Coraline e a importância do terror para crianças

Coraline e a importância do terror para crianças

Coraline é um filme infantil baseado em um livro de Neil Gaiman que aborda vários temas incríveis e importantes em sua narrativa obscura e, muitas vezes, sinistra e assustadora. Melhor ainda, essa é a história perfeita para entender por que é tão importante que as crianças tenham contato com histórias de terror.

Muitos fãs do terror conheceram o gênero quando ainda eram crianças e se apaixonaram desde cedo. No entanto, é comum acreditar que eles são a exceção à regra e que as crianças não deveriam ser expostas a narrativas mais assustadoras, a fim de evitar traumas ou medos.

Usando um dos filmes de terror infantil mais conhecidos, vamos discutir hoje os receios e a inevitável importância de introduzir histórias de terror para crianças.

O Palácio Cor-de-Rosa em Coraline
O Palácio Cor-de-Rosa

A influência da história de Coraline

Coraline apresenta a história de uma garotinha de 9 anos que se muda com os pais para uma nova casa, o Palácio Cor-de-Rosa. Apesar do nome perfeito, a mansão é velha, está caindo aos pedaços e dividida em apartamentos com pouca privacidade, ocupada por vizinhos esquisitões. Estes vizinhos consistem em duas senhoras que eram atrizes de teatro, mas hoje vivem presas ao passado, e um senhor russo esquisito que possui um circo de ratos que ele não deixa ninguém ver.

Nesse cenário, Coraline conhece Wybie, um garoto igualmente excêntrico e neto da proprietária da casa. Todas essas novas pessoas vivem errando seu nome e a chamando de Caroline, algo que ela detesta. Seus pais trabalham escrevendo livros sobre jardinagem, embora não deem cuidado nenhum ao próprio jardim deles, e estão sempre ocupados demais com o trabalho para dar atenção à filha.

Assim, Coraline leva uma vida nova extremamente entediante. As aulas na nova escola ainda não começaram, ela não se deu bem com Wybie, então não tem outras crianças para brincar, e seus pais não a deixam explorar muito a nova vizinhança.

Tudo parece chato e sem graça para ela. Coraline procura por animação e aventura onde for possível, mas não encontra nada de interessante até descobrir o outro mundo.

Coraline vive feliz no mundo de fantasia com sua Outra Família por um tempo
Coraline vive feliz no mundo de fantasia com sua Outra Família por um tempo | Imagem: divulgação

A coragem de Coraline que ensina e inspira

Ao atravessar uma portinha mágica, Coraline se encontra na mesma casa, porém agora em cores vívidas e com pais que lhe dão total atenção, além de vizinhos amigáveis que a incluem em suas aventuras. Tudo parece perfeito, tão perfeito que ela até ignora o fato de que todos têm botões no lugar dos olhos.

Ela prefere sua vida neste novo lugar à vida que tinha antes. Todos os seus sonhos se tornaram realidade, e ela tem tudo o que sempre desejou. Porém, não demora muito para que o sonho se transforme em pesadelo. Coraline percebe que toda a maravilha é apenas superficial, e que aquele mundo é uma ilusão criada pela Outra Mãe, a Bela Dama. Esta revela-se uma criatura sinistra que constrói esses mundos para atrair crianças insatisfeitas com suas vidas e consumir suas almas.

Coraline, portanto, foge desse mundo ilusório, mas descobre que a Bela Dama sequestrou seus pais. Para resgatá-los, ela precisa voltar e enfrentar o monstro. Assim, para salvar seus pais e libertar as almas de crianças aprisionadas no Outro Mundo, a menina desafia a Bela Dama a um jogo onde está em jogo sua própria alma.

Com grande coragem, a garota consegue vencer a desafiante criatura e, ao final, retorna ao seu mundo com seus pais, que não têm lembrança alguma de terem sido capturados. A partir desse ponto, eles passam a dar mais atenção a ela, e todos se unem com os vizinhos para transformar o jardim do Palácio Cor-de-Rosa em algo bonito mais uma vez.

