Mulheres escritoras de sci-fi 8: Rachel Pollack

Mulheres escritoras de sci-fi 8: Rachel Pollack

tumblr_nnzjwyCorH1s2g624o1_1280Acredito que essa foi a autora que conheci de maneira mais curiosa, por assim dizer. Vi Rachel pela primeira vez através de uma edição especial de um Tarot desenhado para a Vertigo. Neil Gaiman estava no meio do projeto. De curiosa que sou, fui atrás e descobri o nome dela.

Leitora de quadrinhos desde cedo, nunca tinha ouvido falar até então de muita coisa dela, nem achava o nome familiar, mas a primeira coisa que vi ao jogar seu nome no Google, foi que ela além de estar envolvida com essa edição do Tarot Vertigo, também era escritora de quadrinhos e pasmei quando soube que ela escrevera a continuação da “Patrulha do Destino“, logo depois do genial Grant Morrison.

Eu já tinha lido uma coisa ou outra, especialmente da fase escrita pelo queridão anteriormente citado, então fui catucar as edições escritas por ela e francamente entendi porque não foi tão bem recebido pelo público de quadrinhos da época (ali pelo fim dos anos oitenta, começo dos 90): ela introduzia temáticas e visões duras e frequentes sobre gênero, sexualidade, machismo e transsexualidade, coisa que até então não era tão evidenciada na saga.

Particularmente, achei fantástico ler tudo e prometo escrever sobre as autoras de quadrinhos de maneira mais construída e ela estará na lista. 

Além de ser uma ótima escritora de quadrinhos, Rachel Pollack também escreveu livros de ficção científica premiados com Nebula e Arthur C. Clarke, e de fantasia, também vencedores das maiores premiações do estilo (aliás, pra quem gosta de realismo mágico como eu, ela é uma ótima indicação de leitura).


 

B1XaGMQRHnS

A indicação de leitura de sci-fi que faço da autora é o livro “Unquenchable Fire”.

Esse foi o vencedor do prêmio C. Clarke, mas há muitas discussões sobre ser realmente uma ficção científica ou não. Dizem que pode ser uma ficção especulativa ou até fantasia. Para mim há uma combinação de elementos da ficção científica, que fazem com que seja meio difícil descartar a possibilidade de sê-lo (inclusive as premiações voltadas pro gênero). Temos um futuro que mistura a ciência ao misticismo, talvez por isso a confusão.

A narrativa conta a história de Jennifer Mazdan, uma rebelde diante do sistema norte-americano do subúrbio que descobre ter poderes. A história transita entre temáticas muito profundas, que dizem respeito a aceitação, estranhamento e luta contra imposições.

Há uma lentidão no início do livro, mas juro que se você der uma chance não vai se arrepender. Conhecer os universos criados por Rachel é uma coisa sensacional.

Rachel Pollack é também muito ligada à questão da espiritualidade feminina e ao misticismo. É uma coisa massa pra quem se interessa. Ela tem livros sobre tarot (Neil Gaiman inclusive consultou ela pra falar de Tarot em suas histórias, segundo boatos), mitologia e tudo mais. tumblr_mwgx0turci1rge7zlo1_500Mil e uma utilidades literárias, vejam bem!

E é com pesar que digo que a única coisa que já li e achei em português dela foram os quadrinhos, porque os livros, nada. Alguns andam esgotados, mas o que indiquei você acha aqui, por um precinho até bacana.

Vale também dar aquela olhadinha no Tarot Vertigo que é lindíssimo, só que não dá pro meu bolsinho.

Boa leitura!


Leia também:

Escrito por:

10 Textos

Alguns vinte e poucos anos usados pra fazer Cinema e Ciências Sociais. Comunista e híbrida de humana e bicho-preguiça. No mais, tenho uma Delírio tatuada no braço. Acho que isso já explica muita coisa.
Veja todos os textos
Follow Me :