[EVENTO] CCXP Tour Nordeste 2017: Conheça as Mulheres da Artist’s Alley

[EVENTO] CCXP Tour Nordeste 2017: Conheça as Mulheres da Artist’s Alley

Entre os dias 13 e 16 de Abril, o Nordeste vai receber em Recife a primeira edição da Comic Con Experience Tour. A CCXP Tour Nordeste 2017 divulgou oficialmente a lista de artistas que irão compor o já tradicional Artist’s Alley, que contará com quadrinistas, ilustradores, coloristas e animadores independentes, iniciantes ou profissionais. Um tema bastante discutido no meio tem sido a visibilidade e disposição de espaço para o seu trabalho de artistas mulheres, que enfrentam diversas dificuldades em sua inserção no mercado gráfico.

Da lista de 175 artistas, apenas 33 são mulheres. A participação da CCXP Tour Nordeste já está fechada, mas o que nós podemos fazer é incentivar as artistas que representarão as mulheres nesses dias e prestigiar as suas mesas! Confira a lista de mulheres que estarão na Artist’s Alley dessa Comic Con Experience e siga o trabalho delas.

CCXP Tour Nordeste

Adriana Melo (MESA A13-14)

Ingressou no mercado de quadrinhos depois de ter uma avaliação de portfólio, em uma convenção de quadrinhos em São Paulo, ainda aos 18 anos. Depois de um tempo treinando ao lado de outros desenhistas já ativos na indústria, veio a primeira oportunidade: Homem de Ferro. A partir daí vários títulos se seguiram: Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Star Wars: Empire, Rose & Thorn, Witchblade, Sinestro Corps: Parallax, Miss Marvel, Birds of Prey e Catwoman, entre títulos mensais e especiais. Atualmente, Adriana é a desenhista de New Adventures of the Ninth Doctor para a editora Titan Comics.

CCXP Tour Nordeste


Aline Lemos (MESA C05)

CCXP Tour Nordeste

Aline é natural de Belo Horizonte e produz quadrinhos e zines de forma independente desde 2013. Publicou o fanzine Melindrosa – Folhetim erótico político fantástico do século XXI, finalista no prêmio HQMix 2015 nas categorias Publicação Independente Edição Única e Novo Talento Desenhista. É colaboradora dos portais Lady’s Comics e Marsam Graphics e publica em sua página Desalineada. Nesta edição da CCXP, irá lançar seu livro Artistas Brasileiras em Quadrinhos.

CCXP Tour Nordeste


Amanda Aquino (MESA F03)

CCXP Tour Nordeste

Formada em Design / Mestranda em Design [UFPE]. Trabalhou em empresas de jogos e de publicidade. Atualmente trabalha como ilustradora e animadora freelancer. Apaixonada pela cultura japonesa, e também por quadrinhos e animações em geral, ela mal pode esperar por esse evento incrível!

CCXP Tour Nordeste


Anna Charlie (MESA F03)

CCXP Tour Nordeste

Anna Charlie é fruto do trabalho da Anna Maeda como ilustradora. A artista gosta de contar pequenas histórias e sentimentos por linhas e cores. Seus temas favoritos envolvem garotas, flores, animais e um toque de poesia. Anna aplica suas criações em diversas superfícies, como canecas, pratos decorativos, e no bom e velho papel.

CCXP Tour Nordeste


Atóxico (MESA D16)

CCXP Tour Nordeste

Atóxico (Renata Nolasco) é natural de Mossoró-RN e atua como Ilustradora e Quadrinista desde 2014. Com 21 anos, é formada em Jornalismo, porém a paixão pelos quadrinhos falou mais alto e vem trabalhando desde então com a proposta de tiras informativas. Está em processo de finalização de sua primeira novela gráfica ficcional, chamada “Apenas Ana”. Renata administra a página Atóxico no Facebook e Instagram, e publica seus quadrinhos no Medium e Tumblr. Seu trabalho tem como característica principal as cores vibrantes e traços caricatos que remetem ao estilo cartoon.

