The Cosmic Wheel Sisterhood: um jogo sobre cartomancia e bruxas poderosas

The Cosmic Wheel Sisterhood: um jogo sobre cartomancia e bruxas poderosas

No mundo de The Cosmic Wheel Sisterhood, mulheres das mais diversas espécies do universo são capazes de ascender, tornando-se bruxas, imortais e dotadas de um talento mágico.

A vidente Fortuna, consumida pela solidão de sua casa no meio do espaço após cumprir dois séculos de sua pena de mil anos de exílio, toma a decisão de desafiar as leis do mundo mágico. Ela realiza o ritual proibido de invocar um Behemoth para ajudá-la a escapar.

Disponível na Steam e desenvolvido pelo pequeno estúdio espanhol Deconstructeam, especializado em ficções interativas, e publicado pela Devolver Digital para PC e Nintendo Switch, o jogo não está acessível em português, apenas em inglês, francês, espanhol e japonês.

Aviso de conteúdo: o jogo contém menções a sexo, automutilação e suicídio. Nenhum desses temas será aprofundado nesta resenha.

Fortuna reencontra sua amiga em The Cosmic Wheel Sisterhood.
Fortuna reencontra sua amiga, Dahlia.

Explorando as escolhas no jogo The Cosmic Wheel Sisterhood

O peso das decisões da jogadora no desenrolar da narrativa, que possui múltiplos desfechos, pode ser sentido nos primeiros minutos de jogo.

Ábramar, o behemoth invocado, sela um contrato com Fortuna. Para cada uma das energias mágicas – água, terra, ar e fogo – há um selo diferente, uma definição de algo que acontecerá no futuro.

Os três primeiros representam o que a protagonista conquistará em sua jornada, e o quarto, o preço do contrato. Para cada um deles, a jogadora possui três escolhas. No selo de fogo, decide se Fortuna vai pagar com sua imortalidade, com a existência de seu coven ou com a vida de sua pessoa mais amada.

Através do diálogo com Ábramar e diversas bruxas, a jogadora é convidada a um interessante processo de imersão na psique de uma bruxa imortal condenada de forma injusta e desproporcional, mas permitindo que crie sua própria interpretação de Fortuna.

Ela é vingativa, desejando a morte da responsável por seu exílio? Deseja poder ou amor? Acredita que bruxas devem ficar fora do caminho de mortais, se aproveitarem deles ou guiá-los?

Como a cartomancia influencia a narrativa do game

Enquanto as decisões feitas através do diálogo possam ter consequências imprevisíveis, The Cosmic Wheel Sisterhood apresenta uma segunda mecânica de escolhas inteiramente baseada em suas consequências: a cartomancia.

Separada de seu baralho de Tarot após sua condenação, Fortuna aprende a fabricar suas próprias cartas, utilizando combinações das quatro energias.

Grethe pede conselhos a Fortuna: "Qual deve ser a prioridade, o indivíduo ou o grupo?"
Grethe pede conselhos a Fortuna: “Qual deve ser a prioridade, o indivíduo ou o grupo?

Com seu novo baralho, Fortuna pode realizar leituras do futuro de várias personagens, adquirindo cartas aleatoriamente, associando-as a uma das perguntas feitas pela consultante e escolhendo como interpretá-las.

Fortuna é conhecida pela precisão de suas previsões e nunca erra em suas leituras, dando à jogadora certo controle do destino das personagens que se submetem a esse ritual.

Energia e imaginação: o papel da jogadora na criação das cartas

O processo de criação das cartas é outro ponto forte do jogo. Esse modo confere grande liberdade criativa à jogadora, que pode escolher o fundo e posicionar diversos elementos nele, criando designs únicos, com seus próprios conjuntos de significados.

Cada carta é composta por um fundo, um elemento principal e um conjunto de detalhes. Cada um desses três elementos requer uma quantidade de uma única forma de energia ou uma combinação de duas ou mais.

A jogadora, portanto, recebe um pouco dessa energia ao firmar o acordo com Ábramar, e a principal forma de adquirir mais é através das leituras.

Leia também >> Dordogne: a superação de conflitos familiares através de uma narrativa lúdica e intimista

Criação de cartas - The Cosmic Wheel Sisterhood (2023)
Interface de criação de cartas para o baralho

A criação de cartas levou muitas pessoas a entenderem The Cosmic Wheel Sisterhood como um cozy game, um jogo relaxante e reconfortante para se jogar.

No entanto, é importante frisar que a narrativa e os temas do jogo o afastam dessa classificação. Em seus diálogos, ele explora os diferentes traumas das personagens e obriga a jogadora a tomar decisões difíceis e potencialmente dolorosas.

The Cosmic Wheel Sisterhood: uma história de relações

Cena do jogo "The Cosmic Wheel Sisterhood"
Um flashback de Fortuna, Jasmine e Dahlia, depois de comerem brownies alterados com ervas mágicas: “Amigas, meus brownies estão batendo.

A trama central ocorre na residência onde Fortuna cumpre seu exílio.

O loop do jogo inclui conversas com Ábramar, criação de cartas e visitas de diversas pessoas: suas melhores amigas, sua mentora, a líder do coven, uma funcionária do escritório de arbitragem e bruxas em busca de orientação. É por meio dessas interações e das leituras de cartas que Fortuna consegue influenciar os eventos.

Com a morte da líder do coven e uma crise interna sobre os melhores rumos a seguir, Fortuna precisa se posicionar na eleição da nova líder, na qual suas duas melhores amigas, Jasmine e Dahlia, são candidatas.

Durante a corrida eleitoral, a jogadora deve equilibrar sua preferência entre os ideais políticos representados por cada uma dessas personagens com a própria relação de amizade que mantém com elas – além de considerar o preço que será pago a Ábramar pelo selo de fogo – para decidir qual caminho seguir.

Política e amizade: escolhas na eleição do coven

A narrativa, no entanto, vai além da política. Como seres imortais, as bruxas refletem sobre questões existenciais relacionadas à passagem do tempo e revisitam suas vidas anteriores como mortais.

Através de flashbacks, são explorados os vínculos de Fortuna com sua irmã, Patrice, e sua antiga melhor amiga. Patrice também ascendeu décadas após Fortuna, mas sua amiga viveu toda sua existência como mortal, falecendo séculos antes do período em que se passa a história.

Leia também >> The House in Fata Morgana: um conto gótico sobre a natureza humana

Além disso, destaca-se o papel de Fortuna no coven: como cartomante, diversas bruxas a procuram em busca de orientação.

Durante as leituras, as cartas são selecionadas aleatoriamente, cabendo à jogadora determinar o significado de cada uma delas. Diferentes opções são apresentadas com base nos elementos contidos na carta.

A jogadora pode escolher a interpretação que considerar mais adequada, mas também pode optar por um viés mais egoísta: cada opção de leitura proporciona uma combinação distinta de energia, permitindo escolher aquela que melhor atenda às suas próprias necessidades, relegando a consultante a um segundo plano.

Interface da leitura de cartas no jogo "The Cosmic Wheel Sisterhood", apresentando uma das possibilidades de leitura.
Interface da leitura de cartas, apresentando uma das possibilidades de leitura para uma pergunta feita por Jasmine: “Seu orgulho está envenenando o solo. O sucesso te fez arrogante e seu jardim está sofrendo por isso“. No canto, é possível ver que essa leitura dá duas energias de ar, uma de água, uma de terra e uma de fogo.

Fechando a roda

Fortuna: “Então… Minha previsão finalmente se tornou verdade, é?

The Cosmic Wheel Sisterhood apresenta uma combinação única de características. Estimula a criatividade por meio da criação de cartas, oferece uma narrativa com escolhas que têm consequências significativas e aborda temas emocionais profundos.

Ao mesclar esses elementos, corre o risco de afastar jogadores que não se identificam com algum deles. Contudo, o resultado é uma experiência envolvente, habitada por personagens cativantes.

As mecânicas permitem moldar o passado através dos flashbacks, o presente nos diálogos e o futuro com a cartomancia, evocando um sentimento de “e se?”. Isso incentiva a jogadora a repetir a história várias vezes para explorar as diferentes formas pelas quais ela pode se desenrolar.

Escrito por:

3 Textos

Designer com um mestrado sobre joguinhos em andamento. Ama narrativas em todas as formas que podem assumir.
Veja todos os textos
Follow Me :