Loona: quando um fim é apenas um recomeço

Loona: quando um fim é apenas um recomeço

No dia 25 de novembro de 2022, ocorreu um acontecimento que abalou profundamente os apreciadores do K-pop e, mais especificamente, os Orbits, o fandom do grupo feminino sul-coreano Loona. Nessa fatídica data, Kim JiWoo, mais conhecida pelo nome artístico Chuu, foi expulsa do girlgroup.

Inicialmente, a Blockberry Creative, empresa responsável pelo Loona, anunciou que a demissão ocorreu devido a uma conduta inadequada de Chuu com os funcionários e durante as atividades do grupo. Contudo, essas acusações caíram por terra quando veio à tona a longa batalha judicial que se desenrolou entre a cantora e a gravadora. Essa disputa envolvia um contrato abusivo que obrigava as integrantes a não receberem salários e assumirem dívidas da empresa.

Chuu não foi expulsa por má conduta, mas sim por exigir alterações no contrato, de forma a receber por seu trabalho e não arcar com gastos da gravadora. Com a popularidade do grupo nas redes sociais, não demorou para que o assunto se tornasse um dos mais comentados na internet.

Loona e seu projeto de lançamento

Com a quebra de contrato entre o selo Blockberry Creative e Chuu, o grupo entrou em hiatus até a anulação dos contratos com as outras onze integrantes, que processaram a empresa.

Apesar da situação dramática ter atraído muita atenção para o girlgroup, o Loona alcançou considerável popularidade ao longo de sua carreira. O grupo teve um projeto de debut extenso, revelando as integrantes ao longo de dois anos (2016 a 2018). Esse processo incluiu o lançamento de músicas solo e de units (pequenos grupos com integrantes do grupo principal).

Chuu se destacou como uma das integrantes mais populares durante o período de lançamentos individuais das cantoras, especialmente com o single “Heart Attack“, que evidenciou sua paixão pela colega de grupo Yves. As duas também fizeram parte da unit Loona YYXY, juntamente com Olivia Hye e GoWon, lançada em 2018.

Imagem promocional da unit Loona YYXY
Imagem promocional da unit Loona YYXY para o EP Beauty & the Beat, lançado em 2018. As integrantes são Yves, Chuu, Olivia Hye e GoWon, da esquerda para direita. Imagem: Blockberry Creative

O quarteto conquistou o público com o single “love4eva” e seu videoclipe enigmático, que retrata as garotas em um internato rigoroso, fazendo alusão ao Jardim do Éden e à história bíblica do pecado original. A colaboração com Grimes também gerou grande interesse, especialmente numa época em que parcerias entre artistas coreanos e não coreanos eram menos comuns.

Chuu do Loona: o boom de um meme

Explorando temas como empoderamento feminino, romances entre garotas e metáforas bíblicas, juntamente com composições menos convencionais, o grupo começou a chamar a atenção de curiosos, muitas vezes não familiarizados com o K-pop.

Além disso, o grupo também foi calorosamente recebido pelo público LGBTQIA+. A presença marcante das integrantes nas redes sociais logo gerou um boom de memes relacionados ao Loona, especialmente centrados na foto promocional de Chuu no EP de estreia do grupo, [+ +], lançado em 2018.

Chuu em foto promocional do grupo Loona
A famosa foto de Chuu, promoção do debut do grupo em 2018. Imagem: Blockberry Creative

Essa foto ultrapassou o círculo k-popper e se tornou popular entre universitários, que a utilizavam em contextos como centros acadêmicos, manifestações estudantis e panfletos. Frequentemente, o humor estava enraizado na aleatoriedade do seu uso.

A inesperada expulsão da cantora causou comoção não apenas entre os fãs, mas também entre o público que a reconhecia pelos memes da internet. Um movimento de apoio à Chuu e ao Loona rapidamente se espalhou pelas redes sociais, incluindo até mesmo chamados para boicotar a agência Blockberry Creative.

Parte do boicote envolvia não adquirir álbuns ou produtos oficiais do Loona, não reproduzir suas músicas em plataformas de streaming e até mesmo recorrer à pirataria musical. Com isso, Chuu se tornou um elemento presente em memes entre ativistas de esquerda, que a retratavam ao lado de figuras como Karl Marx e Lenin em montagens. Outras integrantes do grupo também foram associadas a símbolos comunistas.

