Greta Gerwig e o segredo por trás de “Barbie”

Greta Gerwig e o segredo por trás de “Barbie”

Barbie já é um sucesso antes da estreia, marcada para hoje, 20 de julho. Muito disso se deve ao empenho do marketing de divulgação do longa. A começar pela produtora executiva e atriz principal Margot Robbie, que anda arrasando nos looks escolhidos para a turnê do filme. Todos, claro, em homenagem à icônica boneca.

O elenco de peso também é um espetáculo à parte. Além de Margot, Ryan Gosling, Simu Liu e até Dua Lipa, entre tantos outros talentos.  Mas, ironicamente, o grande segredo de Barbie não está visível aos olhos dos espectadores. 

Greta Gerwig no set de Barbie
Crédito: Provided Courtesy of ©2023 Jaap Buitendijk/Warner Bros. Pictures

Muito além do mundo cor-de-rosa e grandes estrelas de Hollywood, o filme tem como carro-chefe (ou furgão da Barbie-chefe) uma narrativa envolvente, capaz de honrar o nome da boneca e, ao mesmo tempo, trazer reflexões profundas sobre a vida humana. E tudo isso graças à escolha de Greta Gerwig como diretora e corroteirista. 

Conhecida por sua sensibilidade e habilidade em retratar personagens femininas complexas, Greta é, sem dúvida, a pessoa certa para conduzir a história da icônica boneca da Mattel, sendo expulsa da Barbieland e se aventurando no mundo real.

 Leita também >> Barbie e o feminismo por trás do cor-de-rosa

Quem é Greta Gerwig?

Greta Gerwig | Imagem: Reprodução

Greta Gerwig é cineasta, atriz e roteirista. Inicialmente, sua carreira ganhou reconhecimento como atriz em filmes independentes, muitas vezes trabalhando com diretores do movimento mumblecore, como Noah Baumbach, seu esposo e corroteirista em Barbie

Seus papéis em Hannah Takes the Stairs (2007) e Greenberg (2010) receberam elogios da crítica e solidificaram sua presença no cenário do cinema independente. Com Frances Ha (2012), Greta começou a receber maior reconhecimento por sua habilidade em construir personagens complexas. O filme capturou a essência de uma jovem mulher tentando encontrar seu caminho na vida, apresentando uma mistura única de comédia e drama.

Frances é interpretada por Greta Gerwig | Imagem: Reprodução

Leia também >> Frances Ha: o que o filme nos ensina sobre liberdade, independência e maturidade

No entanto, foi como diretora e roteirista que Greta consolidou seu nome na indústria cinematográfica. Sua estreia na direção veio com o tocante e divertido Lady Bird (2017), uma comédia dramática semiautobiográfica que recebeu aclamação da crítica e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretora. O filme também foi indicado a cinco outros prêmios da Academia.

Greta dirigindo Lady Bird
Greta dirigindo Lady Bird | Imagem: Reprodução

Em seguida, ela dirigiu e adaptou o clássico romance Adoráveis Mulheres (2019), de Louisa May Alcott, para o cinema. O filme recebeu elogios da crítica e seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

"Adoráveis Mulheres" e o amor à liberdade (CRÍTICA)
Cena do filme Adoráveis Mulheres | Imagem: Reprodução

O trabalho da diretora é caracterizado por sua sensibilidade, narrativa envolvente e complexidade dos personagens. Além disso, Gerwig também é conhecida por criar histórias centradas em mulheres, explorando temas como amadurecimento, relações familiares, amizade e feminilidade. Sua abordagem autêntica e honesta tem ressoado tanto com o público quanto com os críticos.

As influências cinematográficas da diretora 

Greta tem várias referências em seu trabalho, desde filmes clássicos até diretores contemporâneos. Algo muito perceptível em seus filmes é a sua admiração pelo trabalho de Woody Allen. A combinação de comédia inteligente, personagens complexos e narrativa ágil presente nos filmes de Allen são visíveis em Lady Bird e Frances Ha. 

A diretora também declara amor pelas comédias clássicas de Hollywood, especialmente pelos filmes da Era de Ouro do cinema. Segundo Greta, a inspiração vem da capacidade desses filmes de equilibrar o humor e o romance, trazendo muita sensibilidade para suas próprias obras. A adaptação de Adoráveis Mulheres é prova viva disso. Muito mais do que saias rodadas e espartilhos, Greta trouxe um olhar sensível e moderno para o clássico literário.

Greta Gerwig dirigindo Little Women
Greta Gerwig dirigindo Little Women | Imagem: Reprodução

Por fim, a diretora já mencionou a influência do trabalho do diretor John Cassavetes, figura importante no movimento do cinema independente americano, e Mike Leigh, cineasta britânico conhecido por suas abordagens realistas e colaborativas no processo de criação de personagens e histórias.

A capacidade de ambos de explorar a vida cotidiana de maneira autêntica e revelar a complexidade dos relacionamentos interpessoais ressoa nas produções da diretora.

Greta é uma combinação de muito conhecimento cinematográfico com uma autenticidade genuína. Sua paixão pelo cinema abrange diversas épocas e estilos e, inspirada por uma gama de filmes e diretores, ela vem criando seu próprio estilo, que promete fazer história em Hollywood.

Leia também >> Filmes valiosos e escondidos no Amazon Prime Video

O que esperar de Barbie sob o comando de Greta Gerwig 

A história da icônica boneca não poderia ter caído em melhores mãos. Além do seu trabalho no cinema, Greta é conhecida por seu ativismo e posicionamento político. Ela é uma defensora da igualdade de gênero e tem sido vocal em questões relacionadas aos direitos das mulheres e à representatividade no cinema.

É provável que a diretora traga uma abordagem única e significativa para o projeto, fugindo de estereótipos. Por isso, fica o alerta aos desavisados de que o filme não será apenas uma comédia lúdica. Espera-se um humor autêntico, muitas vezes ácido, e com tons reflexivos sobre o empoderamento feminino e padrões sociais.

Ryan Gosling, Greta Gerwig, Simu Liu e Margot Robbie nas filmagens de Barbie
Ryan Gosling, Greta Gerwig, Simu Liu e Margot Robbie nas filmagens de Barbie | Imagem: Reprodução

Além disso, Greta provavelmente enfatizará a importância da representatividade e diversidade, trazendo uma perspectiva contemporânea para a narrativa. É, sem dúvida, o maior desafio da carreira da diretora até o momento. E não podemos deixar de exaltar a sua coragem por encarar um projeto de tamanha repercussão que, à primeira vista, poderia ser apenas um live action bobinho.  

O projeto já tem um grande mérito por ter saído do papel com uma combinação arrebatadora: um grande elenco, uma estética belíssima e direção de alta qualidade. Fica a torcida para que a visão artística, autêntica e criativa de Greta Gerwig dê o tom para que Barbie pinte as telas de Hollywood de cor-de-rosa, transformando-se em um dos grandes sucessos da atualidade.

Escrito por:

6 Textos

Mais uma pessoa que escondeu por anos a verdadeira vocação, enfim, liberta! Encontro nas palavras a forma de expressar minha paixão por cinema, literatura e cultura em geral. Não me convide para fazer trilha, mas vou até o fim do mundo com você em busca do Tiramisu perfeito.
Veja todos os textos
Follow Me :