Quadrinho é coisa de criança? 4 HQs para todas as idades!

Quadrinho é coisa de criança? 4 HQs para todas as idades!

No Brasil e em diversas partes do mundo, as histórias em quadrinhos ainda são consideradas como entretenimento principalmente para crianças e, no máximo, para adolescentes.

Muitos adultos, já sem o hábito de leitura de livros, veem a leitura de gibis como uma perda de tempo. A falta de informação e o pouco incentivo governamental contribuem para o desconhecimento da importância das HQs no desenvolvimento individual.

As histórias em quadrinhos abordam uma variedade de temas, incluindo cotidiano, guerras, fantasia, filosofia, biografia, ficção científica, ação, e muito mais! É um mundo de histórias disponíveis para todos!

Se você quer estimular uma criança ou pré-adolescente a ler e refletir, ou se como adulto deseja explorar o maravilhoso mundo das HQs, aqui estão algumas recomendações para todas as idades!

1) Horácio- Mãe: Graphic MSP, de Fábio Coala

Horácio, um filhote de dinossauro amável, embarca em uma busca solitária por sua mãe, encontrando outros animais ao longo do caminho. Sua imensa doçura e sabedoria o levam a ajudar os demais, mesmo sacrificando suas próprias necessidades.

Trecho da HQ Horácio- Mãe | Reprodução

Além da beleza das artes e cores, a história de Horácio explora temas como altruísmo, respeito, amizade, companheirismo, esperança e mudança. A narrativa encoraja a abandonar o conformismo e a autocomiseração, buscando evoluir para se tornar alguém menos egoísta.

Trecho da HQ Horácio- Mãe | Reprodução

2) O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang

O Príncipe Sebastian, apaixonado por vestir-se como as mulheres de sua época, encontra em Frances, uma talentosa costureira, uma amiga que busca progredir mantendo suas ideias autênticas. A envolvente história aborda temas como amizade, preconceito, aceitação e questões de gênero.

Trecho da HQ O Príncipe e a Costureira | Reprodução

A leitura provoca reflexões sobre uma sociedade castradora, impondo normas sobre vestimentas, interesses e comportamento. A HQ destaca o condicionamento social presente em diversas áreas da vida.

Leia também >> “Melhores leituras de 2020”

Trecho da HQ O Príncipe e a Costureira | Reprodução

A falta de empatia em relação aos sentimentos alheios é evidente, forçando a conformidade social. O cerne da questão — amor, caráter e respeito — muitas vezes é negligenciado em meio a futilidades sem sentido. Seguir as regras sociais muitas vezes implica ser um pária, excluído socialmente, sem amigos, e em alguns casos, até sem família e emprego.

3) Chico Bento- Arvorada: Graphic MSP, de Orlandeli

Nesta envolvente HQ, a Avó de Chico Bento leva o leitor e o próprio Chico a refletir sobre a brevidade da vida e o que realmente importa. A mensagem é clara: aproveitar o momento, pois as oportunidades podem ser efêmeras.

Trecho da HQ Chico Bento- Arvorada | Reprodução

A analogia é feita com um ipê-amarelo, que floresce em épocas específicas. Da mesma forma, Chico pode deixar de apreciar esse florescimento por displicência, pensando que essas oportunidades estarão sempre disponíveis. Contudo, a vida não funciona assim, e no dia seguinte tudo pode mudar.

Trecho da HQ Chico Bento- Arvorada | Reprodução

4) Arlindo, de Ilustralu

Na história de Arlindo e seus amigos adolescentes em 2001, a HQ aborda as dificuldades desse período de descobertas, romances, amizades e dúvidas.

Além disso, destaca os preconceitos dentro e fora de casa, tanto de gênero quanto de orientação sexual e classe, de maneira delicada e emocionante. A singular beleza e vivacidade das cores na HQ merecem ser apreciadas por todos.

Leia também>> “Mulheres nos quadrinhos: Ilustralu”

Trecho da HQ Arlindo | Reprodução
Trecho da HQ Arlindo | Reprodução

Escrito por:

6 Textos

Gosto muito de ler, principalmente histórias em quadrinhos biográficas, jornalísticas e de ficção científica! Assisto desenhos, documentários e séries de ficção científica, como Star trek. Agora colaboradora da Editora Nemo!
Veja todos os textos
Follow Me :