Jogando em uma rede wi-fi pública? Entenda porque a VPN é essencial para a sua segurança!

Jogando em uma rede wi-fi pública? Entenda porque a VPN é essencial para a sua segurança!

Jogar online é um passatempo adotado por diversas pessoas em todo o mundo. Seja se divertindo em títulos de arcade, corrida, ou qualquer outra temática, os games tomaram conta dos dispositivos móveis e computadores.

Em uma hora de lazer, é comum ver uma pessoa se divertindo em seu jogo favorito, sendo que alguns games ficam ainda melhor no modo online. Nesse momento, é importante que a qualidade da internet seja boa, permitindo que a jogabilidade não seja impactada.

Além da qualidade da internet, é essencial que o jogador consiga ter segurança, não importando qual rede utiliza para jogar. No caso das redes privadas, elas contam com uma camada adicional de proteção.

Já as redes públicas, geralmente, não contam com nenhum tipo de primeira camada de proteção de acesso. Afinal, elas têm o intuito de servir como uma rede em que qualquer indivíduo pode se conectar.

Tanto em redes públicas quanto em redes privadas, é importante ter proteção. No entanto, no caso das Wi-Fis abertas, torna-se ainda mais importante ter instalado uma VPN em seu dispositivo.

VPN oferece mais uma camada de proteção

O termo “VPN” refere-se a Virtual Private Network. Traduzindo, essas 3 palavrinhas significam Rede Virtual Privada. A ideia desse software é oferecer uma camada adicional de proteção para os seus dados.

Explicando de uma maneira bem simples, a VPN é como se fosse um filtro em que, quando os seus dados ultrapassam, eles ficam todos alterados. Essa alteração é para o seu próprio bem, já que fica mais difícil para os hackers conseguir acessá-los.

Por exemplo, quando você acessa determinada página da internet, pode ter os seus dados armazenados nela. Nesse momento, uma pessoa mal intencionada pode querer acessá-los indevidamente.

Porém, quando ela tenta acessá-los, eles não são os seus dados de verdade, mas sim informações criptografadas – ou seja, alteradas – que não condizem com as suas informações reais.

É nesse momento que o hacker acaba se apropriando de informações erradas e que não condizem com a sua máquina. Dessa forma, a pessoa mal intencionada acaba não conseguindo acessar suas contas bancárias, redes sociais, e-mail, entre outros canais que você utiliza.

Com isso, apesar de você ter uma conexão em uma Wi-Fi menos protegida – quando comparada com a rede privada -, os seus dados estão seguros graças a utilização da VPN em seu dispositivo.

Proteção em dispositivos móveis e computadores

Uma das grandes vantagens de utilizar uma boa VPN é a possibilidade de instalá-la tanto em dispositivos móveis, como também nos computadores. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, são mais de 460 milhões de dispositivos móveis no Brasil.

Muitas dessas pessoas acessam redes públicas de Wi-Fi para ver redes sociais, fazer pesquisas, encontrar informações e muito mais. Pensando na adesão aos dispositivos móveis, as desenvolvedoras de VPN investiram em adaptar seu software também para os smartphones.

Atualmente, é comum você encontrar um software de Virtual Private Network que ofereça a opção de instalação, tanto no computador, quanto em dispositivos móveis. No caso dos celulares, você possivelmente encontrará programas para iOS ou Android.

Como muitos brasileiros se divertem em games pelo celular, é importante que a VPN esteja instalada no dispositivo móvel para, quando for se conectar a uma rede pública Wi-Fi, o jogador ter a certeza de que está protegido contra possíveis ataques de terceiros.

O programa deverá ser instalado e, sempre antes de jogar o jogo de sua preferência, ativado. Dessa maneira, ele criará uma camada adicional de proteção e fará com que os seus dados sejam criptografados para, caso haja a tentativa de acesso, reduza significativamente as chances de você ter problemas.

Ainda mais proteção está por vir

Qualquer empresa que trabalha com tecnologia para proteção de dados deve sempre atualizar seus protocolos de proteção. Essa também é uma postura adotada por diversas companhias que desenvolvem software de VPN para os seus clientes. Afinal, os hackers se atualizam frequentemente.

Por isso, faz-se necessário que uma empresa que ofereça o serviço de VPN também disponibilize atualizações frequentes para os seus clientes. Dessa forma, eles podem baixar novas versões, instalá-las, e manterem-se protegidos contra ameaças que existem no ambiente digital.

Independentemente de qual jogo você gosta de jogar, é essencial ter a VPN instalada em seu dispositivo. Isso é válido, principalmente, se você utiliza redes públicas para jogar online. Atualmente, quanto mais proteção, menor é a probabilidade de que você tenha os seus dados acessados por terceiros e que problemas com vazamento de informações possam acontecer.

Escrito por:

289 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :