As mulheres empregadas domésticas na ficção científica brasileira

As mulheres empregadas domésticas na ficção científica brasileira

Grandes cientistas, inventoras geniais, heroínas que salvam o mundo e alienígenas com missões inadiáveis. Essas poderiam ser facilmente as mulheres com as quais travamos encontros quando falamos da ficção científica no cinema brasileiro. Contudo, quase nunca é possível encontrar mulheres ocupando tais posições.

Tal escassez não se explica, somente, pela pouca tradição do gênero no país ou pela falta de representação no gênero, genericamente encarado como masculino. É preciso lembrar que um gênero também se faz pela perspectiva de quem o consome.

Mas o que exatamente nós – que lemos e assistimos a ficção científica – temos a ver com essa falta de representatividade? Ora, se um gênero é feito de leitoras, escritoras, personagens e espectadores, temos tudo a ver!

Também não deixa de ser problemático que, como consumidoras e fazedoras dos gêneros, só enxerguemos as cientistas, alienígenas e desbravadoras como as personagens genuínas do sci-fi.

Quando falamos da ficção científica brasileira no cinema, então, esse leque se expande, abarcando personagens para além daquelas que o gênero apresenta como modelo. E as empregadas domésticas são um bom exemplo disso!

Leia mais >> Roma: a invisibilidade social das mulheres indígenas e domésticas no México

Para uma ficção científica bem brasileira

O termo transfronteiriço, empregado por estudiosas como Rachel Haywood Ferreira no estudo do gênero, é comum para se referir às histórias que, apesar de poderem existir em qualquer lugar do mundo, não podem se restringir a nacionalidade.

Esse ponto de vista surge, inclusive, para pensar na ficção científica para além dos cânones já estabelecidos e dos quais a produção brasileira está fora. Todavia, não fazer parte dos cânones não significa ser menos importante. Exatamente por estar desobrigado da obediência, muitas coisas interessantes podem surgir.

Esse é um pouco o caso do Brasil. Nossa icção científica tende, por vezes, a um tratamento paródico, pouco guiado pela dureza da ciência exata e preocupado em pensar sobre situações tão absurdas que, de modo geral, parecem escapar da realidade.

É nesse cenário que filmes como Uma Aventura aos 40 (1947) de Silveira Sampaio, As Sete Vampiras (1986) de Ivan Cardoso, Recife Frio (2009) de Kleber Mendonça Filho e Lucicreide vai pra Marte (2021) de Rodrigo César permitem uma mirada distinta. Aqui, pretende-se desvendar as personagens femininas e suas relações de classe.

Leia mais >> As diretoras de ficção científica no cinema brasileiro

Sci-fi e comédia: uma dupla interessante para pensar as mulheres empregadas domésticas

Antes de adentrar na discussão, é preciso conhecer um pouco sobre a trama de cada filme e como eles flertam com a ficção científica. O flerte aqui é utilizado para enfatizar que a indexação dos filmes não recorre ao gênero como principal categoria.

Esse fenômeno é muito comum na produção brasileira, tendo em vista a larga tradição desses filmes com a comédia, gênero profícuo no Brasil.

A partir disso, fica mais evidente compreender e pensar como as mulheres empregadas domésticas na FC se apresentam e o que elas criticam.

Quatro filmes e suas histórias

Em Uma Aventura aos 40, a história se passa em 1975, quando Carlos de Miranda (Silveira Sampaio) comemora os seus 70 anos de idade recebendo uma homenagem pela TV. Sua indexação como sci-fi pode acontecer, pelo fato de a biografia ser constantemente interrompida pelo personagem principal, que tece comentários sobre o que está vendo. Essa é a primeira TV interativa do futuro em nosso cinema!

Frame do filme "Uma aventura aos 40"
Frame do filme “Uma aventura aos 40” | Fonte: Scifist

Já em As Sete Vampiras, a trama gira em torno de Fred (Nuno Leal Maia), um cientista que importa da África uma planta carnívora que, em meio aos seus estudos, acaba matando-o. Silvia (Nicoli Puzzi), esposa de Fred, é atacada pelo vegetal. É quando, ao se isolar, ela é convidada a trabalhar em uma boate, montando o show “Balé das Sete Vampiras”, que acontece ao mesmo tempo em que uma série de assassinatos despontam.

Frame do filme "As sete vampiras" - As mulheres empregadas domésticas na ficção científica brasileira
Frame do filme “As sete vampiras”| Fonte: Arquivo Lucélia Santos

No mocumentário Recife Frio, um meteorito cai sobre a cidade de Recife, trazendo uma mudança climática brusca. O local, antes conhecido pelo calor, agora sofre com as baixas temperaturas. Ao deixar de ser uma região tropical, muitas coisas passam a mudar – o que é produzido como artesanato, as tradições do local e, obviamente, as relações sociais.

