7 filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres

7 filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres

O sentimento de medo e nojo em relação aos monstros é uma questão complexa que pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo aspectos psicológicos, sociais e culturais. A figura de uma criatura não-humana é vista desde um clássico da literatura escrito por Mary Shelley até o cinema contemporâneo, com um filme dirigido por Guillermo Del Toro.

Muitas vezes colocados como antagonistas ou anti-heróis, os monstros são representados como minorias, sendo seres ignorados ou caçados e nunca dignos de amor. Ainda assim, há pessoas que conseguem e querem ser fiéis a eles.

“Tenho sido salvo e absolvido por eles, porque os monstros, acredito, são os santos padroeiros da nossa abençoada imperfeição. Eles permitem e incorporam a possibilidade de falhar”

— Guillermo Del Toro, 2018

Leia mais >> Tomie: a narrativa da monstruosidade feminina e a descentralização do homem

Guillermo Del Toro não é o único fascinado pela existência dos monstros. Nas últimas décadas, e até mesmo antes disso, surgiu uma comunidade dedicada a celebrar e criar histórias de amor envolvendo esses seres.

Conhecidos como “monster lovers“, essas pessoas, frequentemente mulheres, sentem atração romântica e sexual por monstros ou criaturas não-humanas em geral, consumindo histórias que, normalmente, incluem um monstro e uma mulher humana como protagonistas.

Desde livros eróticos sobre Shrek e Frankenstein até ilustrações com lobisomens e zumbis, a comunidade vem se expandindo sem hesitação em compartilhar suas fantasias sexuais com essas criaturas.

Para este mês macabro de outubro, apresentamos 7 filmes apreciados pela comunidade monster lover, onde monstros e mulheres se desenvolvem como um casal.

Amor monstruoso: 7 filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres

1. A Bela e a Fera (1991)

A Bela e a Fera (1991) - filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres
A Bela e a Fera é o primeiro da lista de filmes que exploram a relação entre monstros e mulheres

Leia mais >> Monstros da Universal: história e tradição no Horror

Não poderíamos começar a lista de outra forma senão com este clássico da Disney, um dos pioneiros na representação de um relacionamento entre uma jovem mulher, Bela, e um príncipe amaldiçoado transformado em uma fera. A história procura transmitir uma lição sobre como o amor verdadeiro pode quebrar maldições e transformar a percepção de vida e do mundo tanto para seres humanos quanto para as feras.

Sendo um filme infantil da Disney, é claro que, no final, a fera se transforma em um príncipe encantado humano. No entanto, o restante da lista apresenta obras que exploram abordagens diferentes. Usando novamente as palavras de Guillermo Del Toro:

“A fera não precisa se transformar para ser amada. Ele não precisa se transformar em um príncipe chato para ser amado. Ou renunciar à essência de quem é. Para mim, amor não é transformação, amor é aceitação e compreensão.”

2. A Forma da Água (2017)

A Forma da Água (2017) - filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres

Leia mais >> A Forma da Água: pautas sociais como decoração

Falando em Guillermo Del Toro, neste filme dirigido por ele, temos a história de amor entre Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora muda, e uma misteriosa criatura marinha mantida em um laboratório de alta segurança. A obra mergulha profundamente em temas como conexão, empatia, aceitação, amizade, tudo isso com uma trilha sonora fascinante e o cenário da Guerra Fria.

Ao longo da narrativa, o longa explora como a beleza pode ser encontrada na diferença e na aceitação, além de questionar o que é verdadeiramente monstruoso em um mundo cheio de preconceitos e crueldade. A Forma da Água foi aclamado pela crítica e ganhou quatro Oscars em 2018, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Del Toro.

3. Possessão (1981)

Possessão (1981) - filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres
Possessão é o terceiro da lista de filmes que exploram a relação entre monstros e mulheres

Leia mais >> A possessão feminina e os conflitos internos por Andrzej Żuławski

A obra de Andrzej Żuławski é um thriller psicológico sombrio que explora as complexidades do relacionamento disfuncional entre Anna (Isabelle Adjani), seu marido (Sam Neill) e uma criatura sobrenatural.

Conforme o casamento deles começa a desmoronar, é revelado que Anna está envolvida em um relacionamento erótico com uma entidade misteriosa e amorfa. A criatura habita um apartamento secreto, revelando-se como uma manifestação dos medos e desejos reprimidos da protagonista.

