Exposições com obras feministas visam ampliar o debate no MASP

Exposições com obras feministas visam ampliar o debate no MASP

Esta semana acontecerá a abertura de duas exposições que buscam promover o debate sobre arte feminista no MASP. Histórias das mulheres: artistas antes de 1900” e “Histórias feministas: artistas depois de 2000” terão abertura no dia 22 de agosto e ficaram disponíveis para o público até 17 de novembro.

A vernissage ocorre na quinta, dia 22, às 20h. Na sexta-feira, dia 23, as exposições inauguram para o público em geral. O tema feminista também é o eixo curatorial que guia o museu em 2019. Conheça abaixo as exposições!

Histórias das mulheres: artistas antes de 1900

A mostra tem como objetivo expor e questionar a construção de narrativas na história da arte a partir das desigualdades de gênero, reposicionando assim a obra de artistas que trabalharam até o final do século 19. 

A diversidade estética, temática e técnica das obras expostas mostra que as artistas passaram por diferentes narrativas da história da arte. De acordo com a curadora assistente do museu, Mariana Leme, ao transformar em coletivo essas obras, fica mais claro repensar sobre desigualdade e distorções de gênero construídos socialmente.

história das mulheres
Obra da artista Emily Mary Osborn. Imagem: MASP (divulgação)

O fato de essas obras se encontrarem, em sua maior parte, guardadas nas reservas dos museus, diz muito sobre as políticas desiguais e de subalternidade existentes no interior do mundo e do sistema das artes, dominados por figuras masculinas, em todas as instâncias”, afirma Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias e narrativas.

A exposição ainda tem curadoria de Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP.

Obras de artistas como Elisabeth-Louise Vigée-Lebrun (1755-1842) e Eva Gonzalès (1849-1883), além de pioneiras latino-americanas como Magdalena Mira Mena (1859-1930), Abigail de Andrade (1864-1890) e Berthe Worms (1868-1937) estarão presentes na mostra.

Histórias feministas: artistas depois de 2000

“Histórias feministas: artistas de 2000” busca discutir a diferença de valor entre o universo masculino e o feminino. Reunindo artistas, coletivos e ativistas que trabalham a partir de perspectivas feministas, a mostra que tem curadoria de Isabella Rjeille, curadora assistente do MASP, amplia o debate sobre feminismo que está em plena efervescência e “procura mostrar como o feminismo segue influenciando lutas, narrativas e conhecimentos“, afirma a curadora.

Abordar histórias feministas no século 21 significa partir de um tempo presente, em plena construção e urgência — um tempo que implica não apenas repensar seu passado e rever os legados deixados por artistas, teóricas e ativistas, mas também reimaginar o futuro”, explica Rjeille.

história das mulheres
Obra da artista Giulia Andreani. Imagem: MASP (divulgação)
Leia também:
 >> “Aurora nas Sombras” é uma fábula sobre o pesadelo do amadurecimento
>> Mulheres nos Quadrinhos: Nair de Teffé
>> As Irmãs Romanov: quem foram as quatro grã-duquesas russas?

O assunto que ganhou visibilidade nas décadas de 60 e 70, vêm sendo debatido constantemente no meio cultural. Entre outras exposições que aconteceram nos últimos anos, a “WACK! Art and the Feminist Revolution” e “Radical Women: Latin American Art 1970-1985“, que recentemente foi adaptada para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, possuem grande destaque.

A mostra contará com obras de artistas como Ellen Lesperance (1971), EvaMarie Lindahl (1976), Giulia Andreani (1985), Mônica Ventura (1985), entre outras.

Nessa semana, haverá duas performances. A dupla Ana Mazzei e Regina Parra realiza a performance que integra a obra “Ofélia” na abertura para convidados, dia 22 de agosto, e no sábado 24 para o público em geral. No domingo, 25 de agosto, a artista Carolina Caycedo, em colaboração com as mulheres do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), ativa a obra “Muxeres en mi”. 

O MASP inaugura também uma retrospectiva em vídeo de Anna Maria Maiolino. Serão expostos nove vídeos da artista, um dos principais nomes da cena contemporânea brasileira. A curadoria é de Horrana de Kássia Santoz, assistente curatorial do MASP.

Veja o trailer divulgado pela página do MASP:

Para saber mais detalhes sobre as exposições, acesse o site do MASP.


Edição realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

24 Textos

Estudante de jornalismo, apaixonada por cultura, FRIENDS e mais ainda pelo poder feminino, e que acredita muito no impacto positivo que a leitura tem sobre as pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :