Filmes dirigidos por mulheres na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Filmes dirigidos por mulheres na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (São Paulo Int’l Film Festival) acontece de 19 de outubro a 1 de novembro, apresentando 360 filmes em 24 salas de cinema e espaços culturais na cidade. O evento abrange diversas categorias, incluindo “Novos Diretores”, “Mostra Brasil” e “Perspectiva Internacional”.

Na categoria “Perspectiva Internacional”, destaca-se o filme Anatomia de Uma Queda (Anatomy Of A Fall) da diretora francesa Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023. Enquanto na “Mostra Brasil”, Carolina Markowicz se destaca com seu filme Pedágio, após ter recebido o prêmio de Talento Emergente no Festival de Toronto.

Para ampliar a visibilidade do trabalho das mulheres no cenário nacional e internacional do audiovisual, apresentamos a lista completa de obras criadas por cineastas brasileiras, juntamente com sugestões de títulos internacionais para você conferir!

Filmes nacionais dirigidos por mulheres na 47ª Mostra de São Paulo

A Alegria é a Prova dos Nove

Direção: Helena Ignez 

Uma narrativa memorial e de amor sobre a viagem realizada ao Marrocos nos anos 1970 por Jarda Ícone, artista, sexóloga e roqueira octogenária —como ela mesma se define—, e Lírio Terron, ativista pelos direitos humanos. Com seu grupo de discípulas e amigas Ana Brasil, Sheyla Fernanda, Caroline Sylvie e Lakshmi, ela desenvolve projetos feministas e artísticos autossustentáveis.

A Batalha da Rua Maria Antônia

A Batalha da Rua Maria Antônia. Direção: Vera Egito

Direção: Vera Egito

Vinte e um planos-sequência retratam momentos da noite da Batalha da Maria Antônia, em outubro de 1968, ao lado dos estudantes e professores do movimento estudantil de esquerda, na Faculdade de Filosofia da USP. Vinte e quatro horas vividas com a paixão da juventude dos anos 1960, em defesa de um ideal, na iminência da invasão dos militares ao prédio da USP.

A Festa de Leo

Direção: Luciana Bezerra e Gustavo Melo

Rita é uma mulher forte, moradora da favela do Vidigal, que deseja dar ao filho Léo uma festa de aniversário. No entanto, esse sonho é subitamente roubado quando ela descobre que o marido, Dudu, gastou as economias destinadas à comemoração pagando uma dívida que poderia ter custado a vida dele. Rita procura formas de viabilizar a festa a partir do que ganha trabalhando na praia e indo atrás da sua rede de amigos.

Até que a Música Pare

Direção: Cristiane Oliveira

Depois que o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e cartas de baralho colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.

Crowrã (A Flor do Buriti)

Direção: João Salaviza, Renée Nader Messora

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região.

Em 1969, durante a ditadura militar, o Estado brasileiro incitou muitos dos sobreviventes a integrar uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sagrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.

Leia também >> Festival de Veneza 2023: conheça as diretoras que concorrem aos principais prêmios

Dois Sertões

Direção: Caio Resende, Fabiana Leite

A obra e a vida de um importante cineasta brasileiro, o baiano Geraldo Sarno (1938-2022), são reveladas durante as filmagens da série Sertão de Dentro e do longa-metragem Sertânia. Com uma abordagem disruptiva, o documentário ultrapassa as fronteiras do biográfico, evidenciando a força criativa do próprio cinema, transformando o processo de criação em um dos protagonistas do filme.

Eu Sou Maria

Eu Sou Maria. Direção: Clara Linhart
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Clara Linhart

Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão, Anderson, numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Maria deseja estudar em um colégio “forte” e, para isso, participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da zona sul. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter as notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégios que nunca pertenceu a eles.

Mulheres Radicais

Direção: Isabel Nascimento Silva

Entre 2017 e 2018, uma exposição histórica reuniu 120 artistas plásticas latino-americanas que produziram trabalhos seminais entre os anos 1960 e 1980. A mostra “Mulheres Radicais” revelou nomes que passaram a ser reconhecidos e celebrados pela primeira vez.

Onze artistas aceitaram participar de encontros inéditos promovidos pelo documentário em Nova York e em São Paulo, enquanto a exposição —fruto de uma pesquisa que durou quase uma década— abria um novo capítulo na história da arte do século 20.

Nada Sera Como Antes – A Música do Clube da Esquina

Direção: Ana Rieper

O documentário mergulha na musicalidade desse time de artistas excepcionais para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia, refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema

Direção: Aída Marques, Ivelise Ferreira

O documentário exibe o percurso do grande cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), um dos mais reverenciados do país, cujo talento atravessou fronteiras e conquistou importantes premiações internacionais. Mais de 80 horas de gravações de arquivo foram reunidas para a seleção de imagens, filmes e entrevistas do diretor.

Na obra, relatos da vida pessoal, do processo criativo e também do sucesso que ele obteve ao longo de 60 anos de carreira que inclui filmes essenciais do cinema nacional, como Vidas Secas (1963), O Amuleto de Ogum (1974) e Memórias do Cárcere (1984).

O Barulho da Noite

O Barulho da Noite
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Eva Pereira

Sônia é uma mulher que silencia muitas dores da infância e se sente esquecida e invisibilizada pelo marido, Agenor, agricultor e folião do Divino Espírito Santo. Pai dedicado e afetuoso, Agenor batalha para dar uma vida melhor à esposa e às duas filhas. Todo ano, em nome da fé, ele deixa a família sozinha no sertão do Tocantins por 40 dias. A chegada do misterioso Athayde, suposto sobrinho de Agenor, vai transformar a rotina da família.

O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho

Direção: Bia Lessa

Em uma narrativa não linear —repleta de reflexões filosóficas, lendas e tradições—, o jagunço Riobaldo relembra sua trajetória no sertão: a juventude turbulenta, as experiências sangrentas no cangaço e o momento em que assume a liderança de seu grupo. Riobaldo é sempre acompanhado por Diadorim, um amigo misterioso que desperta sentimentos complexos no protagonista. Baseado no livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

O Estranho

Direção: Flora Dias, Juruna Mallon

Em um território indígena funciona o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Centenas de milhares de passageiros o atravessam diariamente e 35 mil trabalhadores apoiam toda a operação. Seguimos personagens que se cruzam no dia a dia do trabalho nesse chão. Alê, uma funcionária de pista cuja história familiar foi sobreposta pela construção do aeroporto, nos conduz por encontros através dos tempos. As memórias e o futuro dela e de seus companheiros estão permeados por uma questão comum: rastros de um passado em um território em constante transformação.

O Mensageiro 

Direção: Lucia Murat

Vera, presa numa fortaleza militar durante a ditadura, em 1969, conhece o soldado Armando, que, diante da tortura, decide levar uma mensagem à família da detenta. Assim, ele estabelece uma relação afetiva com Maria, mãe de Vera. Apesar dos horrores do tempo, acompanhamos a possibilidade de um diálogo entre duas pessoas solitárias e perdidas, uma senhora de classe média e um jovem de origem rural que veio do sul para servir o Exército. Hoje, Vera, aos 70, é uma professora universitária que debate com os alunos sobre política, perdão e Hannah Arendt.

Pedágio 

Direção: Carolina Markowicz 

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida do filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Porto Príncipe

Direção: Maria Emília Azevedo

Bertha é viúva e mora sozinha numa chácara isolada na serra catarinense. […] Ao saber da chegada de um grupo de haitianos em Santa Catarina, Bertha decide trazer o haitiano Bastide para trabalhar e morar com ela, alimentando a hostilidade do filho. O convívio transforma a relação de trabalho entre Bertha e Bastide em uma amizade sincera entre duas pessoas de culturas diferentes que compartilham ideias e sentimentos em comum.

Sem Coração

Sem Coração
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Nara Normande, Tião

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando as últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Somos Guardiões

Direção: Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman

O documentário acompanha o indígena guardião da floresta Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto lutam para proteger seus territórios do desmatamento, de um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar árvores e de um grande proprietário de terras à mercê de milhares de invasores e da indústria extrativa.

Termodielétrico

Direção: Ana Costa Ribeiro

Inspirada na vida e na obra do avô, Joaquim da Costa Ribeiro, pioneiro da física experimental no Brasil, a realizadora investiga os mistérios do termodielétrico, fenômeno natural descoberto por ele em 1944

Filmes internacionais dirigidos por mulheres na 47ª Mostra de São Paulo

Vale do Exílio

Vale do Exílio
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Anna Fahr |País: Canadá, Líbano

Durante os primeiros anos da guerra na Síria, as irmãs Rima e Nour encontram um refúgio inesperado em um assentamento improvisado no Vale do Beca, no Líbano, depois de fugirem de uma Damasco devastada pelos conflitos. Grávida de oito meses, Rima deseja se reencontrar com o marido e reconstruir a vida. Nour está determinada a achar o irmão caçula, que está desaparecido, e, um dia, retornar à Síria.

As duas estabelecem ali alianças com outras mulheres igualmente forçadas a viver sem o apoio da família que perderam na guerra. À medida que os dias e as semanas passam, Rima e Nour começam a perceber que essa jornada no exílio não será apenas uma luta pela sobrevivência.

Armadilha

Direção: Nadejda Koseva|País: Bulgária, Alemanha

Yovo vive em harmonia com a natureza às margens do rio Danúbio. Um javali selvagem é trazido à ilha próxima da casa em que vive e fica preso dentro de uma cerca, onde será morto como parte de um suborno. Um importante caçador e investidor estrangeiro chegará à aldeia de Yoyo para autorizar a construção de um depósito para rejeitos nucleares altamente radioativos. O javali é maior e mais selvagem do que o esperado e mata os cães de caça. Assim, a única maneira para a caça continuar é se Yovo emprestar aos caçadores seu cachorro bem treinado.

