Sessenta Primaveras no Inverno: a importância de grupos de apoio para mulheres

Sessenta Primaveras no Inverno: a importância de grupos de apoio para mulheres

Ao completar 60 anos, Josy decide deixar seu esposo e partir. Para onde? Ela não decidiu ainda, mas apenas pega sua Kombi e vai embora. Esse é o início dessa história em quadrinhos muito forte, bonita e bastante reflexiva, intitulada Sessenta Primaveras no Inverno

Quando chega a hora

Josy é uma mulher casada, mãe de dois filhos e avó. Durante sua festa surpresa de 60 anos, ela informa à família: “Eu vou embora.”

E assim, ela parte.

Josy decide informar que vai embora, em seu aniversário de 60 anos | Cena da HQ "Sessenta Primaveras no Inverno".
Josy decide informar que vai embora, em seu aniversário de 60 anos | Cena de Sessenta Primaveras no Inverno

Inicialmente, ela procura não ir muito longe e estaciona sua casa móvel em um estacionamento onde conhece Camélia. A nova personagem, que reside em um trailer, é consideravelmente mais jovem, mas enfrenta uma situação delicada, pois passou por um divórcio, tem um filho pequeno e recursos financeiros limitados.

Primeiros diálogos entre Camélia e Josy | Cena da HQ "Sessenta Primaveras no Inverno".
Primeiros diálogos entre Camélia e Josy | Cena de Sessenta Primaveras no Inverno

O clube das vilãs livres em Sessenta Primaveras no Inverno

A partir desse ponto, a história, roteirizada por Aimée de Jong e belamente desenhada por Ingrid Chabberth, desenrola-se de maneira imersiva e singela. Camélia apresenta Josy a um grupo de mulheres conhecido como “Clube das Vilãs Livres”.

Essas mulheres decidiram se separar de seus cônjuges após anos de casamento e estavam em busca de um recomeço na vida, encontrando novas amizades que compreendessem melhor essa fase única pela qual estavam passando.

Cena de "Sessenta Primaveras no Inverno"
Cena de Sessenta Primaveras no Inverno

Por meio das frequentes visitas ao Clube, Josy começa a estabelecer laços com essas novas amigas e ouvir suas histórias, muitas das quais as retratam como “ex-esposas terríveis que tiveram coragem de ir embora“, segundo a percepção de familiares e conhecidos.

Com o passar dos dias e uma convivência mais estreita, Camélia indaga Josy sobre o motivo que a levou a deixar o esposo: “Seu marido batia em você? Minha mãe sempre disse que esse é o único bom motivo para largar um homem“.

Josy responde que nunca enfrentou tal situação, ao que Camélia continua: “Imagine só a reação da minha mãe quando contei que estava deixando o pai do Tom porque ele me traiu com a vizinha e não fazia nada em casa!“.

Camélia conta sua história: "Imagina só a cara da minha mãe quando contei que eu estava largando o pai do Tom porque ele me traiu com a vizinha e não fazia nada em casa!"
Camélia conta sua história: “Imagina só a cara da minha mãe quando contei que eu estava largando o pai do Tom porque ele me traiu com a vizinha e não fazia nada em casa!” 
"Somos aquelas que deram um basta, somos as que deixaram alguém em vez de esperar o contrário." | Cena da HQ "Sessenta Primaveras no Inverno"
“Somos aquelas que deram um basta, somos as que deixaram alguém em vez de esperar o contrário.”

Falta de apoio familiar em Sessenta Primaveras no Inverno

Os filhos de Josy são incompreensivos, preconceituosos e imaturos. Agem como adolescentes egoístas, demonstrando pouco interesse em ouvir a mãe ou compreender seus sentimentos. Parecem apenas desejar que ela retorne para casa, sem considerar seus sentimentos. Josy sente-se culpada pela falta de maturidade deles, e a pressão constante a faz repensar suas decisões.

Enquanto os dias passam, nossa heroína continua sua jornada de recomeço e autoconhecimento. Um novo relacionamento começa a surgir de maneira natural, mas inesperada. Como ela lidará com isso, especialmente diante dos desafios decorrentes da recente separação? Sentimentos de culpa, dor e questionamentos permeiam sua experiência.

Josy sente-se culpada pelos filhos se tornarem adultos imaturos e egoístas | Cena da HQ "Sessenta Primaveras no Inverno"
Josy sente-se culpada pelos filhos se tornarem adultos imaturos e egoístas

Em nenhum momento da história, Josy consegue sentar com o marido para um diálogo franco sobre o assunto. Por que essa comunicação não é possível? Qual barreira se construiu entre um casal com mais de 30 anos de relacionamento, que teoricamente deveria sentir-se confortável para discutir qualquer assunto?

Condicionamento social

A narrativa aborda implicitamente a ideia de que a única razão socialmente aceita para o divórcio é a violência doméstica. Traição e outros desentendimentos não parecem motivos suficientes, e a ausência de amor é considerada irrelevante.

Há uma reflexão sobre o condicionamento e a coação impostos às mulheres desde tenra idade. Elas são ensinadas a buscar a escolha de um homem e a serem submissas, mesmo quando têm independência financeira e frequentemente sustentam o lar. Dessa forma, a pressão social para casar e ter filhos é questionada, revelando a falta de questionamento sobre essas demandas doentias da sociedade.

Christine conta a Josy porque se separou do marido: "não havia mais diálogo entre nós". | Cena da HQ "Sessenta Primaveras no Inverno"
Christine conta a Josy porque se separou do marido: “não havia mais diálogo entre nós”.

Muitas mulheres, ao contrário de Josy e Christine, optam por não deixar seus esposos, mesmo tendo condições financeiras para fazê-lo, devido a toda essa pressão social e familiar. É lamentável que ainda vivamos em uma sociedade tão restritiva para as mulheres, com uma falta notável de apoio e sororidade.

A ausência de educação emocional em casa contribui para a escassez de questionamentos e reflexões. Josy suportou por décadas um relacionamento desprovido de amor e diálogo, simplesmente por não saber como encerrá-lo. Quantas de nós não nos encontramos em situações semelhantes?

A existência de grupos de apoio, como os apresentados nessa HQ, promove mais reflexão e diálogo, reduzindo acusações e culpabilizações. A conclusão dessa história é inesperada e dolorosa, mas bastante precisa, e pessoalmente, gostei muito!

Escrito por:

6 Textos

Gosto muito de ler, principalmente histórias em quadrinhos biográficas, jornalísticas e de ficção científica! Assisto desenhos, documentários e séries de ficção científica, como Star trek. Agora colaboradora da Editora Nemo!
Veja todos os textos
Follow Me :