Leia também >> Coraline e o Mundo Secreto: o crescimento como um território desconhecido e assustador

Mesmo aterrorizada com a verdade sobre o Outro Mundo, Coraline enfrenta Bela Dama para salvar seus pais
Mesmo aterrorizada com a verdade sobre o Outro Mundo, Coraline enfrenta Bela Dama para salvar seus pais | Imagem: divulgação

As lições que Coraline ensina

A história de Coraline aborda diversos temas, incluindo o “cuidado com o que deseja” e “valorize o que já tem”. Inicialmente, Coraline desgostava de sua vida e sempre ansiava por mais. Mais tarde, após as experiências horríveis que enfrentou, a garota percebeu a importância de aceitar sua realidade e fazer o melhor possível com a vida imperfeita que levava, pois, na realidade, nada é perfeito.

Outro aspecto que Coraline aprendeu foi que, independentemente dos desafios que surgirem, ela tem a capacidade de lidar com os obstáculos da vida. Isso não ocorre porque ela nunca sentirá medo novamente, especialmente após seu confronto com a Bela Dama, mas sim porque ela compreende que a coragem não está relacionada à ausência de medo.

Pelo contrário, ter coragem significa enfrentar o medo e fazer o que é certo, mesmo quando o medo está presente, como destacou o autor Neil Gaiman. E essa é a maior lição do livro.

O poder do terror para as crianças

Coraline nos revela o poder do terror, especialmente para as mentes mais jovens. Esses filmes mostram que o mundo contém elementos assustadores e, por vezes, até monstros que espreitam sob as camas, mas também ensinam que, no final, esses medos podem ser superados.

Coraline é o exemplo de bravura: enfrenta seu medo para fazer o que acredita ser o certo
Coraline é o exemplo de bravura: enfrenta seu medo para fazer o que acredita ser o certo | Imagem: divulgação

O medo é uma emoção natural que todos experienciam e sempre experimentarão. De fato, ele desempenha um papel vital como mecanismo de defesa; por exemplo, nos ajuda a fugir de situações de perigo, como um encontro com um urso faminto.

Filmes de terror proporcionam uma catarse necessária. Confrontamos situações horríveis junto com os personagens, mas sempre nos sentimos seguros enquanto assistimos. No final, podemos extrair lições semelhantes às que os protagonistas aprendem, tudo isso sem precisar enfrentar os horrores pessoalmente.

Ninguém deseja que seus filhos tenham que vivenciar experiências aterrorizantes, como fugir de criaturas sobrenaturais, para aprender a valorizar a vida que levam ou compreender que os adultos não podem estar disponíveis o tempo todo devido a suas responsabilidades. Mas  essas lições podem ser transmitidas através de filmes como Coraline.

É claro que não se deve expor uma criança de 4 anos a filmes como O Massacre da Serra Elétrica (1974). Cada responsável deve determinar o momento adequado e a escolha apropriada de filmes, pois conhecem melhor as necessidades de suas crianças. O que estamos enfatizando é a importância de não privar os pequenos desse gênero devido a julgamentos equivocados.

Coraline descobrindo a porta secreta para O Outro Mundo
Coraline descobrindo a porta secreta para O Outro Mundo | Imagem: divulgação

Leia também >> João e Maria: Neil Gaiman e a abordagem didática na literatura infantil

O medo na vida das crianças

A vida de uma criança já é assustadora por si só. Tudo é novo, eles não entendem como nada no mundo funciona, precisam de ajuda para basicamente tudo, são totalmente dependentes e não têm nenhum controle sobre nada. Isso não é assustador?

Por isso mesmo, é fácil para os pequenos se identificarem com os personagens que passam por situações semelhantes nas telas. Ver como esses personagens conseguem superar seus medos faz com que as crianças compreendam que também podem fazer o mesmo.

Na antiguidade, os pais contavam histórias sobre uma bruxa que vivia na floresta e cozinhava crianças para o jantar, como um meio de manter as crianças seguras e evitar que entrassem na floresta, onde poderiam se perder ou ser atacadas por animais selvagens. Desde os primórdios, as histórias desempenham um papel fundamental na segurança e no aprendizado das gerações mais jovens.