4. A Região Selvagem (2016)

A Região Selvagem (2016) - filmes que exploram relacionamentos entre monstros e mulheres

Leia mais >> 5 filmes brasileiros de horror que merecem ser assistidos

O filme de 2016, dirigido pelo cineasta mexicano Amat Escalante, é uma obra que combina elementos de drama, horror e ficção científica. No centro da narrativa, temos o relacionamento entre as protagonistas Alejandra (Ruth Ramos) e Verónica (Simone Bucio) e uma entidade alienígena misteriosa.

O monstro reside em uma cabana remota de um casal nos arredores da cidade e possui a capacidade de fornecer um prazer sexual nunca sentido antes por qualquer mulher da Terra. Porém, o preço por essa satisfação é alto, pois o monstro também apresenta um perigo terrível em outras condições.

O filme aborda o desejo, a sexualidade reprimida e a natureza obscura do ser humano.

5. Amor Debaixo D’água (2011)

Amor Debaixo D’água (2011)

Leia mais >> 5 jogos de terror lançados em 2023 para jogar neste mês!

Underwater Love é um filme japonês dirigido por Shinji Imaoka, que mescla elementos de comédia, drama e fantasia. A história gira em torno do relacionamento entre Asuka Kawaguchi (Sawa Masaki), uma jovem noiva que leva uma vida monótona trabalhando em uma fábrica de peixes, e uma criatura mágica chamada Aoki (Yoshirô Umezawa).

À medida que o amor entre Asuka e Aoki se desenvolve, o longa aborda temas como aceitação, liberdade e a busca por algo mais significativo na vida. Além disso, a história se desenrola em um ambiente aquático que acrescenta uma atmosfera única e mágica à narrativa. Underwater Love é uma jornada emocional visualmente cativante, com momentos de humor genuínos.

6. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Edward Mãos de Tesoura (1990)
Edward Mãos de Tesoura é o sexto da lista de filmes que exploram a relação entre monstros e mulheres

Leia mais >> Henry Selick, Tim Burton e o reconhecimento artístico

Neste clássico da Sessão da Tarde dirigido por Tim Burton, a história gira em torno do relacionamento entre uma jovem chamada Kim (Winona Ryder) e Edward (Johnny Depp), uma criatura criada por um inventor que morreu antes de terminar seu trabalho, deixando Edward com mãos de tesoura afiadas ao invés de mãos humanas.

O relacionamento entre Kim e Edward é uma parte fundamental da narrativa. Devido à sua aparência, Edward é tratado com desconfiança e medo pelos moradores da cidade, mas Kim vê além de sua aparência assustadora e se aproxima dele. Ela o acolhe, o ensina sobre o mundo e eles desenvolvem um laço especial.

7. Meu Namorado é um Zumbi (2013)

Meu Namorado é um Zumbi (2013)

Leia mais >> The Last of Us – 1ª temporada: o amor como motivação para viver em um mundo destroçado

Em uma era pós-apocalíptica, a ameaça dos zumbis é um tema bem conhecido no cinema. R (Nicholas Hoult) é um zumbi que possui um grau de consciência e memória de sua vida anterior. Enquanto vagueia em busca de comida, sua existência monótona sofre uma reviravolta quando ele encontra Julie (Teresa Palmer), uma jovem humana sobrevivente.

À medida que a relação entre R e Julie se aprofunda, um amor improvável floresce. Esse relacionamento levanta questões, com doses de comédia, sobre o que realmente significa ser humano em um mundo à beira da extinção.

Monstros são um reflexo do nosso eu?

Monstros frequentemente representam aspectos simbólicos profundos, como o desconhecido, o proibido, a rebeldia, o isolamento, a exclusão e a falta de amor. Algumas pessoas podem se sentir atraídas pelo simbolismo por trás dessas representações, encontrando uma expressão de suas próprias fantasias, desejos ou de si mesmas.

Ou talvez, por motivos subjetivos e pessoais, essas pessoas consideram Shrek, Frankenstein e o monstrão de A Forma da Água verdadeiramente atraentes. Quem somos nós para julgar?

Escrito por:

18 Textos

Escritora, estudante de jornalismo e leitora voraz de fanfics. Assiste filmes, séries e shippa casais gays mais do que deveria. Parece fria e séria, mas já chorou escrevendo sobre Sherlock Holmes e John Watson na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :