Tom e Greg: uma leitura queer da 3ª temporada de Succession

Tom e Greg: uma leitura queer da 3ª temporada de Succession

Jesse Armstrong, criador de Succession, da HBO, e outros consagrados roteiristas da série escolhem ir além das referências shakespearianas para contar a vida conturbada da família Roy.

Partindo da não-tão-surpreendente traição de Kendall Roy (Jeremy Strong) contra seu próprio pai no final da segunda temporada, os novos episódios do seriado dividem os personagens em dois lados para formar a grande guerra civil do século XXI.

Entre o medo de ir a prisão, traições, alianças e a história romana, Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen), junto a Greg Hirsch (Nicholas Braun), brilham nessa terceira temporada ao irem de “forasteiros da família Roy” até a busca pelo protagonismo que sempre o pertenceram.

Tom e Shiv: o imperador está prestes a empurrar a esposa

Tom e Shiv na 3ª temporada de Succession
Tom e Shiv na 3ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 1° temporada de Succession

Enquanto Tom e todos os outros tentam deduzir os próximos passos de Logan Roy (Brian Cox), Greg, sem escolha alguma, fica ao lado de Kendall e da sua tentativa de revolução quase suicida. Assim, nosso querido casal está em lados opostos, mas mesmo assim Tom tenta entrar em contato diversas vezes com Greg para fazê-lo mudar de time.

Ao mesmo tempo que Gerri Kellman (J. Smith-Cameron) é promovida como “CEO temporária” por Logan, Shiv (Sarah Snook) e Roman (Kieran Culkin) são persuadidos a ir para o lado de Kendall com seus planos de derrubar o patriarca.

E no meio de toda essa confusão, Tom e Shiv demonstram mais conflitos no casamento quando ele encontra dificuldade de dizer que ama a esposa:

Shiv: “Eu acho que é importante saber se você me ama ou não.” 

Tom: “Sabe, você não pode pegar o meu amor, depositá-lo e dar uma olhada no mercado do amor e ver se quer investir em mim… Mas sim, eu amo você.

É visível na segunda temporada as rachaduras do casamento entre Tom e Shiv, mas as coisas não se resolvem nesses novos episódios, na verdade, os dois estão no início de um possível fim. Os problemas são jogados debaixo do tapete e não são debatidos, pois algo “maior” está em jogo naquele momento: Shiv foi promovida a presidente da Waystar e Tom está aterrorizado com a possibilidade de ser preso.

Shiv não consegue se importar verdadeiramente com a preocupação de Tom, porque considera a chance da prisão acontecer mínima, e isso acaba gerando mais atrito na relação entre os dois no decorrer dos episódios, pois Tom se sente incompreendido.

Castração, casamento e outras barbaridades românticas de Tom Wambsgans

No episódio três, The Disruption, Tom oferece uma nova sala a Greg e tenta novamente colocá-lo no mesmo lado que o dele nessa guerra: “Eu entendo, eu vejo que isso é difícil. Escolhi a Waystar, acho que é mais seguro, mas esta noite eu vou ver um amigo para ter uma visão objetiva da minha situação. E se você quiser, posso te incluir”.

É muito curioso como Tom se preocupa e tenta manter Greg sempre ao seu lado, mesmo que no começo da série Greg não tivesse um valor significativo dentro dessa guerra. No entanto, agora Greg tem um pouco de influência e Tom quer ele ao seu lado mais do que nunca.

Um outro ponto também para essa preocupação seria que ele quer ajudar Greg e mantê-lo fora de perigo, e ele não acha que Greg terá isso ao lado de Kendall, mas sim ao seu lado e de Logan. Tom até oferece comprar um relógio a Greg para fazê-lo mudar de ideia:

Foda-se o Ken. Você se vendeu por um relógio? Eu te compro um relógio, idiota. Só vem logo.

Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 2° temporada de Succession

Tom descobre que suas chances de ir à prisão não são necessariamente pequenas, então ele começa a pensar na possibilidade de usar essa péssima notícia como uma boa oportunidade para ser o “bode expiatório” e agradar Logan.

Quando o FBI faz uma operação nos escritórios da Waystar para investigar as denúncias envolvendo os cruzeiros da empresa, Greg é pressionado por Logan a assinar um contrato de confidencialidade e, para instigar isso ainda mais, Tom vai ao escritório dele.

E é nesse momento que somos apresentados a uma das melhores cenas dessa temporada, porque depois de Greg contar seus planos, Tom fala sobre sua preocupação com a prisão e também conta a história de Nero e Esporo como um romance:

“Esporo era um jovem escravo, ele era o favorito de Nero. E sabe o que Nero fez com ele? Bom, Nero empurrou a esposa da escada e depois mandou castrar Esporo e se casou com ele. Nero deu um anel para ele e o fez se vestir como a esposa morta […] Eu te castraria e casaria com você num piscar de olhos”.

Até o episódio quatro, não sabíamos o quão significativo e importante esse momento entre Tom e Greg seria, mas é aí que começam os paralelos de Succession e a história romana.

Tom Wambsgans: a árvore de natal da Waystar

Tom e Greg na 3ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

Leia mais >> “Succession” e a sátira de um capitalismo decadente

Além de perder a herança de 250 mil reais para o Greenpeace, Greg também se preocupa com a possibilidade de Kendall o mandar para a cadeia por causa dos documentos sobre os cruzeiros. Então ele acaba se juntando a Tom nesse medo de parar atrás das grades.

Com Shiv sendo incapaz de compreender o pavor do marido, Tom, sem conseguir dormir, decide convidar Greg para jantar e falar sobre a prisão. Os dois, novamente, estão juntos, lado a lado, no mesmo time. Não mais como forasteiros, mas como dois homens assustados com a possibilidade de serem presos e famintos pela provável e pouca liberdade que ainda resta.

E Greg, que ainda tenta a todo custo ser cuidado e se manter fora de perigo, pede para Tom abraçar e beijar seus crimes. É um pedido egoísta, inteligente, estúpido e desesperado. Isso tudo ao mesmo tempo.

“Você está me pedindo para pendurar seus enfeites de crimes corporativos nos meus galhos, Greg?”

“Só achei que não faria muita diferença para você”

“Tá bom, tudo bem. Pendura aqui, seu merdinha”

“Assim? Sem nada em troca? Isso é muita… muita gentileza da sua parte”

Tom concorda em ir para a prisão por Greg sem pedir nada em troca. Ele já está devastado emocionalmente com toda a situação e ainda protege Greg, porque, afinal, é o que ele tinha prometido desde a primeira temporada.

Apesar de todos os abusos e erros, Tom ainda é um dos poucos personagens da série que mantém sua palavra e genuinamente se importa e cuida de outro ser humano. Talvez essa empatia seja o que difere ele da família Roy.

Só que, graças a Gerri, ninguém vai para a cadeia porque ela conversou com o Departamento de Justiça garantindo que não houvesse nenhuma custódia. Logo, Tom está livre para comemorar, destruir escritórios e beijar quantas vezes quiser a testa do seu assistente executivo.

Tom e Greg na terceira temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

O aniversário de Kendall Roy

Como se não bastasse a ligação e janta no meio da madrugada, Tom aceitando ir para a prisão por Greg, o beijo na testa e todo o paralelo de Nero e Esporo, ainda temos mais diálogos e cenas que devem ser analisadas atentamente.

Tom fala que Comfrey é “areia demais para o caminhãozinho de Greg” e quando Greg questiona como Tom conseguiu conquistar Shiv, ele responde:

“O meu pau é do tamanho de uma sequoia e eu fodo igual um trem bala. Ok? Está satisfeito?”

“Prove!”

“O que?”

O próprio ator Nicholas Braun fala sobre essa cena em uma entrevista à revista People em agosto de 2022:

“Tom refere a si mesmo como uma pessoa que fode como um trem bala e eu disse ‘prove’. Essa fala foi improvisada e acabou entrando no show. Mas é um extra estranho, um momento micro erótico entre os dois”.

Tom e Greg na terceira temporada

Leia mais >> Succession – 4ª temporada: o adeus da era Roy e de uma das maiores séries da década

Depois da conversa “micro erótica”, um outro ponto importante surge: Tom, muito provavelmente, sente ciúmes pelo fato de Greg estar interessado em uma mulher e estar feliz por isso.

A situação se baseia no Tom, que está infeliz mesmo após as boas notícias sobre a prisão, porque ele não consegue ver felicidade naquela festa e ao menos manter uma conversa com a própria esposa que não seja sobre trabalho.

E porque Greg está feliz por conseguir um encontro:

“Você está bem?”

“Eu estou bem, Greg. Por que fica me perguntando se estou bem?”

“Não te vi sorrindo um segundo em seis horas”

“Você não pode ficar feliz por que está livre?”

“Não, porque você estragou tudo”

“Como eu estraguei tudo?”

“Eu não sei, você apenas estragou”.

Não te vi sorrindo um segundo em seis horas” é uma frase subestimada, porque ninguém diz esse tipo de coisa para alguém que não considera ao menos um amigo. Na cena, fica evidente que Tom odeia que Greg perceba essa falta de felicidade nele mesmo.

Tom praticamente implorou para que Shiv se importasse com a possibilidade de ele ir para a prisão, mas isso não aconteceu e acabou fazendo ele se sentir mal amado. Mas então aparece Greg, que percebe que ele não sorria há horas e pergunta o porquê.

Tom insiste que está feliz, mas reage tão mal segundos depois e, ainda assim, Greg nunca para de tentar descobrir o motivo dessa infelicidade, o motivo dele ter estragado tudo. Como Greg poderia ter arruinado algo somente convidando Comfrey para um encontro?

É por que Tom não consegue ver Greg feliz enquanto ele mesmo se sente devastado emocionalmente? Claro, mas há uma chance de que o motivo da felicidade de Greg importe dentro desse contexto também. Isso pode dizer que, no mínimo, Tom esteja chateado porque a atenção de Greg está sendo desviada dele.

