Valéria: motivos para assistir à terceira temporada

Valéria: motivos para assistir à terceira temporada

Looks magníficos, conflitos pessoais e cenas quentes. Isso seria pouco para definir a série espanhola Valéria, disponível na Netflix. A terceira temporada, que estreou no mês passado, continua trazendo esses tópicos, porém com narrativas mais profundas e maduras.

Amadurecimento. É exatamente isso, aliás, que os telespectadores poderão perceber nas personagens, não só na protagonista Valéria (Diana Gómez), mas também com as amigas Carmen (Paula Malia), Lola (Silma López) e Nerea (Teresa Riott).

A série está longe de ser entediante; aliás, apesar de todo o drama e romance típicos da produção, tem muito bom humor, como sempre – como a vida deve ser.

Leia também >> Valéria: a naturalidade das relações contemporâneas e dos contextos das mulheres na sociedade

A série foi lançada em 2020 e é baseada nos livros de Elísabet Benavent. Valéria é uma escritora que passa por uma crise no casamento e no trabalho.

Na segunda temporada e, principalmente, na terceira temporada, o drama maior fica por conta da sua relação pessoal. Isso porque as coisas estão bem tensas entre ela e Víctor (Maxi Iglesias), que têm pontos de vistas diferentes do relacionamento e – um pequeno spoiler – entra um novo personagem para mexer ainda mais com a cabeça de Valéria: o escritor Bruno Aguilar (Federico Aguado).

Além disso, a narrativa traz questões importantes do universo feminino. Desde a primeira temporada, a relação com o trabalho, autoestima, seu lugar no mundo estão na trama. Porém nesta terceira fase, as personagens estão vivendo momentos mais intensos, de tomada de decisões e significativas mudanças (sem detalhes, para não dar spoilers).

É ótimo que a história não está focada apenas na protagonista homônima, que traz também os dramas e o cotidiano das suas amigas – cada uma vivendo uma fase diferente da vida. Dessa forma, o enredo ficou bastante diversificado, gerando mais identificação do público.

Valéria e suas amigas vão para Astúrias | Imagem: Reprodução

Caso ainda não tenha assistido à série, confira cinco motivos para começar. Vale lembrar que a classificação indicativa é para maiores de 16 anos:

1) A abertura da série

Para quem é bastante visual, gosta de design, moda e fotografia, é um deleite para os olhos (opa, cabe um trocadilho aqui por causa de algumas cenas que chamam a atenção da maior parte do público – risos). A abertura, por exemplo, é breve, mas sempre apresenta detalhes de forma criativa do que está por vir no episódio, de maneira lúdica.

2) Os looks em Valéria

O figurino de Valéria e suas amigas são incríveis e impecáveis. Cada uma tem um estilo bem definido. Do básico ao sexy, vale a pena usar como referência.

Valéria é um misto de básico com romântico e, às vezes, um tanto sexy, mas o que predomina são os dois primeiros. Lola é a mais ousada – muito brilho, salto alto, decote profundo.

Nerea, a mais organizada da turma, tem um look mais sóbrio, elegante, com muitas cores neutras, alfaiataria, mas nada careta e certinho demais. Falando em alfaiataria, Carmen também usa bastante, mas as estampas e a combinação de cores são simplesmente maravilhosas. Um estilo romântico, mas muito, muito criativo e moderno.

Leia também >> Workin’ Moms: uma comédia irresistível sobre a complexidade de maternidades distintas

Da esq. para dir.: Nerea, Carmen, Valéria e Lola | Imagem: Reprodução

3) A trama

Claro que não poderia deixar de citar a história da série. O universo feminino e o papel das personagens não são estereotipados. Às vezes, vemos mulherões com sede de dominação do mundo, mas, também (e muitas vezes), podemos ver as decepções, as inseguranças e as fragilidades de cada uma.

O feminismo estará mais evidente nesta temporada, principalmente no episódio em que as amigas relembram suas relações passadas, ainda na adolescência, quando se passaram pela primeira decepção amorosa. Temas como preconceito e desrespeito são abordados de maneira muito sensível e criativa, fazendo um paralelo com quem elas eram e quem se tornaram.

O papel da mulher, especialmente sobre conciliar maternidade e trabalho, também está em evidência nesta temporada. A liberdade e o direito de ser quem quiser são uma das mensagens mais fortes da série.

Leia também >> Barbie e o feminismo por trás do cor-de-rosa

4) Os cenários da série

A produção poderia ter explorado mais as belas paisagens espanholas, mas as cenas externas já são o suficiente para provocar a vontade de passear pelas belas ruas de Madri. O público também verá um pouco de Astúrias, no norte da Espanha, com uma paisagem montanhosa, bem bucólica e inspiradora.

Imagem: Reprodução

5) A trilha sonora

Cuidadosamente selecionada, as músicas têm tudo a ver com o clima da série: ora alegra, ora melancólica, ora girl power. Do eletrônico ao jazz, a vibe alternativa das músicas é o ponto em comum. A playlist oficial está disponível no Spotify.

A riqueza visual e sonora, assim como a temática em torno do feminino são bons motivos para maratonar a série que, na verdade, não é tão longa assim. Cada episódio tem em, em média, 40 minutos de duração.

Tudo indica que a terceira temporada de Valéria é a última, infelizmente, mas ainda fica aquela expectativa e a esperança de ainda encontrarmos as quatro amigas com novos dramas, sonhos, realizações, algumas atrapalhadas e boas histórias para compartilhar.

Escrito por:

Sou jornalista, apaixonada por livros, séries e fotografia.
Veja todos os textos
Follow Me :