Percy Jackson e os Olimpianos: o que você precisa lembrar antes da série!

Percy Jackson e os Olimpianos: o que você precisa lembrar antes da série!

Em 2023, a Disney+ marca a estreia da primeira temporada da série Percy Jackson e os Olimpianos, uma adaptação da saga de livros homônima escrita por Rick Riordan, lançada entre 2005 e 2010. Essa temporada inicia a narrativa do universo de semideuses e mitologia grega, que se desdobra em diversas sagas, com lançamentos que perduram até os dias atuais.

A série é a segunda tentativa de adaptação da saga, após dois longa-metragens lançados pela Fox, que seguem os acontecimentos dos dois primeiros volumes. Os filmes, porém, são rechaçados pelos fãs da história de Percy Jackson, já que se distanciam muito do material de origem. Por isso, a nova produção da Disney, e que conta com o envolvimento do autor dos livros, é esperada com muito entusiasmo pelos amantes da saga.

Dessa forma, para aqueles que não revisitaram a história desde a primeira leitura e desejam relembrá-la, ou para aqueles que pretendem conhecê-la antes de acompanhar a série, destacamos os principais acontecimentos que devem se aparecer nesta temporada.

Walker Scobbell como Percy Jackson na série "Percy Jackson e os Olimpianos"
Percy Jackson e os Olimpianos | Imagem: Disney+

O que sabemos até agora?

Conforme informações divulgadas por Rick Riordan, cada temporada de Percy Jackson e os Olimpianos terá como foco a adaptação de um volume da saga. Isso significa que a primeira temporada se dedicará exclusivamente à narrativa do primeiro livro, O Ladrão de Raios.

Além disso, em novembro, a Disney+ revelou os títulos dos oito episódios que compõem a temporada. Esses títulos são derivados de alguns dos capítulos do livro, estabelecendo as primeiras referências diretas à sua fonte original para os fãs.

Os episódios serão: 

  1. Sem querer transformo em pó minha professora de iniciação à álgebra
  2. Minha transformação em Senhor Supremo do Banheiro
  3. Nossa visita ao Empório de Anões de Jardim
  4. Meu mergulho para a morte
  5. Um deus compra cheeseburgers para nós
  6. A ida de uma zebra para Las Vegas
  7. De certa forma, descobrimos a verdade
  8. A profecia se cumpre

Relembrando Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Percy Jackson é um jovem nova-iorquino de apenas 12 anos, mas já possui um extenso histórico de problemas que o impedem de frequentar a mesma escola por mais de um ano letivo.

Além de sofrer de TDAH, Percy é disléxico, o que torna sua vida escolar ainda mais desafiadora. Ele reside com a mãe e o padrasto, a quem ele odeia e apelida de “Gabe cheiroso”, devido ao odor desagradável que o homem exala.

Uma série de eventos estranhos leva Percy a descobrir que o mundo em que vive é muito mais amplo do que imaginava, envolvendo a existência de monstros, deuses gregos e semideuses. Rapidamente, ele percebe que sua origem está diretamente conectada a essa porção mágica da realidade.

Leia também >> Minhas Aventuras com Superman – 1ª Temporada: uma jornada de autodescoberta, amizade e amor

Percy descobre a verdade

Antes de descobrir a verdade sobre os Olimpianos, Percy enfrenta dificuldades para se adaptar ao ambiente escolar, levando-o a ingressar na Academia Yancy, um internato destinado a jovens desajustados. Sua rotina escolar envolve ser alvo de bullying por uma valentona local e enfrentar desafios acadêmicos.

Durante sua estadia na escola, Percy faz importantes conexões com dois personagens-chave da saga: seu melhor amigo, Grover, e Quíron, o lendário centauro que treinou os maiores heróis da mitologia grega. Inicialmente, Percy acredita que Quíron é seu professor de Latim, o Sr. Brunner.

É durante uma excursão escolar que Percy se encontra pela primeira com o mundo dos olimpianos, quando sofre um ataque por um monstro, que fingia ser a sua professora de álgebra. 

Esse evento desencadeia uma série de reviravoltas em sua vida, revelando que Grover é, na verdade, um sátiro, com a parte inferior do corpo de um bode. Um minotauro ataca Percy, sua mãe e Grover, resultando na derrota do monstro, mas não a tempo de salvar a mãe de Percy.

Ao despertar no Acampamento Meio-Sangue, Percy compreende a existência dos antigos deuses e a localização do Monte Olimpo em Nova Iorque, no 600º andar do Empire State Building. Ele também descobre sua verdadeira natureza como semideus. A complexidade da situação aumenta com a revelação de que os deuses estão à beira de uma guerra iminente.

Conhecendo o Acampamento Meio-Sangue

Quando o semideus encara a verdade sobre sua árvore genealógica, ele também se integra ao Acampamento Meio-Sangue, um refúgio e centro de treinamento para jovens semideuses resgatados ou que encontram o caminho até o acampamento, fugindo dos monstros que os perseguem.

Nesse ambiente, ele faz a conhece Annabeth, uma semideusa que chegou à colina meio-sangue muito jovem, com apenas sete anos. Além disso, encontra Luke, um campista mais velho e filho de Hermes, que acolhe Percy como mentor, ajudando-o a se adaptar ao dia a dia no acampamento.

O Acampamento Meio-Sangue é dividido em 12 chalés, cada um correspondendo a um dos deuses do Olimpo, abrigando os semideuses filhos desses deuses. Exceção é feita ao chalé de Hermes, que, além de acolher a prole do deus dos mensageiros, também abriga semideuses não reclamados por seus progenitores divinos ou filhos de deuses menores.

O diretor do Acampamento é Dionísio, incumbido dessa função por punição de Zeus. Quíron assume o papel de supervisor de atividades no acampamento.