CCXP Tour Nordeste


Bianca Pinheiro (MESA E03-04)

CCXP Tour Nordeste

Formada em Artes Gráficas e pós-graduada em Histórias em Quadrinhos, Bianca Pinheiro começou a publicar webcomics em 2012. Sua obra mais famosa, Bear, está no terceiro volume e é publicada pela Editora Nemo desde 2014. A história narra as aventuras de uma menina perdida em busca dos pais e encontra um urso que se torna seu amigo. A quadrinista também é responsável pela graphic novel Mônica, do projeto Graphic MSP da Mauricio de Sousa Produções, e pelas HQs independentes Dora (2014) e coautoria em Meu pai é um homem da montanha (2015). Além de algumas short comics independentes: Sustenido (2012), Adeus, Lourdes (2012), Ouro de Tolo (2012), Me Deixa Entrar, Mariana (2013), 24 Horas de Quadrinhos (2014), A Hora da Bruxa (2015) e O Instante (2015).

CCXP Tour Nordeste


Azuos (MESA F03)

CCXP Tour Nordeste

Azuos é professora de Desenho Técnico e Artístico. Estudante de Licenciatura em Expressão Gráfica [UFPE]. Estagiou como mediadora, oferecendo cursos de ilustração para a Prefeitura do Recife, e como ilustradora em empresas de jogos educativos. Atualmente trabalha como ilustradora freelancer.

CCXP Tour Nordeste


Blenda Furtado (MESA E10)

CCXP Tour Nordeste

Trabalha como ilustradora e arte finalista, produção de artes encomendadas, ilustração institucional e editorial desde 2009. Atualmente está participando com desenhos publicados em livros relacionados a quadrinhos, ilustração, RPG e outros. Suas últimas publicações foram como Arte Finalista do Selo Pagu Comics do Streaming de Quadrinhos Social Comics, além de ilustrações para livros de RPG publicados nos livros Só Aventuras V.04 e Mundo dos Deuses da Editora Jambô.

CCXP Tour Nordeste


Brendda Lima (MESA A18)

CCXP Tour Nordeste

Brendda Lima é ilustradora e colorista. Faz quadrinhos em parceria com o coletivo Netuno Press e é bruxa gótica nas horas vagas.

CCXP Tour Nordeste


Cris Camargo (MESA F02)

CCXP Tour Nordeste

Gaúcha radicada em São Paulo, Cris Camargo é formada em Comunicação e trabalha como editora e produtora de conteúdo digital, além de fazer freelances como ilustradora. Desenha desde que se conhece por gente. No momento, se dedica à produção e publicação da minissérie em quadrinhos O Último Maranishi, em versão digital e impressa.

CCXP Tour Nordeste


Cris Peter (MESA C09-10)

CCXP Tour Nordeste

Com 15 anos de experiência em colorização de quadrinhos, já trabalhou para as editoras DC Comics, Marvel, Dark Horse e Image, em títulos como Superman/Batman, Astonishing X-Men, Quarteto Fantástico, Capitão América & Namor e Hawkeye vs Deadpool. Em 2012, tornou-se a primeira brasileira indicada ao Prêmio Eisner. Seu trabalho também pode ser visto nas Graphic MSP Astronauta – Magnetar, Astronauta – Singularidade e Astronauta – Assimetria, com arte e roteiro de Danilo Beyruth. Escreveu o livro O Uso das Cores e atualmente desenvolve um projeto autoral, Patas Sujas, com o coletivo Estúdio Complementares e a desenhista Érica Awano. Cris também está envolvida no selo Pagu Comics como autora do título Quimera. Participou da organização de painéis sobre diversidade, apresentados nas edições anteriores da CCXP, juntamente com Rebeca Puig e colaboradores.