É possível que Tom sinta-se sozinho. Ele já disse na segunda temporada que se sente infeliz na maior parte do tempo, e talvez isso aconteça devido suas tentativas de se conectar emocionalmente com Shiv em um casamento fadado ao fracasso, além do fato dele doar muito de si para Greg e todos os outros e não receber sequer metade disso em troca.

Tom & Shiv: o imperador descobre que a esposa não o ama

Tom e Shiv na 3ª temporada de Succession
Tom e Shiv na 3ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

Leia mais >> “Meu nome é Shiv f****** Roy” – nem vilã, tampouco uma heroína em Succession

No episódio oito, a família Roy vai à Itália para o casamento de Caroline Collingwood (Harriet Walter), mãe de Shiv, Roman e Kendall. A relação entre Caroline e Shiv não é das melhores e, depois de uma conversa entre elas, Shiv decide que quer ter um filho para contrariar a mãe.

As coisas começam a ficar suspeitas no quarto quando, para “esquentar o clima”, Shiv faz provocações a Tom sobre o relacionamento deles: “Você não é bom o suficiente para mim. É, eu sou muito areia para o seu caminhão. Por isso você me quer, é por isso que você me ama. Mesmo sabendo que eu não te amo. Mas você me quer mesmo assim”.

É óbvio que na manhã seguinte Shiv diz que apenas falou tudo aquilo para criar um “clima mais favorável” durante o sexo. No entanto, existe uma grande possibilidade dela ter falado a verdade naquele momento – e o público da série sabe muito bem disso. O próprio Tom também sabe disso e talvez sempre soube, no final das contas.

“Olha, Tom… Eu posso não te amar, mas eu te amo. Você sabe”

“Eu sei, eu sei sim”

Tom & Greg: nosso Nero e Esporo do século XXI

Tom & Greg: nosso Nero e Esporo do século XXI
Tom e Greg na 3ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

No último episódio da temporada, Tom e Greg conversam sobre Comfrey e a condessa, os dois interesses românticos de Greg.

O curioso de notar ao final da temporada é que os dois conseguem ter uma conversa decente e até divertida que não seja sobre a Waystar. Isso é diferente para Tom e Shiv, que ficam presos aos tópicos de trabalho porque quando eles saem disso, começam a ter problemas.

Percebemos que Tom e Greg estão criando mais intimidade do que nunca e, querendo ou não, enquanto Tom e Shiv se quebram aos nossos olhos, Tom e Greg estão apenas começando a reforçar uma aliança que já estava ali desde o início.

É por isso que em The Roys Summer in Italy, parte de uma matéria escrita por Hunter Harris, diz que: “Tom é casado com Shiv, mas Greg é seu verdadeiro parceiro no programa. (Quando perguntei à figurinista Michelle Matland sobre a aparência de todos, ela disse que o terno de Tom foi escolhido para complementar as roupas de Greg, não as de Shiv.)

Nada em Succession é por acaso, se as roupas dos personagens têm algo a nos dizer, isso vai estar lá na nossa frente, na nossa tela.

Tom e Greg na season finale da terceira temporada

Tom considera Greg como seu verdadeiro parceiro, e por isso traiu Shiv ao empurrá-la pela escada, metaforicamente, tal qual o imperador Nero. Ele contou a Logan sobre o plano de golpe dos irmãos Roys, porque sabia que Shiv não o amava e jamais o teria como prioridade.

Nero empurrou sua esposa pela escada e foi até seu escravo Esporo, pronto para castrá-lo e se casar com ele. Assim como Tom foi até Greg naquele casamento, em algum lugar da Itália, porque, no final, sempre serão eles dois, quer Greg o ame, o queira ou não: “Você quer vir comigo, Esporo?” (soando como um pedido de casamento)

Mesmo que o próprio Tom fale que considera Greg uma piada, ainda assim ele vai falar com Greg antes de fazer a ligação com Logan, isso porque ele queria ter certeza que Greg ficaria ao seu lado e não do lado de Kendall outra vez: “Quem cuidou de você nessa merda de família?

Essa pergunta é crucial, pois sempre foi sobre isso: com exceção do seu avô Ewan, ninguém da família Roy se importa verdadeiramente com Greg além de Tom, ninguém nunca cuidou dele de verdade como Tom, ninguém ousaria propor aquele pacto diabólico como Tom.

E o que Greg irá fazer com uma alma, afinal? Almas são chatas. Boo, souls.

Entre um aperto de mão, um olhar fixo e um forte abraço, Tom e Greg finalizam a temporada com um gesto romântico atípico e também iniciam mais uma corrida contra os irmãos Roys, fazendo o público de Succession amá-los ou odiá-los, mas nunca ignorá-los.

Escrito por:

18 Textos

Escritora, estudante de jornalismo e leitora voraz de fanfics. Assiste filmes, séries e shippa casais gays mais do que deveria. Parece fria e séria, mas já chorou escrevendo sobre Sherlock Holmes e John Watson na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :