotisa Ophilia, a mercadora Tressa, a bailarina Primrose e a caçadora H’annit. As histórias destes exploradores são muito bem construídas e pra quem gosta de JRPG, combate por turnos e pixel art de qualidade este é O JOGO!

Octopath Traveller foi lançado em 13 de julho pela Square Enix e é exclusivo para Nintendo Switch.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Pixel Ripped 1989

E por acaso você achou que não teríamos um jogo em realidade virtual? Olha aqui o sensacional Pixel Ripped 1989, com muitas indicações, vencedor de prêmios e criação de uma brasileira! A Ana Ribeiro, que largou tudo pra viver deste sonho, é a responsável por essa obra de arte que te transporta direto para a década de 80. A jogadora encarna a personagem Nicola, de 9 anos, com a qual é possível interagir com o cenário e jogar seu game favorito, o Pixel Ripped – cuja heroína e grande salvadora do dia é a incrível Dot.

Pixel Ripped 1989 foi desenvolvido pela ARVORE Immersive Games Inc., lançado em 31 de julho e está disponível para PlayStation VR, Oculus Rift, Samsung Gear VR e HTC Vive.

Leia também:
>> [GAMES] 8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
>> [GAMES] Overwatch e a diversidade de mulheres nos games
>> [CCXP 2018] Presença feminina é cada vez maior na Comic Con Experience!
melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Shadow of the Tomb Raider

A musa dos games de todo o sempre estaria nessa lista, sim ou claro? Shadow of the Tomb Raider é o terceiro título desta última geração de games sobre a diva Lara Croft e provou que finalmente a franquia Tomb Raider está no caminho certo.

Este é o maior título da trilogia e se passa na América do Sul, palco para uma aventura em busca de resposta sobre seu passado e, de quebra, salvar o mundo do apocalipse maia. Vale a pena porque o jogo melhorou muito em relação aos recursos anteriores, graficamente está lindo de ver e a imersão ao jogar está ainda maior.

Shadow of the Tomb Raider foi lançado em 14 de setembro pela Square Enix/Crystal Dynamics, também foi indicado ao The Game Awards na categoria Melhor Jogo de Ação/Aventura, e está disponível para PC, PS4 e XboxOne.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Battlefield V

Aqui nós temos um exemplar de jogo FPS, de uma das melhores franquias deste gênero, para quem é fã ficar feliz e satisfeito com esta lista.

Battlefield V causou muito alvoroço quando foi anunciado, por colocar uma protagonista feminina na linha de frente da Segunda Guerra Mundial, mas é muito mais que isso. Male tears à parte, o jogo está muito lindo graficamente, os efeitos sonoros são extremamente imersivos, o enredo também está ótimo e é possível dar uns tiros com personagens femininas que definitivamente não estão pra brincadeira! Além disso, Battlefield V conta com muitos modos multiplayer e variedade na customização dos personagens.

Desenvolvido pela EA Dice e publicado pela EA, foi lançado em 20 de novembro e está disponível para PC, PS4, XboxOne.

melhores jogos de 2018
Imagem: Reprodução/ Divulgação

Assassin’s Creed Odyssey

A mais nova menina dos olhos da Ubisoft não poderia ficar de fora desta lista, não é? Também indicado ao The Game Awards, nas categorias Jogo do Ano, Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Direção de Arte, Assassin’s Creed Odyssey pertence a uma das franquias mais importantes da história.

O título tem gráficos para deixar qualquer um em êxtase e é o primeiro a contar com uma protagonista feminina forte, esperta, linda e que é uma guerreira de tirar o fôlego. Na Grécia Antiga a jogadora viverá uma odisseia para desvendar seu passado e salvar o mundo, em uma aventura na qual poderá jogar com os espartanos Alexios ou Kassandra – e se eu fosse você escolheria ela, que chegou para mostrar como chutar bundas com precisão, classe e elegância.

Assassin’s Creed: Odyssey foi lançado em 5 de outubro e está disponível para PC, PS4, XboxOne e Nintendo Switch.

Terminamos esta lista lindíssima com a certeza de que estes 10 jogos ficarão marcados na história, assim como já estão em nossos corações apaixonados por games. Tem protagonismo feminino, tem diversidade de histórias, de personagens e tem opção pra todos os gostos (e bolsos)! Nos resta dizer que nem foi difícil fazer a lista deste ano e que estamos confiantes de que o próximo será ainda melhor no quesito representatividade feminina em jogos. Então #sóvem 2019!

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :