Trabalhar na indústria do cinema: saiba mais sobre esta carreira!

Trabalhar na indústria do cinema: saiba mais sobre esta carreira!

Como trabalhar na indústria do cinema? Veja por onde começar sua carreira!

Em algum momento da vida, quase toda garota já sonhou em participar ou estrelar seus filmes favoritos. Enquanto crescemos, muitas vezes esse sonho acaba ficando guardado no cantinho da memória: poder ter como trabalhar na indústria do cinema.

O que acontece é que muitas vezes nós vemos as superproduções na tela e esquecemos de toda a equipe que faz esse conteúdo acontecer. Portanto, existem vários tipos de emprego dentro da produção audiovisual, além dos astros de Hollywood.

Nunca parou e pensou sobre isso? Então aqui a gente te mostra quais as profissões disponíveis e como trabalhar na indústria do cinema pode ser mais fácil do que você pensava. Para aprender como, é só seguir acompanhando os próximos tópicos para entender como funciona.

Como é o mercado de trabalho na indústria do cinema?

A comunicação é um ramo em constante evolução, para todos os segmentos possíveis: televisão, produção de filmes, serviços de streaming e conteúdos para internet. É um segmento que cresce a cada ano.

Segundo o relatório anual da Motion Picture Association (MPA), a agência que representa os maiores estúdios nos EUA, o crescimento do cinema e audiovisual em 2021 foi de 81%. Ou seja, o campo não falta para você desbravar e trabalhar.

Existem boas carreiras para as mulheres na indústria do cinema?

Apesar da atuação dos movimentos pró-igualdade dos gêneros dentro do cinema, a área ainda possui pouca expressividade feminina. Não que seja uma tarefa impossível trilhar uma carreira de sucesso dentro do ramo, mas é preciso dedicação.

Normalmente, as áreas de maior prestígio, como roteiro e direção, sempre acabam ficando sob as rédeas dos homens (e com mais idade, na maioria). Portanto, cabe a você que está lendo e tem interesse, mudar esse cenário ocupando esses espaços com qualidade.

O cinema precisa de mais mulheres em posições de destaque, e tudo começa também na qualificação. Isso mesmo, na vontade de estar e pertencer àquele lugar e de tornar seu sonho profissional uma realidade, bora lá?

Quais as profissões relacionadas ao cinema?

Como citamos lá no começo deste conteúdo, a área do cinema é maior do que somente quem aparece nos filmes. Além do elenco em uma produção, existem também várias outras profissões que fazem parte desse tipo de trabalho:

  • Diretora de fotografia
  • Continuísta
  • Cenógrafa
  • Maquiagem para cinema
  • Roteirista
  • Figurinista
  • Atriz
  • Sonoplasta (técnico de som)

O que é preciso para trabalhar no cinema?

Então, agora que você já sabe algumas áreas para trabalhar na indústria do cinema, vêm a dúvida: tudo bem, mas como começar? Antes de encontrar seu primeiro emprego é preciso se capacitar, através da graduação ou tecnólogo. Conheça algumas opções para a indústria do cinema

Produção Multimídia

O curso de Produção Multimídia é um tecnólogo (2 anos de duração) com um pouco mais de restrição dos conteúdos. Esse tipo de capacitação é para quem gosta de animações, redes sociais ou quer trabalhar na indústria de cinema com a parte de divulgação.

Afinal, um dos pilares desse curso é a animação 3D, que pode ajudar a desenvolver as habilidades de quem curte os longas animados. Por isso, se essa é sua vontade, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa qualificação.

Cinema e audiovisual

De uma forma bem generalista, o curso de Cinema e Audiovisual prepara as profissionais para atuarem em diferentes tipos de mídias. Portanto, você pode atuar na televisão, rádio, cinema, internet e tudo o que for relacionado à comunicação.

