[GAMES] Quantas mulheres gostam de jogar online?

[GAMES] Quantas mulheres gostam de jogar online?

Quando se fala de jogos online é bem comum imaginar um jovem adolescente, sentado em seu quarto, que dedica horas do dia em se aperfeiçoar e bater novos recordes. Demograficamente falando, os jogadores online, principalmente os profissionais, tem de fato um padrão: abaixo dos 25 anos e do sexo masculino. Com esta informação, a pergunta que fica é: onde estão as mulheres jogadoras profissionais, e por que se fala tão pouco do assunto?

A cena profissional de gaming não dá necessariamente nenhum motivo para segregar homens e mulheres. Ainda mais considerando que esse tipo de atividade não exige esforços físicos ou disputa corpo a corpo, como no caso de jogos de futebol ou basquete. Para estes esportes especificamente, ainda faz sentido separar times por sexo, considerando um pouco mais de igualdade física e tamanho dos jogadores. Mas no que diz respeito a jogos online, basta um mouse, teclado e monitor. E mesmo assim, as mulheres ainda não são tão vistas em disputas profissionais.

Um dos grandes problemas para esta questão é como dar mais espaço e visibilidade às mulheres que já estão na cena, em um ambiente historicamente dominado pelo sexo masculino. Porque mesmo que as estatísticas já tenham mudado bastante, a cultura ainda permanece a mesma. Então, conheça alguns exemplos de mulheres bem sucedidas nesse universo de jogos online. 

Maria Konnikova

Maria Konnikova. Imagem: reprodução

Se há um contexto dominado pelo público masculino é o mundo do poker e poker online. No entanto, Maria Konnikova mudou o histórico. A escritora e psicóloga de 34 anos se descobriu jogadora enquanto fazia pesquisa de campo para um de seus livros. Durante o processo, se apaixonou pelo jogo e começou a se dedicar a ele. Hoje, ela compete em torneios e já ganhou diversos prêmios, inclusive.

Sasha Rostyn

Sasha Rostyn. Imagem: reprodução

Mais conhecida no mundo dos jogos como Scarlett, Sasha Rostyn é uma jogadora canadense, de 24 anos, e é atualmente a mulher mais bem paga do universo de games online. Ela também foi a primeira mulher a vencer uma liga premiere de jogos online. Sua especialidade é o jogo “StarCraft II“.

Katherine Gunn

Katherine Gunn. Imagem: reprodução

A americana de 30 anos é a segunda colocada no ranking de jogadoras online mais bem pagas atualmente. Katherine joga profissionalmente desde 2007, e conquistou seu espaço sendo bem sucedida no jogo “Halo: Reach“. Além de gamer, Katherine também é cosplayer.

Leia também:
[GAMES] #MyGameMyName: level up para as mulheres no cenário gamer!
[GAMES] 8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
[GAMES] Protagonistas nos bastidores: Mulheres na história dos games, ontem e hoje

Ricki Ortiz

Ricki Ortiz. Imagem: reprodução

Ricki Ortiz é um dos principais nomes no universo de games online atualmente. Especialista em jogos de luta, seu destaque é o jogo “Street Fighter V“, onde conquistou torneios e grandes números. Além disso, Ricki representa a comunidade LGBT neste universo, e se identifica como mulher desde 2014.

Estas são algumas das mulheres que já conquistaram espaço no mundo dos jogos online. O caminho de desconstrução de padrões ainda é longo, mas o importante é reforçar sempre o quão plural este ambiente pode e deve ser. Sem distinção por sexo, seja homem ou mulher, há espaço para todos. Então por que não preenchê-lo com mais mulheres?

Escrito por:

279 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :