Tom e Greg: uma leitura queer da 4ª temporada de Succession

Tom e Greg: uma leitura queer da 4ª temporada de Succession

Succession, série estadunidense da HBO criada por Jesse Armstrong, nos mostra a história dos Roys, uma família de bilionários e donos de um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, a Waystar Royco, empresa que atua nos noticiários, meios de entretenimento, parques de diversão e cruzeiros marítimos.

Durante cinco anos, fomos prestigiados com excelentes roteiros, cinematografia, trilha sonora e um elenco de peso. Nomes como Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook, Kieran Culkin, Alan Ruck, Matthew Macfadyen, Nicholas Braun e J. Smith-Cameron brilharam ao performar alguns dos melhores personagens de TV desta década.

No seu inevitável fim, acompanhamos a disputada eleição pela presidência dos EUA e a luta pela possível venda da Waystar Royco, onde Logan Roy não só está contra seus três filhos, Kendall, Roman e Shiv, mas também prestes a bater as botas de uma vez por todas.

As consequências desses núcleos se tornam completamente devastadoras para os irmãos Roys e também para nosso querido casal: Tom Wambsgans e Greg Hirsch, que se divertiram bastante estragando tudo na última grande dinastia americana. E tudo isso para sobreviverem à grande guerra de Succession, que nunca foi uma história somente sobre Roys.

Tom, Greg e a família Roy na quarta temporada de Succession

Tom e Greg na 4ª temporada de Succession.
Tom e Greg na 4ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

Leia mais >> Succession – 4ª temporada: o adeus da era Roy e de uma das maiores séries da década

A última temporada começa com o aniversário de Logan, um paralelo quase direto ao início da série. Mas diferente da primeira temporada, onde apenas os familiares realmente próximos estavam na casa do patriarca para a comemoração, nessa última temporada temos um Logan Roy sem seus três filhos, Kendall, Roman e Shiv, e com vários rostos desconhecidos no apartamento, reforçando o quão dividida a família está naquele momento.

Enquanto os irmãos Roys tentam fazer novos negócios e Greg está na festa de aniversário de Logan, descobrimos que Tom estava em uma “reunião pessoal” com Naomi Pierce (Annabelle Dexter-Jones), ex-namorada de Kendall. Tom avisa a Shiv sobre o encontro e fica evidente que mesmo lutando contra isso, ela fica abalada com a situação.

O intrigante é que Tom já deixou claro que não gosta dessa relação aberta e o quanto isso lhe faz mal. Mas agora que está do lado de Logan, ele sabe que precisa ser um tipo específico de pessoa. Tom precisa ser um Roy. Isso significa que como ele está se sentindo e o que ele quer fazer de verdade não importa naquele momento, porque isso é não é o que a família Roy faria.

Tom não age assim porque é um desejo natural, ele faz porque sabe que precisa fazer isso. Ele quer que Shiv continue no chão após empurrá-la da escada, mas ao mesmo tempo ele se sente fraco porque seu coração não quer verdadeiramente fazer isso.

Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 1ª temporada de Succession

Tom e Logan Roy na quarta temporada de Succession
Tom e Logan na quarta temporada | Imagem/Reprodução: HBO Max

Logo no primeiro episódio, ele deixa claro que pensa na possibilidade do divórcio e até menciona sobre isso a Logan.

Greg e Tom não são como os Roys, eles não foram criados nesse meio e por isso, mesmo tentando ao máximo agir como um Roy, eles não conseguem. É notório que no decorrer dessas quatro temporadas houve momentos de felicidade genuína entre os dois, quando ambos estão sozinhos e podem ser eles mesmos.

É diferente da dinâmica que os quatro irmãos Roys têm entre si. Não é algo tão agridoce e tão voltada a Waystar, porque Tom e Greg não estão totalmente quebrados e traumatizados como os Roys. Eles têm algo ali que os une apesar de todas as traições e mentiras.

Toda vez que Tom tenta demonstrar um amor genuíno a Shiv, ela o faz sentir que ele fez algo de errado e isso o causa um tremendo dano emocional. Por isso, nesta temporada, Tom começou a se comportar de uma maneira que a atingiria, mas isso também o atinge, porque ele não é assim de verdade. Ele não é como ela ou como Logan.