La Chimera 

Direção: Alice Rohrwacher |País: Itália, França, Suíça

Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil; para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina.

A fim de encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.

A Gaiola Procura por um Pássaro

Direção: Malika Musaeva |País: França, Rússia

Em um pequeno vilarejo na Chechênia, três jovens mulheres sonham em viver a vida da maneira que escolherem. Yaha e Madina são melhores amigas e, conforme se aproxima a data do casamento arranjado de Yaha, elas planejam fugir de casa e escapar para o mundo real, bem longe dali. Ao mesmo tempo, a irmã mais velha de Yaha, Heda, deseja pedir o divórcio, porém teme que o único filho seja tirado dela, assim como mandam as tradições locais.

Tigres Fumegantes 

Tigres Fumegantes 
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Shelly Yo | País: EUA

Depois da separação dos pais, uma adolescente coreana-americana se esforça para lidar com a nova situação familiar. Durante um acampamento acadêmico de verão frequentado por jovens de elite, essa garota solitária esconde sua identidade na tentativa de se encaixar socialmente —descobrindo uma delicada faceta da vida adulta nesse processo.

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário ok

Direção: Ariane Louis-Seize|País: Canadá

Sasha é uma jovem vampira com um sério problema: ela é sensível demais para matar. Desesperados, os pais da garota cortam o seu suprimento de sangue e, assim, ela percebe que sua vida está em perigo. Até que Sasha conhece Paul, um adolescente solitário com tendências suicidas e que está disposto a perder a vida para salvar a dela. Mas esse acordo entre os dois logo se transforma em uma espécie de busca através da noite para realizar os últimos desejos de Paul antes do amanhecer.

Paraíso em Chamas 

Paraíso em Chamas (2023)
Imagem: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Direção: Mika Gustafson |País: Suécia

Numa região operária da Suécia, as irmãs Laura, Mira e Steffi sobrevivem sozinhas, deixadas à própria sorte pela mãe ausente. Com o verão chegando e sem os pais por perto, elas levam uma vida anárquica, sem preocupações. Mas quando o conselho tutelar convoca uma reunião, Laura precisa encontrar alguém que se passe pela mãe, ou as meninas serão levadas para um orfanato e separadas.

Ela mantém essa ameaça em segredo, mas à medida que o momento da reunião se aproxima, as três garotas se veem forçadas a encarar os conflitos entre a liberdade e a dura realidade do amadurecimento. Vencedor do prêmio de melhor direção da seção Horizontes do Festival de Veneza.

Devagar

Direção: Marija Kavtaradze | País: Lituânia

Elena é uma dançarina contemporânea que conhece Dovydas quando ele é indicado para interpretar uma aula sua em linguagem de sinais para os alunos. Eles se sentem imediatamente atraídos um pelo outro e a conexão entre os dois se aprofunda. Mas quando Dovydas revela para Elena que é assexual, o casal vai precisar descobrir uma maneira de construir seus gestos de intimidade.

As Garotas Estão Bem 

Direção: Itsaso Arana |País: Espanha

Uma dramaturga reúne quatro atrizes em uma casa de campo durante uma semana de verão para ensaiar uma peça. Bárbara e Irene são artistas consagradas e se tratam como irmãs, enquanto Itziar e Helena são mais jovens e acabaram de se conhecer. À medida que constroem suas personagens, as histórias da vida pessoal de cada uma também começam a surgir, e elas passam a compartilhar experiências sobre romances, maternidade e luto.

Mambar Pierrette

Direção: Rosine Mbakam | País: Bélgica, Camarões

A cidade de Douala, nos Camarões, está agitada pelo início do novo ano letivo. Mambar Pierrette é uma costureira famosa no bairro onde vive — uma longa fila sempre se forma em sua porta, com clientes ansiosos por roupas para eventos sociais e cerimônias.

Mais do que uma costureira, ela se torna a confidente dos fregueses, de toda uma geração. Mas quando um temporal ameaça inundar a sua oficina —um dos vários infortúnios que ocorrem em série—, Pierrette terá que tentar seguir em frente.

É preciso dar voz às narrativas feitas por mulheres!

Assistir filmes significa conhecer, através de câmera, outros lugares, grupos sociais, culturas, vivências. Mas quem está por trás dessa câmera importa muito. Temos a esperança de que cada vez mais diretoras tenham espaço em eventos como este, para que o cinema se inove à medida que . 

Para acessar a lista completa de filmes dirigidos por mulheres, acesse o site e selecione a TAG “mulheres na direção”: todos os filmes da 47º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Nota: Adaptamos as sinopses do site oficial da Mostra. 

Escrito por:

31 Textos

Estudante de Letras na Universidade de São Paulo, apreciadora de boas histórias e exploradora de muitos mundos. Seus sonhos variam entre viajar na TARDIS e a sociedade utópica onde todos amem Fleabag e Twin Peaks.
Veja todos os textos
Follow Me :