Frame do filme "Recife Frio"
Frame do filme “Recife Frio”| Fonte: Francamente, querida!

Em Lucicreide vai pra Marte, uma mulher que trabalha como doméstica está cheia de sua vida – trabalho, filhos e marido – e, ao se candidatar sem pretensão alguma para uma missão que promete povoar Marte, Luci (Fabiana Karla) é selecionada. Após isso, os possíveis tripulantes são levados para um centro de treinamento, em que somente um deles será escolhido para a grande viagem sem volta.

Frame do filme "Lucicreide vai pra Marte"
Frame do filme “Lucicreide vai pra Marte”| Fonte: Revista Galileu

Leia mais >> Correndo Atrás: o poder transformador da comédia

Nos quatro filmes citados, nem todas as personagens principais são as mulheres que trabalham como domésticas. De modo geral, apenas em Lucicreide vai pra Marte é que a história gira em torno de uma mulher, nordestina, mãe e trabalhadora doméstica.

Mas para além dos lugares que ocupam nos filmes, essas mulheres podem dizer muito sobre seus lugares em nossa sociedade.

Algumas empregadas domésticas da ficção científica

No filme de Silveira Sampaio, a personagem da babá é brevemente citada nas recordações de infância e é descrita como muito cuidadosa, uma mulher negra e sentimental. Não creditada no filme, tampouco em fichas técnicas, a personagem da babá se assemelha à das “mammys” – estereótipo das mulheres negras estadunidenses que, escravizadas, realizavam o trabalho doméstico e a amamentação das crianças brancas.

Frame do filme com destaque para a babá, ao fundo
Frame do filme com destaque para a babá, ao fundo | Fonte: Adoro Cinema

Já no filme de Ivan Cardoso, o papel da empregada doméstica é interpretado por Zezé Macedo, que dá corpo a Rina, uma mulher bem-humorada que adora irritar os homens.

Na história, Rina se encontra com a nova parceira de serviço, Maria (Andréa Beltrão), e anuncia: “somos duas lutadoras na grande batalha da vida, lutando contra o nosso inimigo em comum: o homem”.

Foto do filme As Sete Vampiras - As mulheres empregadas domésticas na ficção científica brasileira
Foto do filme com a personagem de Rina olhando para cima | Fonte: Trocando em miúdos

Em Recife Frio a personagem de Gleice Bernardo de França é deslocada de seu “quartinho de empregada” para habitar um quarto maior e frio. Sua patroa afirma que ela se sente um peixe fora d’água, já que não está acostumada com uma suíte. No filme, o passado colonial e escravocrata revela uma arquitetura opressora ainda existente.

Foto do filme Recife Frio
Gleice sozinha no quarto com frio | Fonte: Minha visão do cinema

Luci, de Lucicreide vai pra Marte, possui origens nordestinas, e se muda para o sul para tentar uma vida melhor. Nesse entremeio, o que seria uma viagem de férias, se torna a chance de repensar sua vida. Mais à frente, apesar de selecionada para habitar Marte, Luci escolhe voltar para a sua família.

Foto do filme Lucicreide vai pra Marte - As mulheres empregadas domésticas na ficção científica brasileira
Luci com os seus filhos andando na rua | Fonte: Diário de Pernambuco

Leia mais >> Larissa Sansour: a ficção científica como recurso para narrar a realidade

Mulheres para além da classe

Em suma, falar do lugar que ocupamos – e do nosso papel no sistema produtivo – é apenas uma das inúmeras lentes com as quais podemos ler a ficção científica. Assim, ao apontar o recorte de classe – as trabalhadoras domésticas no gênero – outro marcador de diferença acaba se sobressaindo: o da raça.

Se à FC científica é também reservado o direito de imaginar outras possibilidades de vida, parece que ela tem pouco se ocupado de algumas mulheres. As mulheres negras, nordestinas, pobres, mães, solteiras, mais velhas são, como é possível aferir nessas histórias, um perfil comum e, quiçá, tão próximo da realidade quanto uma ficção poderia chegar.

Dessa maneira, trabalhar com essas realidades é dar voz e espaço para que elas falem e se movam de alguma maneira, mesmo que, em sua maioria, sejam abordadas de uma perspectiva cômica.

Enxergar essas mulheres é expandir um céu ainda tímido desse gênero no Brasil, mas não por isso, menos complexo, curioso ou digno de amplas discussões.

Leia mais >> Os melhores livros de romance que falam sobre classe social

Escrito por:

Com formação em Rádio e TV, construí toda uma trajetória em torno da pesquisa acadêmica sobre o cinema - com destaque para as produções nacionais e suas relações com o feminismo. Sou roteirista e professora de comunicação e artes. Escrevo contos sobre a experiência de mulheres que já passaram pela minha vida!
Veja todos os textos
Follow Me :