Expectativas para a 2ª temporada de “The Sandman”

Expectativas para a 2ª temporada de “The Sandman”

A série The Sandman, da Netflix, inspirada na obra-prima em quadrinhos de Neil Gaiman, foi um sucesso, causando grande emoção em sua primeira temporada. Repleta de personagens incríveis, fantasia e aventuras, o texto poético conquistou os corações tanto de novos quanto de antigos fãs.

Renovada para mais uma temporada, a continuação da série já está sendo gravada e promete surpresas ainda mais emocionantes. Acompanhe conosco para descobrir um pouco mais sobre os possíveis temas que serão abordados na segunda temporada de The Sandman!

Tom Sturridge como Morpheus em "The Sandman".
Tom Sturridge como Morpheus em “The Sandman” | Imagem: Netflix/divulgação.

A tão aguardada sequência de The Sandman reserva um alerta sobre uma reunião de família, um passeio por terras hostis, uma missão complicada e a introdução de novos personagens. A segunda temporada possivelmente abrangerá os arcos “Estação das Brumas”, “Um Jogo de Você” e “Espelhos Distantes”. Esses arcos aprofundam a relação entre Morpheus, seus irmãos, os Perpétuos, e velhos conhecidos.

Leia mais » The Sandman: a louvável adaptação do quadrinho de Neil Gaiman

A aparição dos novos Perpétuos na segunda temporada de The Sandman

Uma das características mais marcantes de Sandman é a relação entre Morpheus (interpretado por Tom Sturridge) e seus seis irmãos, os Perpétuos. Na primeira temporada, os telespectadores conheceram Desejo (Mason Alexander Park), irmãe com quem Sonho mantém uma relação tumultuada; Desespero (Donna Preston), irmã gêmea de Desejo; e Morte (Kirby Howell-Baptiste), a amorosa irmã mais velha de Sonho.

Os Perpétuos em "Estação das Brumas". Da esquerda para a direita: Destino, Morte, Morpheus, Desejo, Desespero e Delirium.
Os Perpétuos em “Estação das Brumas”. Da esquerda para a direita: Destino, Morte, Morpheus, Desejo, Desespero e Delirium. | Imagem: reprodução.

A expectativa é enorme para a aparição das demais representações antropomórficas que são o coração do quadrinho. No arco “Estação das Brumas”, Destino prevê em seu livro uma iminente reunião de família. Como resultado, ele comunica aos demais irmãos a necessidade de se encontrarem e discutirem um assunto de extrema importância.

Com exceção de Destruição, o irmão de Morpheus que desapareceu há muito tempo, Desespero, Desejo, Destino, Morte, a querida Delirium e o próprio Sonho unem-se para discutir questões do passado que influenciarão diretamente o desenvolvimento da trama no arco em questão.

Leia mais » Relembrando Sandman: resumo dos volumes do 1 ao 5

O embate entre Morpheus e Lúcifer

Após os eventos da primeira temporada, Morpheus enfrenta a necessidade de se preparar para um reencontro com uma antiga conhecida, Lúcifer (Gwendoline Christie), uma figura perigosa. O término da primeira temporada já deixou claro que a líder do inferno terá um papel de destaque na continuação.

Gwendoline Christie em cena como Lúcifer.
Gwendoline Christie em cena como Lúcifer. | Imagem: Netflix/divulgação.

No arco “Estação das Brumas”, Morpheus retorna ao inferno com o objetivo de resgatar Nada (Deborah Oyelade), seu antigo amor que ele próprio sentenciou a uma eternidade terrível naquele lugar. No entanto, ao chegar lá, ele se depara com o inferno completamente vazio, sem demônios ou condenados.

Ao questionar Lúcifer sobre essa mudança surpreendente, Morpheus descobre que Estrela da Manhã abriu mão de governar o inferno e transferiu essa responsabilidade a ele próprio. Lúcifer entrega a chave do inferno a Morpheus e parte.

No quadrinho, Lúcifer comunica Morpheus de que desistiu de governar o inferno. - Cena do quadrinho "Sandman"
No quadrinho, Lúcifer comunica Morpheus de que desistiu de governar o inferno. | Imagem: reprodução.

Essa revelação deixa Morpheus confuso, mas os desafios futuros são ainda maiores. Anjos, demônios e deuses o procurarão no Sonhar, reivindicando a liderança do inferno. Morpheus terá que ter muita perspicácia para escolher o sucessor de Lúcifer de forma a evitar conflitos.

Assim como na primeira temporada, onde Morpheus e Lúcifer duelaram no inferno, a relação entre os dois continua tensa. Espera-se mais embates e cenas icônicas, como o Jogo de Choronzon, que certamente proporcionarão mais entretenimento ao público.

Leia mais » Cinamon Hadley: a artista que inspirou a personagem Morte de “Sandman”

Barbie e suas amigas em Nova York em The Sandman

Na história em quadrinhos, após descobrir uma traição de Ken, Barbie (interpretada por Lily Travers na série) põe fim ao relacionamento e decide se mudar da casa na Flórida, onde morava com Rose Walker (Vanesu Samunyai). Ela se muda para um prédio em Nova York, onde passa a dividir o espaço com Wanda, sua amiga trans. O arco “Um Jogo de Você” é marcado por momentos tensos e tristes, sendo um dos preferidos entre os fãs da HQ.

Barbie se maquia em "Um Jogo de Você" - Cena do arco “Um Jogo de Você” de Sandman.
Barbie se maquia em “Um Jogo de Você”. | Imagem: reprodução.

Nessa cidade badalada, amigos do passado e um terrível vilão reencontrarão Barbie, colocando em risco tanto sua vida quanto a de suas demais amigas. Espera-se que os episódios adaptados desse arco sejam ricos em representatividade LGBTQIAP+, visto que Wanda tem um papel significativo na narrativa e é uma das personagens mais cativantes e bem desenvolvidas criadas por Gaiman. Além disso, o casal de lésbicas Foxglove e Hazel contribui para essa representatividade.

Barbie e Wanda conversam em "Um Jogo de Você" - Cena do arco “Um Jogo de Você” de Sandman.
Barbie e Wanda conversam em “Um Jogo de Você”. | Imagem: reprodução.

Esse arco também explora mais a fundo a personalidade de Barbie, que, de maneira semelhante à personagem de Greta Gerwig no filme Barbie (2023), assume uma persona com a qual muitas mulheres podem se identificar. Barbie enfrenta desafios que lamentavelmente são uma realidade diária para muitas mulheres.

Leia mais » Barbie: a utopia cor-de-rosa e o confronto entre a perfeição e a humanidade

Lily Travers como Barbie em cena de "The Sandman".
Lily Travers como Barbie em cena de “The Sandman”. | Imagem: Netflix/divulgação.

Além disso, em “Um Jogo de Você”, os espectadores terão a oportunidade de explorar ainda mais o funcionamento do Sonhar, o reino de Morpheus, dentro da mente de cada sonhador. Nesse arco, o reino de Barbie e seus amigos mágicos perderá parte de seu encanto ao ser ameaçado pelo terrível Cuco, uma criatura impiedosa que trará grandes desafios para a personagem.

As histórias de outros tempos descentralizadas de Morpheus

Assim como na primeira temporada, alguns episódios exploraram narrativas independentes da trama central que acompanha Morpheus e seus dilemas internos. Os arcos “Espelhos Distantes” e “Convergência” também apresentam histórias sobre personagens históricos e suas breves conexões com o Sonho e o Sonhar.

Johanna Constantine em ação em "Termidor" - Cena do quadrinho "Sandman"
Johanna Constantine em ação em “Termidor”. | Imagem: reprodução.

Em “Espelhos Distantes”, encontramos a história intitulada “Termidor”, na qual acompanhamos Johanna Constantine (interpretada por Jenna Coleman na série) em uma missão ousada durante a Revolução Francesa. Seu objetivo é resgatar a cabeça de Orfeu, filho de Morpheus, e devolvê-la a um templo na Grécia. Em troca desse feito, Morpheus oferece a Johanna o que quer que ela deseje. Ela aceita o desafio e enfrenta um ambiente parisiense extremamente hostil.

Jenna Coleman como Johanna Constantine em "The Sandman"
Jenna Coleman como Johanna Constantine em “The Sandman”. | Imagem: Netflix/divulgação.

Como Johanna desempenhou um papel importante na primeira temporada, é provável que essa história seja fundamental em um ou mais episódios da segunda temporada de The Sandman. A divulgação de uma imagem dos bastidores, mostrando Morpheus e Orfeu conversando, gerou expectativas sobre essa possibilidade.

Outra narrativa de destaque em “Espelhos Distantes” é chamada de “Três Setembros e um Janeiro”. Nessa história, Morpheus, Delirium, Desejo e Desespero disputam a alma de Joshua Norton, um homem que, diante do desespero, decide tirar a própria vida. Antes de fazê-lo, porém, ele é inspirado por Sonho a se autoproclamar o Primeiro Imperador dos Estados Unidos, em 1859.

Leia mais » Sandman: figuras e períodos históricos presentes no quadrinho de Neil Gaiman (parte 2)

Morpheus conversa com Joshua Norton em "Três Setembros e um Janeiro" - Cena do quadrinho "Sandman"
Morpheus conversa com Joshua Norton em “Três Setembros e um Janeiro”. | Imagem: reprodução.

Joshua realmente existiu e foi um dos personagens mais excêntricos da história estadunidense. Essa história também proporciona aos leitores e espectadores uma compreensão mais profunda da dinâmica entre Morpheus e seus irmãos – algo que seria muito interessante ver adaptado.

Histórias deixadas para trás na primeira temporada de The Sandman

E falando em histórias independentes, a primeira temporada adaptou em episódios especiais “Calíope” e “Sonho de Mil Gatos”. Este último, inclusive, foi apresentado em formato de animação. No entanto, dois dos primeiros arcos de Sandman não foram abordados: “Fachada” e “Sonho de uma Noite de Verão”. É possível que uma delas faça parte da segunda temporada.

Morpheus e Shakespeare se encontram em "Sonho de uma Noite de Verão" - Cena do quadrinho "Sandman"
Morpheus e Shakespeare se encontram em “Sonho de uma Noite de Verão”. | Imagem: reprodução.

Em “Fachada”, Morte precisa ajudar Urânia Blackwell, uma super-heroína da DC que não encontra mais sentido na vida e deseja morrer. Já em “Sonho de uma Noite de Verão”, William Shakespeare cumprirá uma promessa feita em um pacto com Morpheus anos antes: em troca de inspiração para suas peças, o dramaturgo teria que realizar uma apresentação exclusiva para Sonho e uma comitiva vinda do reino das fadas.

Nessa história, também somos apresentados a Hamnet, filho de Shakespeare, que se sente rejeitado pelo pai. O desfecho, tanto na vida real quanto no quadrinho, é verdadeiramente emocionante.

Leia mais » Sonho de mil gatos/Calíope: as agradáveis surpresas do episódio bônus de “The Sandman”

Contudo, possivelmente a adaptação mais aguardada entre as histórias paralelas de Sandman seja a de “Contos da Areia”. Nela, Morpheus, na persona de Kai’ckul, encontra a rainha Nada em seu reino de vidro. Esse episódio específico esclareceria o motivo pelo qual Nada foi sentenciada ao inferno e contextualizaria a breve cena em que os dois se encontram durante a passagem de Morpheus pelo reino de Lúcifer na primeira temporada.

Kai'ckul observa Nada em seu palácio em "Contos da Areia" - Cena do quadrinho "Sandman"
Kai’ckul observa Nada em seu palácio em “Contos da Areia”. | Imagem: reprodução.

Apesar de não haver uma data de estreia definida, a produção da segunda temporada de The Sandman sofreu atrasos devido à greve de roteiristas e atores, que tem sido uma questão premente nos últimos meses. Entretanto, estamos ansiosas por novas informações, elenco atualizado e atualizações sobre as cenas já filmadas. Mal podemos esperar pelo lançamento desta emocionante nova temporada!

Escrito por:

117 Textos

Formada em Letras, pós-graduada em Produção Editorial, tradutora, revisora textual e fã incondicional de Neil Gaiman – e, parafraseando o que o próprio autor escreveu em O Oceano no Fim do Caminho, “vive nos livros mais do que em qualquer outro lugar”.
Veja todos os textos
Follow Me :