CCXP Tour Nordeste


Cristina Eiko (MESA E09)

CCXP Tour Nordeste

Cristina Eiko nasceu em São Paulo-SP e formou-se em Design Digital. Trabalhou com webdesign e, fã de animação, entrou no mundo da animação como assistente em Asterix e os Viking, passando pelo Segredo de Kells e Uma História de Amor e Fúria. Viciada em quadrinhos, participou de um fanzine com amigos, fez tirinhas de dor-de-cotovelo e hoje em dia produz o Quadrinhos A2, criado com Paulo Crumbim em 2010, que conta com 4 volumes até agora. Também, junto com Paulo, fez Penadinho – Vida, uma das Graphics MSP, em 2015.

CCXP Tour Nordeste


Dessamore (MESA D03)

CCXP Tour Nordeste

Dessamore é ilustradora profissional desde 2014. Iniciou na área artística por incentivo de amigos e familiares. Mesmo tendo pouco tempo na área, seus objetivos e sonhos sempre estão voltados para a área de ilustração. Fez seu primeiro zine no começo de 2017, que será lançado na CCXP. Um zine cheio de desafios para quem também gosta de ilustrar. Mantém um blog onde fala sobre a vida de ilustrador e materiais artísticos. Seus objetivos para o futuro são muitos e estão só começando.

CCXP Tour Nordeste


Dharilya (MESA F09)

CCXP Tour Nordeste

Dharilya desenha desde criança, e sempre gostou de explorar fantasia e terror de uma forma doce e delicada em seus trabalhos. Em 2014 publicou seu primeiro quadrinho, Entre Monstros e Deuses pela editora JBC na antologia HENSHIN! mangá. Em 2015 publicou de forma independente A Lojinha Mágica de Medos da coleção Relicário HQ, indicado ao Troféu HQMix em 2016. Atualmente ela trabalha em seu projeto pessoal, Candy Machine e acredita que 2017 promete bastante novidades.

CCXP Tour Nordeste


Gio Guimarães (MESA C11)

CCXP Tour Nordeste

Giovanna Guimarães saiu rabiscando papéis e paredes desde criança. Aventurou-se na UFMG e mergulhou fundo no mundo da ilustração, quadrinhos e animação: suas paixões. Entre outros trabalhos, colorizou quadrinhos, criou capas e séries de cards para o mercado americano, e trabalhou em longas-metragens e séries de animação como o Irmão do Jorel na 2DLab e Copa Studio, no Rio de Janeiro. Atualmente reside em São Paulo, trabalhando como ilustradora sênior na Cool Mini Or Not, onde cria artes para games. Desenvolve projetos pessoais de ilustração, quadrinhos, animação e toy arts, e não consegue decidir se é mais viciada em Wacon e bytes ou em tintas e papéis.

CCXP Tour Nordeste


Ilustra,Lu (MESA D03)

CCXP Tour Nordeste

Luiza de Souza tem 24 anos, cursou Comunicação Social na UFRN e largou a vida de agência pra trabalhar com ilustração desde o início de 2014. Publicou a HQ Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos em 2014 – que já está em sua 2ª edição, o zine Marcela Mulher Melhore em 2015 e começou a web-comic Os Cool Kids em 2016. Fez trabalhos para pessoas incríveis com histórias bonitas, agências de publicidade descoladas, portais de notícias locais e murais em diversos estabelecimentos comerciais do Rio Grande do Norte. Na CCXP Tour lançará os zines O Inventário Amoroso de Marcela e Shipp. <3

CCXP Tour Nordeste


Ise Nishi (MESA H20)

CCXP Tour Nordeste

Radicada em Fortaleza, sempre sonhou em seguir carreira artística, inspirada por uma infância cercada de lutas com cosmos e guerreiras lunares. Dona de um gênio tipicamente capricorniano, adora passar as suas tardes livres em livrarias em busca de livros infantis ilustrados, artbooks de animação e quadrinhos. Juntamente com o Edu Matos e a Debora Nishi, faz parte do coletivo Entre as Sarjetas, publicando webtiras semanalmente, desde 2015.