Meme do Loona
Chuu e Kim Lip, integrantes do Loona, seguram o Manifesto Comunista em montagem feita por internautas. Imagem: reprodução

ARTMS e Odd Eye Circle: um retorno

Com a anulação dos contratos de todo o grupo, algumas integrantes firmaram novos acordos com a empresa MODHAUS, liderada por Jaden Jeong.

Jeong foi o idealizador e criador do Loona, mas deixou o projeto musical após sair da Blockberry Creative em 2019. A gravadora já detinha os direitos de álbuns e nomes associados ao Loona, permitindo que a unit Odd Eye Circle, lançada originalmente em 2017, retomasse suas atividades com um novo EP lançado em julho de 2023.

Essa unit agora faz parte do projeto ARTMS, que inclui as ex-integrantes do Loona, HaSeul, HeeJin, Kim Lip, JinSoul e Choerry, sendo as três últimas membros da Odd Eye Circle. O retorno da unit veio com o lançamento do EP Version Up, contendo seis músicas e um videoclipe para o single principal “Air Force One“.

O videoclipe traz várias referências a vídeos anteriores do Loona, além de mostrar as integrantes enfrentando homens engravatados, representando as burocracias enfrentadas na Blockberry Creative. A letra aborda a busca pela própria voz e por um novo amor, sendo uma maneira das garotas discutirem a superação das dificuldades enfrentadas na antiga gravadora.

Leia mais » 6 músicas sobre a vida e suas mudanças por vozes femininas

O EP Version Up

As músicas do EP seguem uma linha próxima ao estilo do Loona, incorporando elementos de música eletrônica, hyperpop e dreampop. A primeira faixa, a mais curta do EP, é um instrumental intitulado “Did You Wait?“. Ele consiste em um remix de músicas previamente lançadas pelo Odd Eye Circle, juntamente com novas faixas, todas presentes no EP Version Up.

Foto promocional da unit Odd Eye Circle, do ARTMS Project
Imagem promocional da unit Odd Eye Circle para a divulgação do EP Version Up. As integrantes, da esquerda para direita: Choerry, Kim Lip e JinSoul. Imagem: Loona Wiki

Em “Je Ne Sais Quoi“, os vocais harmonizados das integrantes são acentuados por batidas fortes, mas com um ritmo alegremente suave, típico do dreampop. Já  “Love Me Like” e “Lucid” são faixas R&B, mas enquanto a primeira é animada, a segunda é mais calma e com vocais concentrados em notas graves, sem os agudos de Love Me Like.

A última faixa, “My Secret Playlist“, é um dreampop animado com harmonias vocais e vocais reverberantes, um elemento típico do gênero. My Secret Playlist guarda semelhanças com “Loonatic“, faixa do EP Mix&Match, lançada pelo trio em 2017.

Leia mais » Os melhores álbuns femininos do primeiro semestre de 2023

Caminhos diferentes

Apesar de o ARTMS Project contar com cinco integrantes, as outras sete membros do Loona estão em diferentes gravadoras. Olivia Hye, Vivi, YeoJin, GoWon e HyunJin assinaram contratos com a empresa CTDENM e formaram o grupo Loossemble (junção das palavras Loona e “assemble”, que pode ser traduzido como “reunir”). No entanto, o quinteto ainda não lançou nenhuma música até o momento.

Por outro lado, Chuu está sendo agenciada pela ATRP, uma startup coreana do ramo de entretenimento. Quanto a Yves, apesar de ter planos de seguir carreira solo, ainda não anunciou nenhum novo contrato. Mesmo trilhando caminhos diferentes, as ex-integrantes do Loona mantêm contato e interagem nas redes sociais, continuando a compartilhar fotos e momentos juntas.

O fim do Loona como grupo não impediu que as integrantes continuassem colaborando e se apoiando. Após a difícil situação enfrentada na antiga gravadora, o rompimento dos contratos permitiu que as jovens buscassem melhores condições para prosseguir com suas carreiras musicais. Agora, elas têm a oportunidade de atuar com maior autonomia, liberdade artística e, o mais importante, com os direitos trabalhistas devidamente garantidos.

Escrito por:

Estudante de Russo na USP, fã de Red Velvet e degustadora profissional de refrigerante de cereja. Acredita piamente que assistir Trainspotting e ler Gógol são as curas para os males do mundo.
Veja todos os textos
Follow Me :