Hoje em dia, embora não seja mais necessário inventar histórias exageradas como essa, ainda o fazemos. Dizer às crianças que só receberão presentes do Papai Noel se se comportarem bem ou que ganharão uma moedinha da Fada do Dente se permitirem que a mamãe retire o dente que está prestes a cair são exemplos de “mentiras” em forma de histórias que auxiliam as crianças a entender regras básicas do mundo.

Essas histórias servem para transmitir a seguinte mensagem: Comporte-se ou terão consequências.

Da ficção para o mundo real: o que aprendemos com o terror

ParaNorman, outro filme de animação stop-motion com temáticas de terro
ParaNorman, outro filme de animação stop-motion com temáticas de terror | Imagem: divulgação

O terror mostra um pouco dessas consequências e as lições em situações um pouco mais extremas.

Coraline (2009) prepara a criança para entender que as aparências enganam e que não deve sair conversando com estranhos. Já o filme O Estranho Mundo de Jack (1993) mostra que às vezes é normal se sentir triste mesmo sem entender o motivo, mas que isso não vai durar para sempre e que é possível ser feliz novamente. Além disso, ensina que mudanças são boas e legais.

Por outro lado, ParaNorman (2012) ensina que sempre existe outro lado da história e que nunca é uma boa coisa tratar alguém mal só porque é diferente.

São lições importantes que têm mais peso e impacto em histórias sombrias. Ou seja, histórias de terror servem, entre outras coisas, para nos preparar para situações de perigo.

Coraline e Wybie
Coraline e Wybie | Imagem: divulgação

Por exemplo, um estudo científico comprovou que pessoas que apreciam filmes de terror em geral, assim como filmes que abordam temas como apocalipse, distopia, zumbis e outras formas de contaminação, estavam psicologicamente mais preparadas para enfrentar a pandemia que vivemos em 2020.

Essas pessoas, que por meio da ficção, estavam acostumadas a consumir histórias em que personagens enfrentaram situações semelhantes, demonstraram maior capacidade de lidar com o desafio quando ele ocorreu na vida real.

A ficção nos prepara para a realidade. Os filmes de terror nos ajudam a enfrentar as situações mais adversas imagináveis, e essa preparação é necessária.

Leia também >> Os Diários de Amora: A heroína infantil que precisávamos!

Histórias de terror são necessárias

As histórias têm desempenhado um papel essencial na evolução da humanidade desde os primórdios, e as narrativas de terror, igualmente antigas, têm sido fundamentais para a sobrevivência humana. Muita coisa mudou ao longo do tempo, mas esse princípio permanece inalterado.

Coraline enfrenta horrores, mas sai vitoriosa, mais forte que antes e muito mais próxima de sua família
Coraline enfrenta horrores, mas sai vitoriosa, mais forte que antes e muito mais próxima de sua família | Imagem: divulgação

A decisão de quando introduzir narrativas de terror para uma criança e por onde começar com filmes é uma escolha dos responsáveis, visando garantir um resultado positivo. Sentar-se com a criança para conversar sobre o que assistiram ou leram é uma excelente maneira de compreender como ela interpretou a história e o que absorveu dela.

Existem benefícios científicos e psicológicos em consumir histórias assustadoras, independentemente da idade, mas muitas vezes tendemos a ignorar isso quando se trata de crianças, por medo de reações negativas. Ainda assim, é importante que as crianças se familiarizem com o fato de que coisas ruins acontecem de maneira controlada, como em um filme, antes que a vida as ensine de de forma mais brusca.

Por fim, o terror existe tanto na ficção quanto no mundo real, mas somente podemos controlá-lo em uma dessas formas. Usar essa ferramenta como uma oportunidade para educar e ensinar as crianças é uma ótima ideia. Isso as prepara melhor e nos proporciona maior tranquilidade.

Referências:

Escrito por:

5 Textos

Apresentadora da Ala Secreta, uma comunidade onde fãs de Terror podem compartilhar sua paixão e aprender mais sobre o gênero, no Tik Tok, YouTube e Instagram.
Veja todos os textos
Follow Me :