Com estreia no Brasil somente em 25 de abril, o último filme dos Vingadores tem roubado o sono dos fãs mais ansiosos. Para ser mais exata, sofremos com a terrível espera desde Vingadores: Guerra Infinita. Seja pelas inúmeras teorias, pela incerteza sobre o futuro de heróis e heroínas que nos conquistaram ao longo desta década, ou simplesmente por ser o último desta fase da iniciativa Vingadores, Ultimato elevou o significado de hype a um nível inimaginável.
Durante estes dez anos de Universo Cinematográfico Marvel (MCU), 21 filmes apresentaram ao público a Saga do Infinito. Ainda que nem sempre de forma linear, a história contada é coerente e tem início, meio e fim. Sim, para a tristeza dos fãs da Marvel e também daqueles que gostam de uma história bem contada, Ultimato será o ponto final desta primeira jornada que marcou o cinema como um todo, mas principalmente este nicho. E não temos medo de afirmar que o projeto executado pela Marvel definiu a era de ouro dos filmes de super-heróis. Ciente disso, a Casa das Ideias não poderia encerrar este ciclo sem apresentar um filme excepcional, porque a história contada até aqui merece e os fãs não aceitariam menos.
Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo, já sabemos que Vingadores: Ultimato terá 3 horas de duração e contará com um dos maiores elencos já vistos, talvez só comparado com Guerra Infinita. Tudo para dar um fim a Thanos (Josh Brolin), o maior vilão apresentado pelo MCU até agora. É muito difícil dizer o que Ultimato apresentará, visto que sigilo é a palavra de ordem nos estúdios Marvel e a história não segue à risca os quadrinhos. Ainda que a essência esteja lá, é sempre bom lembrar que os filmes são adaptações das HQs. E para aumentar o mistério, o produtor Kevin Feige já avisou que as cenas divulgadas referem-se aos primeiros 20 minutos de filme, portanto não temos ideia do caminho que roteiristas, diretores e produtores escolheram tomar. Mas considerando o que sabemos sobre a saga do infinito e pelos trailers, os vingadores originais, que na medida do possível estão bem vivos, terão papel fundamental na luta contra o Titã Louco.
Já sabemos que Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) dará um jeito de retornar à Terra e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) estará de volta, mas desta vez como o sombrio Ronin. Steve Rogers (Chris Evans) assumirá o escudo de Capitão América novamente, enquanto que Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Thor (Chris Hemsworth) e Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) continuam buscando soluções, ainda que desolados, para o que parece não ter resposta. Entre os novos vingadores, destacam-se Carol Danvers (Brie Larson), finalmente integrada à equipe como Capitã Marvel, a heroína mais poderosa do universo, e Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd), que conseguiu escapar do Reino Quântico e ao que tudo indica será de grande importância para a salvação do universo. Okoye (Danai Gurira), Nebula (Karen Gillan), Valquíria (Tessa Thompson), Máquina de Combate (Don Cheadle), Wong (Benedict Wong), Happy Hogan (Jon Favreau) e Rocket Racoon (Bradley Cooper) também estão entre os heróis confirmados para a última luta contra Thanos.
Entre tanta especulação sobre as várias teorias para o desfecho da saga, há ainda alguma incerteza sobre o futuro do MCU e se a Marvel terá fôlego para outra saga contada durante mais uma década. Como o título original diz, esse será o fim de jogo. O único ponto fácil de afirmar é que os fãs estão ansiosos para conhecer o futuro seus personagens favoritos. Nos trailers o clima está sombrio e é essa atmosfera que devemos esperar durante todo o filme, apesar das boas doses de humor típicas da Marvel. Metade do universo se foi em um estalar de dedos, mas os vingadores não medirão esforços para reverter a situação e dar ao Titã Louco o destino que merece. Podemos garantir que o apelo emocional será fortíssimo, já o nosso estado de espírito ao fim das 3 horas de Vingadores: Ultimato ainda é uma incógnita.
Mas enquanto o futuro não chega, esse é o momento para rever os heróis e as heroínas que marcaram os últimos dez anos da Marvel nos cinemas, já sabendo que alguns deles não retornarão. E deixando o saudosismo e a nostalgia um pouquinho de lado, Ultimato também também pode ser um ótimo momento para surpreender com uma nova formação de vingadores. Pois a Marvel já conhece a receita do sucesso e o MCU tem tudo para enlouquecer os fãs com mais uma leva de grandes filmes, como estes que emocionaram mais de uma geração durante esta década.
Edição realizada por Isabelle Simões.