CCXP Tour Nordeste


Janaina Araújo (MESA C14)

CCXP Tour Nordeste

Janaina Araújo é colaboradora do Studio PBR, que foi fundado por alguns amigos seus, e estuda Design na Universidade Federal de Alagoas. Sua área de atuação é o Design Gráfico, especialmente em Histórias em Quadrinhos ou Arte Sequencial. Atualmente faz histórias em quadrinhos, ilustrações, tirinhas, roteiro, diagramação, entre outros, mas sua especialidade é a Arte Final. Desenha desde a adolescência, mas está se profissionalizando desde 2012 até então.

CCXP Tour Nordeste


Ju Veríssimo (MESA G10)

CCXP Tour Nordeste

Ju Veríssimo é natural de Campina Grande/PB. Apesar da pouca idade, já participou de projetos onde trabalhou com desenvolvimento de identidade visual, diagramação e colorização. Marieta é o primeiro livro que eles José e Ju (pai e filha) produziram juntos, mas não deve ser o último.

CCXP Tour Nordeste


Júlia Pinto (MESA H10)

CCXP Tour Nordeste

Alagoana morando em terras Alencarinas, formada em Artes Visuais pela Universidade de Fortaleza. Começou a trabalhar com quadrinhos em 2010, desde então faz trabalhos de arte-final (Dark Horse, Dynamite Entertaiment, Avatar Press) e ilustração (Marvel Comics, DC Comics, Valliant Entertainment). Site  Email: [email protected]Instagram

CCXP Tour Nordeste


Laís M. (MESA B07)

CCXP Tour Nordeste

Recifense nascida e crescida nessa cidade. Cursa design na UFPE e atualmente trabalha na Editora Universitária. Pegou gosto pelo desenho quando era ainda menor do que é hoje. Foi uma criança muito agitada, o que fez seus pais tentarem preencher todo o meu tempo e gastar toda sua energia com atividades físicas e artísticas, e foi assim que eu começou a gostar de fazer arte. Por volta dos 11 anos já dominava a pintura a óleo (e também já era uma criança muito mais calma para alivio dos meus pais), mas só durante a adolescência descobriu a pintura digital, a qual se tornou de longe sua maior paixão. Seus grandes objetivos são o trabalho como designer editorial e também a construção na carreira de quadrinista e ilustradora.

CCXP Tour Nordeste


Luna (MESA B07)

CCXP Tour Nordeste

Luna Bianca Guimarães Praun – ou simplesmente LUNA – é uma artista digital nascida e criada no Recife. Pegou gosto por desenhar quando criança e desde então não parou mais (e nem pretende). Tem preferência pela arte digital, mas se aventura por técnicas tradicionais como aquarela e guache. Sempre gostou muito de criar histórias e agora quer mostrá-las ao mundo. Sua primeira HQ, MOIRA, será lançada em forma de fanzine na CCXP.

CCXP Tour Nordeste


Marília Feldhues (MESA D07)

CCXP Tour Nordeste

Começou sua vida profissional em 2007, trabalhando com arte para material educativo digital. Em pouco tempo começou a trabalhar na área de jogos, animando e fazendo desenvolvimento visual. Como freelancer, paralelamente ao trabalho com jogos, já executou projetos na área de ilustração editorial para livros e revistas, ilustrações institucionais e projetos para quadrinhos. Em 2016 teve seu primeiro lançamento de quadrinho, o Cemitério dos Sonhos, roteiro do Miguel Peres. Faz um ano também que está trabalhado como diretora de arte para animação, área pela qual tem imensa paixão. Recentemente começou a produção do seu primeiro curta-metragem de animação, o Adeus, que será sua estreia como diretora.