The Disgusting Brothers: os irmãos asquerosos

Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 2ª temporada de Succession

Na festa de Logan, temos os primeiros momentos tomgreg da temporada. Greg traz sua nova namorada à festa e Tom fica menosprezando ela na maior parte do tempo, falando da sua bolsa enorme, sua maneira de comer ou sua maneira de agir.

Quando Greg e ela fazem sexo em um dos quartos de hospedes de Logan, Greg vai imediatamente contar para Tom, que acaba pedindo uma explicação em detalhes de como o ato foi executado.

O interessante é que nessa cena eles estão muito próximos e sussurrando um para o outro, deixando uma tensão sexual bem aparente. Tom até pergunta se “eles chegaram a concluir o ato”. Por que Tom quer saber disso? Talvez eles sejam mesmo os irmãos asquerosos.

E por outro lado, o primeiro encontro entre Tom e Shiv também é curioso. Os dois conversam sobre o casamento de maneira bem dura e difícil, e começam isso falando sobre Greg e o apelido “disgusting brothers”.

“Tudo bem. Você quer conversar?”

“Fiquei sabendo que o Greg chama vocês de ‘the disgusting brothers’ agora. Muito legal. Vocês têm uma logo? Já escreveram as regras? O Greg é seu copiloto?”

“Às vezes tomamos um drinque, Shiv”

É muito interessante como esse diálogo pode ser interpretado, porque a maneira que Shiv fala nos dá a impressão que não seria totalmente sem sentido afirmar que os dois estão discutindo sobre “a amante” de Tom, que no caso é o Greg.

A morte de Logan Roy 

Tom e Greg na 4ª temporada de Succession

Leia mais >> Tom e Greg: uma leitura queer da 3ª temporada de Succession

Enquanto Greg está no casamento de Connor e Willa (Justine Lupe), Tom precisa acompanhar Logan em mais uma das importantes viagens de negócios. No entanto, o que ninguém esperava, muito menos o público, era que aquela seria uma viagem só de ida para Logan, já que ele acabou falecendo dentro do avião particular.

Connor continua o casamento mesmo assim, Kendall, Roman, Shiv ficam devastados, e Tom, que estava ao lado de Logan, entra em um quarto vazio para ligar para Greg. Ele dá instruções importantes, mas tudo o que Greg pergunta é sobre o bem-estar de Tom.

“Você está bem?”

“Eu não estou bem. Eu não estou bem. Estou triste, mas me desculpa. Que desgraça. Sei lá, foi horrível, cara”

“É, é horrível”

“Eu perdi o meu protetor”

Tom eventualmente encerra a conversa, mas não consegue encerrar a ligação. Ele espera que Greg faça isso em seu lugar.

Sem um protetor e com Kendall e Roman assumindo como novos CEOs, a dupla precisa se esforçar ainda mais para se manter na guerra. Então, na viagem para Noruega, quando uma lista de cortes é feita, Tom e Greg trocam informações e traçam estratégias para agradar a equipe da GoJo e terem seus nomes salvos depois da aquisição.

Tom & Shiv: “Não há manhã de glória, era guerra, não era justo e nós nunca voltaremos”

Tom e Shiv na 4ª temporada de Succession | Imagem/Reprodução: HBO Max

Leia mais >> “Meu nome é Shiv f****** Roy” – nem vilã, tampouco uma heroína em Succession

Depois de ficarem cinco episódios separados, praticamente na fase de pré-divórcio, Tom e Shiv passam a se envolver novamente. Eles ficam juntos em uma festa e acabam conversando sobre o futuro da Waystar nas mãos de Matsson, mas obviamente a conversa não para por aí.

Eles começam a falar sobre o casamento com um diálogo essencial para entender a dinâmica não só de Tom e Shiv, mas também futuramente de Tom e Greg, porque Tom fala que o importante sempre foi o dinheiro:

Toda a minha vida, eu sempre pensei em dinheiro. Em como ganhar dinheiro, em como guardar dinheiro […] E eu amo muito, muito minha carreira e meu dinheiro. Sabe, os meus ternos, os meus relógios e claro, eu gosto de coisas boas, eu gosto.

Se você acha que isso é fútil, jogue suas coisas fora por amor. Joga no lixo os seus colares, as suas joias para ter um encontro em um restaurante de três estrelas. Vem morar comigo em um trailer, sim? Você vem?

Eu iria atrás de você em qualquer lugar por amor, Tom Wambsgans

Quando Tom e Shiv voltam a se aproximar mais, é claro o quanto Tom vai ficando mais e mais exausto fisicamente e emocionalmente. Ele comenta diversas vezes no sétimo episódio o quão cansado está e isso pode ser não só pela eleição, mas por tentar voltar para sua relação insatisfatória com Shiv.

Na sacada, quando os dois acabam discutindo novamente, Tom fala: “Não é minha culpa que você não conseguiu a aprovação dele [de Logan]. Eu te dei toda a minha aprovação e isso não foi suficiente porque você está quebrada”. É extremamente difícil para Shiv aceitar o amor de Tom, não só por causa de Logan, mas provavelmente porque ela está em constante tensão por ser mulher.

Essa é a sua maior fraqueza, pois não há espaço para mulheres na Waystar Royco, já que a empresa é o próprio Logan Roy, que nunca conseguiu entender e amar as mulheres da sua vida. E querendo ou não, também não há espaço suficiente para uma pessoa queer na empresa.

É por isso que o relacionamento deles não funciona, ambos ficam quebrados juntos. Quando Tom está com Shiv, ele está sempre cansado, ele não dorme, o vinho deles tem um gosto terrível, não vemos os dois comendo juntos e eles não parecem ter muito prazer com o sexo.

Essa última parte fica clara com a cena de troca de mensagens tediosa sobre “a olimpíada dos orgasmos”.

Mas quando Tom passa tempo com Greg, sempre vemos ele satisfazendo suas necessidades básicas: comida, toque, diversão e controle. Os dois comem juntos, eles brincam, fazem piadas, têm um carinho casual em muitas interações e há diversos toques discretos entre eles.

E nessa última temporada, temos Greg sendo uma voz constante de segurança para Tom. Greg pergunta se ele está comendo, dormindo e se sentindo bem. Ele sabe que Tom está sofrendo no casamento e pergunta se ele quer traçar estratégias (coisa que o próprio Tom já disse que acha muito sexy) e ferrar com Shiv (coisa que o próprio Greg faz nas eleições quando conta o segredo dela a Kendall).

Leia também >> Personagens que retratam a solidão em Nova York

Greg também liga para Tom no funeral de Logan para saber onde ele está e certifica que o Presidente dos Estados Unidos saiba o nome dos dois como uma equipe. Isso sem esquecer quando Tom fala como ele está tenso por causa da eleição e Greg oferece algo para relaxar. No começo, a cena é muito vaga sobre o que exatamente Greg está oferecendo e isso cria um clima erótico gritante.

É quase certo que metade da audiência acreditou que finalmente algo sexual entre eles iria acontecer ali, mas infelizmente ele só oferece cocaína (que inclusive Greg cheira pela mão de Tom).

Greg cheirando cocaína nas mãos de Tom

No roteiro da série está escrito que Tom sente toda a gama de emoções humanas em relação a Greg e que “ele não pode deixar ninguém entrar ou ele morrerá”. Isso deixa claro que é difícil para ele expressar essas emoções, então ele faz à sua maneira, que às vezes não é a melhor de todas, mas ainda assim é a única que ele consegue.

Tom grita: “O Samson não, Greg! O Samson não! Não! Eu quero você ‘Gregando’ para mim!“, mas ele ainda não consegue dizer o verdadeiro motivo do porquê precisa ser especificamente Greg e mais ninguém.

A única vez que ele mostrou suas verdadeiras emoções e se permitiu ser vulnerável para Greg foi quando ele ficou sozinho em um quarto, no dia que Logan faleceu, e Greg não conseguia ver seu rosto pelo telefone.

Sabemos que Greg tem sido a luz que guia Tom pela escuridão, assim como também sabemos que ele é o fogo que causou o incêndio dessa última temporada.

Leia mais >> “Succession” e a sátira de um capitalismo decadente

Tom & Greg: “sempre se lembre, nós queimamos para melhorarmos”

No último episódio da série, vemos os dois lados lutando pela Waystar Royco. Enquanto Kendall Roy quer impedir a venda, Lukas Matsson (Alexander Skarsgard) quer comprá-la e colocar um CEO americano para ser seu mais novo fantoche.

Quando Tom descobre que Matsson não quer Shiv como o CEO americano e oferece a ele esse cargo, tudo parecia perfeito, mas Greg acaba sabendo dessa informação. Mas ao tentar se dar bem independente do que acontecesse no fim, ele diz a Kendall que Matsson estava descartando Shiv e procurando outras opções.

No entanto, Greg não menciona o Tom. Shiv pergunta a Kendall sobre quem seria o CEO americano e ele responde que poderia ser Lawrence. E quando Tom pergunta especificamente a Shiv quem poderia ser, ela fala sobre o Lawrence também.

Leia também >> Lore Olympus: uma releitura moderna e necessária do mito de Hades e Perséfone

Greg não menciona sobre Tom porque ele estava jogando em ambos os lados e queria se dar bem independente de quem ficassem com a Waystar Royco no final. Ou seja, Greg não estava tentando ferrar o Tom, mas o Matsson. Greg tinha informações valiosas e estava tentando usá-las da maneira que Tom o ensinou.

E esse é um dos vários motivos para Tom o perdoar no final. Ele estava orgulhoso. Quando pensamos que Greg tinha destruído tudo entre eles após a gratificante briga com tapas no banheiro, descobrimos que Tom se importa tanto com Greg que uma traição não faria diferença, não mudaria isso.

Tom recebe Greg de volta, ele garante uma vaga para seu Esporo e comete o gesto mais romântico da série ao proclamar Greg como seu, colocando um adesivo no mesmo lugar que o beijou na terceira temporada.

“Você é um grande pedaço de merda. Mas você está comigo. Eu tenho capital suficiente. Você está comigo.”

Tom sacrifica as suas reivindicações da riqueza de Logan. Ele usa o adesivo roxo não para ficar com as mobílias, os produtos ou os objetos valiosos e caros do apartamento. Mas ele coloca no corpo de Greg, que é possivelmente a única coisa que ele cobiça, deseja e precisa da propriedade Roy.

Não há, literalmente, nenhuma razão para Tom manter Greg após sua “traição”, exceto pelo fato de que ele escolheu castrá-lo, protegê-lo e amá-lo. Porque fora isso, ele sabe que Greg não tem valor comercial para ele, nem mesmo uma lealdade real.

Tom o salva e o coloca no topo para quê? Por que levar Greg? Por que ajudá-lo? Por que não recrutar outras dezenas de Gregs como cães de ataque? Ah, sim. Porque não importa o que aconteça, Tom sempre cuidará de Greg.

A maneira como Tom não tinha certeza se queria ficar com Shiv, mas tinha certeza absoluta de que queria ficar com Greg é tão maravilhosamente satisfatória, porque Tom disse que escolheria o dinheiro em vez de seu amor por Shiv. Mas Tom não coloca um adesivo em um bem material do apartamento, apenas coloca um adesivo em Greg.

Tom perdoa Greg com a luz do dia preenchendo aquele espaço e depois vai ao subsolo escuro no estacionamento com Shiv. Os dois vão continuar em um casamento sem amor e Tom aceita isso agora porque é conveniente, porque tem o pretexto de ser para um “bem maior”, mas ele realmente empurrou sua esposa escada abaixo e então, casou-se com seu assistente executivo.

Tom & Greg: “eu juro que sempre serei seu, porque sobrevivemos à Grande Guerra”

Tom e Greg na 4ª temporada de Succession

Tom e Greg sempre estarão juntos no final, porque eles sobreviveram à Grande Guerra de Succession. Muitos telespectadores não veem eles como vitoriosos, e tudo bem, mas é inegável que eles são sobreviventes.

Talvez não como um casal de verdade, mas como uma aliança, como uma dupla inseparável que uniram forças porque somente eles gostam verdadeiramente um do outro. Não só por negócios, não só por ambição, mas por outros simples sentimentos.

Entre os dois há intimidade, violência e afeto. Há algo belo e cômico de um jeito feio e deprimente. Há calor e frio, há lealdade e traição. E há também a história romana e alegorias bíblicas sendo usadas para descrever os dois ao longo de toda a série. Mas nem isso tudo foi o suficiente para explorar toda a complexidade dessa relação. Não é um relacionamento perfeito e nem deveria ser. Por isso que é tão atraente.

Não importa se os Roys estão presos no ciclo de abuso e destinados à miséria ou algo pior do que a própria morte. Afinal, TomGreg sobreviveu e venceu.

Escrito por:

18 Textos

Escritora, estudante de jornalismo e leitora voraz de fanfics. Assiste filmes, séries e shippa casais gays mais do que deveria. Parece fria e séria, mas já chorou escrevendo sobre Sherlock Holmes e John Watson na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :