Foram divulgadas as indicações ao Oscar, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, de 2024. Uma das premiações mais importantes e cobiçadas da indústria audiovisual.
Por ser um evento tão importante que reconhece o trabalho de profissionais do cinema durante o último ano, o Oscar também serve como uma oportunidade e para analisar a diversidade no campo cinematográfico mais visível do mundo. Além disso, ele oferece um diagnóstico da indústria por meio das escolhas feitas para os indicados e premiados.
O que esperar do Oscar em 2024?
Desde então, houve alguns marcos na História das Mulheres no Oscar, como a indicação da cinematografista Rachel Morrison em 2018, sendo a primeira mulher a ser reconhecida nesta categoria.
As vitórias de Chloé Zhao e Jane Campion na categoria de Melhor Direção, mais de uma década após Kathryn Bigelow se tornar a primeira mulher a receber o prêmio pela direção de Guerra ao Terror (2008).
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Abaixo destacamos as mulheres indicadas ao Oscar em 2024, por categoria:
Melhor atriz coadjuvante:
- Emily Blunt por Oppenheimer
- Danielle Brooks por A Cor Púrpura
- America Ferrera por Barbie
- Jodie Foster por Nyad
- Da’Vine Joy Randolph por Os Rejeitados
Melhor atriz:
- Annette Bening por Nyad
- Lily Gladstone por Assassinos da Lua das Flores
- Sandra Hüller por Anatomia de Uma Queda
- Carey Mulligan por Maestro
- Emma Stone por Pobres Criaturas
Animação em longa-metragem:
- Denise Ream por Elementos
- Karen Ryan e Julie Zackary por Nimona
- Sandra Tapía Díaz por Meu Amigo Robô
- Amy Pacal por Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Categorias técnicas
Direção de fotografia (cinematografia)
Não houve mulheres indicadas.
Figurino
- Jacqueline Durran por Barbie
- Jacqueline West por Assassinos da Lua das Flores
- Janty Yates por Napoleão
- Ellen Mirojnick por Oppenheimer
- Holly Waddington por Pobres Criaturas
Direção
- Justine Triet por Anatomia de Uma Queda
Documentário em longa-metragem
- Kaouther Ben Hania e Nadim Cheikhrouha por As 4 Filhas de Olfa
- Nisha Pahuja e Cornelia Principe por To Kill a Tiger
- Michelle Mizner e Raney Aronson-Rath por 20 Dias em Mariupol
Documentário em curta-metragem
- Sheila Nevins e Trish Adlesic por The ABCs of Book Banning
- Christine Turner por The Barber of Little Rock
- Jean Tsien por Island in Between
Montagem
- Thelma Schoonmaker (três vezes vencedora do Oscar na categoria) por Assassinos da Lua das Flores
- Jennifer Lame por Oppenheimer
Maquiagem e cabelo
- Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue por Golda – A Mulher de Uma Nação
- Kay Georgiu e Lori McCoy-Bell por Maestro
- Luisa Abel por Oppenheimer
- Nadia Stacey por Pobres Criaturas
- Ana López-Puigcerver e Montse Ribé por A Sociedade da Neve
Trilha sonora original
- Laura Karpman por Ficção Americana
Música original
- Diane Warren – “The Fire Inside”, por Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História
- Billie Eilish – “What Was I Made For”, por Barbie
Design de produção
- Sarah Greenwood e Katie Spencer por Barbie
- Elli Griff por Napoleão
- Ruth De Jong e Claire Kaufman por Oppenheimer
- Shona Heath e Zsuzsa Mihalek por Pobres Criaturas
Som
Não houve mulheres indicadas
Efeitos visuais
- Kiyoko Shibuya por Godzilla: Minus One
- Stephane Ceretti por Guardiões da Galáxia vol. 3
- Simone Coco por Missão Impossível: Acerto de Contas Final Parte 1 e Napoleão
Curtas e longa-metragens no Oscar 2024
Curta-metragem de animação
- Tal Kantor por Carta a um Porco
- Jerusha Hess por Ninety-Five Senses
- Ygane Moghaddam por Our Uniform
- Stéphanie Clément por Paquiderme
Curta-metragem (em live action)
- Nicky Bentham por E Depois?
- Nazrin Choudhury e Sara McFarlane por Red, White and Blue
Roteiro adaptado
- Greta Gerwig por Barbie
Roteiro original
- Justine Triet por Anatomia de Uma Queda
- Celine Song por Vidas Passadas
Melhor filme
- Marie-Ange Luciani (produtora) por Anatomia de Uma Queda
- Margot Robbie (produtora) por Barbie
- Amy During e Kristie Macosko Krieger (produtoras) por Maestro
- Emma Thomas (produtora) por Oppenheimer
- Christine Vachon e Pamela Koffler (produtoras) por Vidas Passadas
- Emma Stone (produtora) por Pobres Criaturas
A Academia ainda tem muito o que melhorar…
Vemos, portanto, que ainda há um déficit de reconhecimento para mulheres em categorias técnicas como som, fotografia, efeitos visuais, montagem, entre outras, destacando-se setores do audiovisual já associados ao trabalho feminino, como figurino e maquiagem.
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Além desse ponto, é relevante questionar quantas dessas mulheres indicadas pertencem a grupos marginalizados da sociedade.
Nas categorias principais não relacionadas à atuação, apenas Celine Song representa mulheres não-brancas.
Em Melhor Atriz, Lily Gladstone conquista sua indicação histórica, ressaltando que uma atriz negra não vence nessa categoria desde Halle Berry em 2001.
Já em Melhor Atriz Coadjuvante, o número sobe para duas, Danielle Brooks e Da’Vine Joy Randolph, sendo esta última a favorita para vencer o prêmio.
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Se o Oscar pode servir como diagnóstico para entender como a indústria funciona, então podemos concluir que ainda há muito a melhorar quando se pensa em uma representação real da população que assiste aos filmes, cria esses filmes e é reconhecida por isso.