CCXP Tour Nordeste


Milena Azevedo (MESA E10)

CCXP Tour Nordeste

Milena Azevedo já foi professora de história e empresária, mas atualmente segue como roteirista de histórias em quadrinhos, integrando a equipe do Pagu Comics, com a HQ Haole. É resenhista do Universo HQ e colunista do Substantivo Plural. Já publicou quadrinhos em coletâneas regionais, nacionais e em Portugal. Em 2013, junto com o chargista Brum, fundou a MBP (selo independente de quadrinhos), lançando O Guarda-Vidas e as coletâneas Visualizando Citações (finalista por duas vezes consecutivas do Troféu HQ Mix) e Fronteira Livre (finalista do Troféu HQ Mix e do 42º Festival de Angoulême – categoria BD Alternativa). Organiza eventos de cultura pop na cidade do Natal, além de ser a curadora do setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.

CCXP Tour Nordeste


Natália Prata (MESA F09)

CCXP Tour Nordeste

Ilustradora freelancer formada em Arquitetura e Urbanismo. É apaixonada por cultura pop, e esse amor reflete nas paletas de suas ilustrações. Seu passatempo favorito é desenhar garotas de estética fofa. Além disso, preza por uma melhor representação feminina na mídia.

CCXP Tour Nordeste


Nickyzilla (MESA C08)

CCXP Tour Nordeste

Nickyzilla é formada em Design Gráfico, Monique Alencar sempre foi apaixonada por quadrinhos, games, cartoons, e arte em geral. Desde criança passava horas à fio desenhando constantemente seus personagens e universos favoritos, sempre tendo muito respeito e admiração por todos os profissionais envolvidos na área de ilustração (desenhistas, coloristas, arte-finalistas, etc). Em 2013 começou a trabalhar ativamente no ramo e desde então exerce o ofício como artista freelancer. Atualmente está organizando os projetos de dois quadrinhos diferentes e espera trazer a mesma alegria que sempre sentiu a outros futuros apreciadores e leitores.

CCXP Tour Nordeste


Renata Rinaldi (MESA C09-10)

CCXP Tour Nordeste

Mineira, ilustradora, publica quadrinhos desde 2013. Nasceu em cidade minúscula e cresceu em cidade pequena, mas atualmente vive e estuda em Brasília. É artista visual com o fervoroso desejo de contar histórias, pois possui o grande deslumbramento por narrativas de várias formas: ilustra, cria zines, livros-objetos, quadrinhos, desenhos e grandes planos mirabolantes. Esse desejo desembocou em aventuras diversas: fez tirinhas com selo Batata Frita Murcha, fundou e é atual integrante do coletivo de mulheres quadrinistas a Mandíbula, fez parte de diversas Antologias dentre elas o Jornal Pimba (Brasília – DF), a PLAF (Recife – PE), a Basídio (Uberlândia – MG) , a Mês (Brasília – DF), dentre outras. É integrante do selo PAGU Comics, onde é desenhista do título trimestral D.A.D.A. publicado no Social Comics através da Editora Cândido, além das jornadas solo: Labirinto Em Linha Reta, O Pequeno Bapho e Last Rose, lançadas no cenário independente. Publica suas produções em sua página no Facebook Mandíbula e no instagram: @tintaderaposa. Entre um rolê e outro, gosta muito de assistir desenhos e tomar chá.

CCXP Tour Nordeste


Renata Aguiar (MESA D11-12)

CCXP Tour Nordeste

Desenhista desde muito pequena, criou vergonha na cara e começou a trabalhar profissionalmente com ilustração em 2013. É publicitária de formação, designer por opção e ilustradora por coração. Apaixonada por livros e ilustração infantil, juntou seus cadernos e lápis em uma sacolinha presa em um galho e cruzou o oceano para aprender mais. Adepta a desenhos com cores fortes e traços soltos, personagens com anatomia duvidosa, desproporcionais, cabeçudos, pernudos e extremamente fofinhos, juntando tudo isso criando o projeto The Palette Challenge.