Percy também faz o conhecimento de Clarisse, filha de Ares e a valentona que tenta humilhá-lo desde sua chegada. A rixa com Clarisse atinge um ponto crítico quando Percy acidentalmente quebra sua lança mágica e contribui para a derrota do chalé de Ares durante a caça à bandeira.

Esse momento é seguido pela revelação de que Percy é filho de Poseidon, o que configura uma violação do tratado estabelecido pelos três grandes deuses – Zeus, Hades e Poseidon – que proíbe a procriação deles com mortais.

Diante dessa revelação, Quíron aconselha Percy a buscar orientação no Oráculo de Delfos, onde, por meio de uma profecia, poderá descobrir qual é o melhor caminho a ser seguido.

Leia também >> (Des)Encanto: uma princesa fora da caixa e suas aventuras

A profecia

Você irá para o Oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.

Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.

Você será traído por aquele que chama de amigo. 

E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa. 

A partir da profecia, podemos relembrar os principais acontecimentos de O ladrão de raios.

Relembrando Percy Jackson e o Ladrão de Raios!
Percy (Walker Scobell), Grover (Aryan Simhadri) e Annabeth (Leah Jeffries) | Imagem: Disney+

A missão para salvar o mundo

“Você irá para o Oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.”

Percy, Grover e Annabeth embarcam em uma missão em direção à Califórnia, onde há uma entrada para o Mundo Inferior.

Após um ataque de cães infernais no acampamento, Quíron, ao interpretar a profecia, suspeita que o “deus que se tornou desleal” seja Hades, o deus do mundo dos mortos.

“Você encontrará o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.”

A tarefa de Percy é recuperar o raio mestre de Zeus, a arma mais poderosa que foi roubada. Isso desencadeia a ira de Zeus contra Poseidon, a quem o deus dos céus acredita ser o responsável pelo roubo, tornando Percy culpado aos olhos de Zeus por ser filho de Poseidon.

No entanto, ao chegar ao Mundo Inferior e confrontar Hades, Percy percebe que o deus não possui o raio mestre de Zeus. Além disso, Hades também teve um de seus objetos mágicos roubados: o elmo de Hades. Ambos os itens foram levados do Olimpo durante o solstício de inverno no ano anterior.

Este encontro com Hades revela que o deus olimpiano desleal é, na verdade, Ares, o deus da guerra, que os heróis já haviam cruzado durante sua jornada pelo país. Ares havia dado a mochila que Percy carregava, contendo o raio. Sem saber, os heróis transportaram o raio para Hades durante grande parte do trajeto.

“A profecia se cumpre”

“Você será traído por aquele que chama de amigo”

Após enfrentar Ares e recuperar o elmo de Hades, Percy retorna a Nova York e dirige-se ao Olimpo para devolver os pertences dos deuses, evitando assim a guerra iminente que se anunciava.

Ao regressar ao acampamento, Percy descobre, durante uma conversa com Luke, que ele é o verdadeiro traidor. Luke permitiu a entrada do cão infernal no acampamento, encantou o par de tênis alados que tentaram arrastar Grover para o fundo do Tártaro e foi responsável por roubar o raio e o elmo, convencendo Ares a contribuir para o estopim de uma guerra celestial.

Neste momento, Percy também descobre a identidade da voz proveniente do Tártaro em seus sonhos e o mestre de Luke: Cronos. O titã, despedaçado e aprisionado no abismo mais profundo do Mundo Inferior por seus filhos, revela-se como o verdadeiro vilão que busca se reerguer e destruir o Olimpo.

“E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa.” 

O último trecho da profecia refere-se à jornada de Percy ao encontro de Hades, confirmando as suspeitas de que sua mãe estava viva, mas aprisionada pelo deus dos mortos.

Hades propõe uma barganha a Percy: a vida de sua mãe em troca do raio de Zeus. No entanto, o semideus opta por ir ao Olimpo, devolver o raio e revelar toda a verdade que descobrira até então.

Com todas as rusgas resolvidas, Hades liberta a mãe de Percy, que aparece magicamente no apartamento que compartilhavam com o padrasto de Percy.

O que esperar da série Percy Jackson e os olimpianos?

Os dois primeiros episódios da série estão disponíveis no Disney+ a partir de 20 de dezembro de 2023, com novos episódios lançados toda quarta-feira.

O elenco principal inclui Walker Scobbell como Percy Jackson, Leah Jeffries como Annabeth Chase e Aryan Simhadri como Grover Underwood.

Além do trio central, a série conta com Lance Redick interpretando Quíron e Charles Bushnell no papel de Luke Castellan. Entre os nomes mais conhecidos, destacam-se Jason Mantzoukas e Lin-Manuel Miranda, que interpretam os deuses Dionísio e Hermes, respectivamente.

Elenco da série Percy Jackson e os Olimpianos | Imagem: Reprodução

Já se sabe também que a trilha sonora da série é composta por Bear McCreary, responsável pela trilha de The Walking Dead

É fácil afirmar que os fãs da saga de Rick Riordan estão ansiosos para a estreia da série. Que promete ser a adaptação dos sonhos dos leitores que a história foi colecionando desde o seu lançamento, dezoito anos atrás.

É evidente que os fãs da saga de Rick Riordan aguardam ansiosamente a estreia da série, que promete ser a adaptação dos sonhos dos leitores que acompanharam essa história ao longo dos últimos dezoito anos.

Escrito por:

11 Textos

Historiadora e mestranda em Cinema e Audiovisual, com pesquisas voltadas para as relações entre os lugares ocupados por mulheres no cinema brasileiro. Apaixonada por arte, cinema e educação.
Veja todos os textos
Follow Me :