Basta ser um consumidor médio de entretenimento para saber que as produções sul-coreanas invadiram os catálogos de músicas, filmes, séries e muito mais nos últimos anos. Apesar da onda coreana estar em seu auge, o girlgroup Twice cresce mundialmente desde sua estreia, em 2015.
O nome do grupo, do inglês “duas vezes”, representa que ele é capaz de cativar de duas formas: uma vez através dos ouvidos e outra através dos olhos. Um título adequado, já que o Twice se popularizou por suas músicas contagiantes e pelo carisma das nove integrantes — fatores que resultam em performances incríveis.
Neste ano, o grupo embarca pela primeira vez em uma turnê pela América do Sul com passagem pelo Brasil. Uma ótima oportunidade para os fãs prestigiá-las, mas também para chamar a atenção de qualquer um que se interesse por música pop ligada a uma identidade única e versátil.
Origem do Twice
As integrantes do Twice foram selecionadas por meio de um reality show da gravadora JYP Entertainment. O Sixteen, como o programa era chamado, reuniu dezesseis participantes que competiram em provas de canto, dança e atuação.
O programa foi transmitido na TV aberta, permitindo que os espectadores conhecessem as habilidades individuais, personalidades e histórias das integrantes em potencial, criando um envolvimento emocional por parte do público.
Quando Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu foram escolhidas como finalistas, cada uma delas já contava com uma base sólida de fãs. E a popularidade do Twice como grupo cresceu rapidamente, tornando-se um dos mais bem-sucedidos no K-pop e reconhecido internacionalmente pouco tempo após sua estreia.
O single Like Ooh-Ahh chegou ao mundo em outubro de 2015 junto com o EP The Story Begins. A canção e o álbum foram bem recebidos pelo público, mas nada comparado aos lançamentos seguintes.
Cheer Up e TT, ambas lançadas em 2016, foram responsáveis por estabelecer o Twice como um verdadeiro fenômeno internacional. Cheer Up foi a música de melhor desempenho do ano na Coreia do Sul e garantiu prêmios importantes nas maiores premiações do país. Já TT, um dos maiores virais do K-pop até hoje, fez com que o grupo tivesse o álbum de K-pop mais vendido daquele ano.
O nome da música, TT, refere-se a uma expressão frequentemente usada por internautas para representar lágrimas ou tristeza. Apesar da sonoridade animada, a letra da canção explora a frustração após um término de relacionamento.
Esse contraste ficou ainda mais divertido com o videoclipe da música, que também fez grande sucesso. Nele, as integrantes se apresentam em trajes de Halloween e dançam uma coreografia simples, mas única o suficiente para se tornar icônica.
No ano passado, um fã brasileiro criou um remix de TT com o clássico dos anos 2000 Farol na Mão do Bonde do Tigrão. O áudio viralizou entre os Onces — como são chamados os fãs do Twice —, logo após o anúncio dos shows no país e conta com mais de 400 milhões de reproduções no YouTube.
Pouco mais de um ano após sua estreia, o Twice já havia vendido mais de 1,2 milhão de unidades de álbuns. Em 2019, elas se tornaram o grupo feminino coreano mais vendido de todos os tempos.
Até hoje, são citadas por suas vendas sólidas de álbuns e singles, mantendo uma grande presença no mercado japonês, dominando as paradas do país com singles e álbuns lançados especialmente no Japão. Parte desse sucesso se justifica por três das nove integrantes serem japonesas.
Em 2023, Mina, Sana e Momo formaram uma subunidade do Twice e lançaram o álbum Masterpiece em seu país de origem. O trio apresenta uma sonoridade diferente e mais madura, mantendo características inerentes ao Twice.
Essa versatilidade e amadurecimento podem ser observados durante os oito anos de trajetória não só do trio, mas do grupo na totalidade.
Amadurecimento
O último álbum lançado, READY TO BE, é o mais maduro até o momento. Set Me Free, o single promocional do disco, revela as nove integrantes de uma forma não antes explorada.
Os visuais da era são mais sóbrios e a musicalidade mais amadurecida. Essa mudança também reflete em outros lançamentos recentes, como as estreias solo das integrantes Nayeon e Jihyo, que mesclam notas do Twice em suas características pessoais.
Com cerca de oito anos de carreira, o grupo mantém uma presença constante na indústria do entretenimento mundial, lançando músicas regularmente e participando de atividades variadas, contribuindo para sua estabilidade e longevidade no mercado.
Twice no Brasil
A onda coreana chegou a agenda de shows do Brasil. Grupos como aespa e NCT 127 já se apresentaram por aqui e outros estão com passagem confirmada pelo país como o Ive. O Twice, em sua 5° turnê mundial, não poderia ficar de fora.
A onda coreana chegou à agenda de shows do Brasil. Grupos como aespa e NCT 127 já se apresentaram por aqui, e outros estão com passagem confirmada pelo país, como o Ive. O Twice, em sua 5ª turnê mundial, não poderia ficar de fora!
A Ready To Be Tour marca a primeira passagem do grupo na América Latina com um show próprio. A turnê é um verdadeiro passeio pelas eras do grupo e, da mesma forma que sua trajetória, mostra um Twice energético e versátil, incluindo apresentações individuais das nove membros.
O concerto acontece no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Leia também >> NewJeans: juventude e nostalgia que dominaram o K-pop