CCXP Tour Nordeste


Sapo Lendário (MESA C07)

CCXP Tour Nordeste

Sapo Lendário é um casal de designers e ilustradores pernambucanos. O estúdio iniciou a um pouco mais de 4 anos e juntos trabalham unindo seus estilos, criando novos projetos e ideias de ilustração. 

CCXP Tour Nordeste


Senhoritas de Patins (MESA C13)

CCXP Tour Nordeste

Senhoritas de Patins é um estúdio independente de quadrinhos e ilustração fundado em 2014. As mentes conspiradoras desse projeto pertencem às amigas Fabiana Signorini e Kátia Schittine! Ambas são formadas em Cinema de Animação pela UFMG. Elas adoram desenhar, criar novas histórias e fazem trabalhos colaborativos de quadrinhos desde 2003! O nome Senhoritas de Patins é uma brincadeira com as traduções literais dos sobrenomes das artistas. 

CCXP Tour Nordeste


Schimerys Baal (MESA C03)

CCXP Tour Nordeste

Schimerys Baal é colorista, iniciando seu trabalho com quadrinhos em 2007, para editoras independentes nos Estados Unidos e desde 2015 iniciou como colorista da Dynamite Entertainment, trabalhando nos títulos Army of Darkness, e na série oficial da banda de rock KISS.

CCXP Tour Nordeste


Suzanne Cascardi (MESA B11)

CCXP Tour Nordeste

Suzanne Cascardi tem 26 anos e nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo. É ilustradora digital, formada em Desenho e Animação. Trabalha como ilustradora freelancer desde 2010, e tornou-se um membro da Kinoene Arts e também do estúdio Tonnelada em 2013. Encontra na ilustração e nos quadrinhos um meio para se expressar e inspirar outros a seguir seus sonhos, levando isso em consideração, estará na CCXP Tour com seu primeiro Artbook: o LUME, um compilado de criações de personagens, ideias e releituras do mundo fantástico que sempre serviu como referência em suas produções.

CCXP Tour Nordeste


Thais Gualberto (MESA H19)

CCXP Tour Nordeste

Formada em Arte e Mídia pela UFCG, começou a se dedicar aos quadrinhos no fim de 2009, quando criou sua personagem Olga, a sexóloga taradóloga. Em 2010 formou o Coletivo WC com outros quadrinistas paraibanos, com quem publicou duas edições da revista Sanitário. Também integrou o projeto da revista Inverna, uma publicação pensada para divulgar o trabalho de quadrinistas brasileiras. Ministra oficinas na área de quadrinhos desde 2013, sendo a primeira “O processo de produção de quadrinhos para ‘não desenhistas’“ no SESC Ribeirão Preto. Participou de diversas exposições coletivas e teve uma exposição solo na Aliança Francesa de João Pessoa em 2014. Lançou seu quadrinho Olga, a sexóloga de forma independente em 2015 e publicou tirinhas nos jornais A União e Folha de S. Paulo. Atualmente é colaboradora do Lady’s Comics e coordenadora de quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba desde 2014, onde dá aulas, coordena os projetos “Espaço HQ”, “Tertúlia HQ”, “Quadrinhos Intuados – Encontro regional sobre histórias em quadrinhos” e é responsável pela Gibiteca Henfil, fundada por Henrique Magalhães em 1990.

CCXP Tour Nordeste


Brendda Lima (MESA A18)

Brendda Lima é ilustradora e colorista. Cearense, já publicou três quadrinhos pelo selo coletivo Netuno Press. Na mesa A18 da CCXP tour nordeste vai ser possível encontrar o Manual de Sobrevivência à Vida Adulta, seu último lançamento, além de ilustrações e todos os volumes de Mayara e Annabelle.

Escrito por:

8 Textos

Renata Nolasco é ilustradora e quadrinista - assina seus trabalhos como Atóxico. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, gosta de Neil Gaiman, ficção científica, pizza, quadrinhos independentes e The Authority. Queria ser a Jenny Sparks.
Veja todos os textos
Follow Me :