Diferente dos outros dois tipos de cursos, ele possui 4 anos de duração e também serve para quem quer atuar ou escrever roteiros. Se você ainda não sabe para que rumo do cinema quer seguir, essa graduação pode te ajudar bastante a ter um leque maior de opções.

Filmmaker

O curso de tecnólogo como Filmmaker te dará a capacitação para trabalhar nas produções cinematográficas. Ao contrário dos outros cursos que são mais generalistas, nesse tipo de capacitação você será direcionada para os curtas e longa metragens.

Por isso, o curso é inteiro voltado para a parte teórica e prática dos bastidores de uma produção. Esse tipo de conteúdo te prepara para ser integrante da equipe que faz os filmes acontecerem.

Outros cursos relacionados

Ainda, existem algumas áreas dentro do cinema para as quais você pode se especializar sem precisar necessariamente fazer essas faculdades. Por exemplo, a parte de maquiagem artística (aquelas que fazem os efeitos especiais) tem cursos específicos.

Então, cara leitora, a dica é você escolher uma área que realmente goste dentro das profissões na indústria do cinema e estudar bastante. Se mantenha sempre em atualização e procure produções menores para começar a criar um bom portfólio e seguir carreira.

Como montar um currículo para vaga na área de cinema?

Depois da especialização e estudos, hora de encontrar sua vaga para trabalhar na indústria do cinema. E qual a melhor opção para conseguir a contratação, senão escrever um bom currículo para a área?

Porém, se você quiser realmente ser a mais nova contratada da empresa, não adianta só jogar os conteúdos no currículo e seja o que Deus quiser. É importante ser a profissional que o mercado procura e passar esse perfil para seu documento profissional.

Confira algumas dicas para escrever um bom currículo e ter como trabalhar na indústria do cinema, com aquele emprego dos sonhos:

  • Pesquise bem sobre o tipo de profissional que as empresas buscam;
  • Analise bem a vaga de emprego e a empresa (não tenha preguiça na hora das pesquisas);
  • Crie um currículo original e único para cada oportunidade (os recrutadores detestam textos padronizados);
  • Escreva com uma linguagem amigável, mas sem exagerar;
  • Adicione todas as informações importantes: contatos, resultados positivos, formação, experiências, habilidades e objetivos.

E claro, é super importante também montar um portfólio com todas as suas atividades dentro da área. As produções que participar, projetos que realizar e outros conteúdos que mostrem suas habilidades para começar em um novo emprego na área de cinema.

Mas se não tiver nenhuma experiência anterior, tudo bem. Lembre que sempre se pode dar o primeiro passo na carreira. Ao criar seu currículo (CV), mostre seus pontos fortes e habilidades, além da disposição para aprender novos conhecimentos.

Quais as habilidades de um profissional na indústria do cinema?

Mas a gente sabe que na hora de escolher uma profissão, pode bater aquela insegurança: será que eu tenho o perfil para essa área? É uma dúvida comum, que quase todo profissional já teve em algum momento.

Por isso, não basta só escolher um emprego dos sonhos, é preciso ter aptidão para trabalhar na indústria de cinema. Quer saber se essa é sua vocação? Então confira algumas das principais habilidades necessárias para se sair bem nesse papel:

  • Criatividade, aquela visão “fora da caixinha”;
  • Conhecimento e afinidade com tecnologias (o cinema está em constante evolução, você também precisa estar);
  • Pensamento estético;
  • Afinidade e gosto por artes;
  • Pensamento crítico e analítico;
  • Habilidade para trabalhar com pessoas;
  • Boa capacidade de resolução de problemas;
  • Trabalho em equipe.

E então, enxergou vários desses pontos em seu perfil profissional? Se você marcou vários desses pontos, talvez seja hora de começar a trilhar sua carreira sob os holofotes. E agora, depois de ler esse conteúdo, com um preparo muito maior para dar os primeiros passos em busca da contratação.

Crédito (foto): Unsplash

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :